Compartilhe
Ir em baixo
Joobit
Joobit
Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/06/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 27/8/2015, 00:18
Companheiros de jornada,

Estou iniciando novamente o reboot. No último domingo, depois de 81 dias longe da PMO, caí. Foi o fim de minha primeira tentativa de reboot e, de longe, o mais longo período da minha vida sem PMO desde criança.

Contribuíram para a queda a necessidade de ficar em casa, sozinho por todo o final de semana, para trabalhar no computador, e uma situação ocorrida que deixou mais forte a lembrança de um antigo amor. Solidão, desconexão, vazio, poderia resumir.

Mas não foi tudo, nem o principal fator a me fazer cair.

Estou convencido que a PMO não é a causa, mas o sintoma, a conseqüência de outras questões mal resolvidas na vida. Pois para mim está mais do que claro que tenho um forte apego a uma identidade que se vê a partir da culpa e do não merecimento. Passei a vida quase toda me vendo a partir desse referencial. A razão disso, situada lá na infância, não vem ao caso agora.

Lembro como me sentia culpado, ainda menino, depois de ter me masturbado – achava que iria acontecer algo de ruim em seguida. E eu ficava esperando acontecer algo de ruim. Era como se não merecesse que acontecessem coisas boas em minha vida. E, por me pautar por esse sentimento, eu não teria mesmo olhos para enxergar as coisas boas que aconteciam. Porque certamente elas aconteciam. Eu apenas não as conseguia ver.

Décadas se passaram, e ainda tenho muito daquele menino dentro de mim. Posso dizer que a sensação de culpa e de não merecimento é um lugar tão conhecido que, de muitos modos, é também um lugar “confortável”.  É o tal do apego à identidade. A PMO é um desses fatores que sempre me levaram a um lugar da culpa e de não merecimento. Não foi o único, mas é provável que tenha sido, ao longo da minha vida, o mais forte fator.

Há uma frase do Dostoievsky, em Os Irmãos Karamazov, que gosto muito. Diz assim:

"Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."


O lugar da culpa e do não merecimento, conhecido, é também o lugar onde a certeza mora. A gaiola é, por certo, um lugar “confortável”. É também um lugar a partir do qual não é possível dar nada a ninguém, porque nos sentimos incapazes, não merecedores. É, portanto, um lugar de pobreza absoluta, se entendemos a pobreza como a incapacidade de dar (e não o fato de não ter o que dar).

Pois, antes de ser viciado em PMO, eu sou "viciado" a essa prisão do não merecimento. Cair pouco antes dos 90 dias é não se desprender do apego a essa prisão. Ter a consciência disso é o meu maior ganho nessa primeira tentativa de reboot. Sabia que os primeiros dias do processo de reboot seriam difíceis. O que sei agora e que, para mim, os últimos dias serão igualmente ou até mais difíceis.

Nesse 81 dias, consegui, em muitos momentos, encarar o vazio de frente. Consegui sentir a liberdade do voo e a confiança na própria incerteza. Sobretudo, me vi um cara rico, na medida em que passei a ter muito para dar, principalmente atenção, seja no trabalho, seja para com os amigos e até para com desconhecidos.  Me vi também, em vários momentos, como alguém inteiro, absolutamente presente, celebrando a vida. Mesmo em momentos em que me sentia inadequado, partido, eu consegui ter alguma consciência disso. É o primeiro passo para virar o jogo.  

Pois é desse lugar de riqueza (no qual temos tanto para dar ao mundo), e de presença que quero vivenciar a vida e também o sexo. É a minha busca, por ora.

A vida seguiu logo depois da queda, sem maiores dramas. Não fui tomado por um sentimento monstruoso de culpa, como em outras épocas. Talvez tenha aí uma autocompaixão (algo difícil para mim) e isso é bom.  Confio no processo do reboot e tenho consciência dos ganhos que obtive até aqui. Serei eternamente grato ao Projeto e a muitos companheiros daqui. Quero aprofundar os ganhos que já conquistei.  

Creio que aqui no fórum poucos conseguiram completar o reboot na primeira tentativa, sem quedas. Sou mais um que não conseguiu. Pode parecer estranho, mas sentir-me assim, como mais um, é um sentimento bom. Há um sentido de conexão com todos os companheiros de jornada daqui e vejo isso também como positivo.  

Deixo aqui o meu relato da minha primeira tentativa de reboot. Eventualmente pode ser de serventia para alguém.

Tamo juntos!
Um grande abraço a todos,

Joobit

PS: Deixo links para 3 tópicos aqui do fórum. Foram muito importantes para mim.

O primeiro fala de como a desconexão tem se mostrado o principal fator de gatilho para o vício, qualquer vício. O link: http://comoparar.forumeiros.com/t806-descoberta-a-provavel-causa-dos-vicios

O segundo traz um link para um tópico em um fórum estrangeiro que fala sobre o processo de reboot. Achei o relato do gringo muito foda e fiz um pequeno resumo em português, o qual postei no tópico. O link: http://comoparar.forumeiros.com/t1011-um-dos-melhores-topicos-que-li-ate-hoje-sobre-pmo  

O terceiro é uma mensagem do Projeto em um tópico específico. Ele compara o processo de reboot a uma bóia em meio a um naufrágio. A bóia é fundamental para a salvação, mas em algum momento é preciso também entender o porquê de se estar em meio à uma situação de naufrágio. Até para não repetir essa situação. Link: http://comoparar.forumeiros.com/t1052-vicio-para-sempre-ou-cura-real


Última edição por Joobit em 7/9/2015, 00:51, editado 2 vez(es)

_______________________________________
Joobit, 39 anos. 81 dias sem PMO na primeira tentativa de reboot. Agora na segunda tentativa.
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=4525286813073408
avatar
Convidado
Convidado

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 27/8/2015, 00:42
Caro Joobit me identifico com tudo o que você relatou. Estou há 80 dias, mas completamente descontrolado me alimentando e consumindo alimentos prejudiciais a saúde pelo excesso. Não sei quando cairei em PMO, 90 dias é pouco para um reboot.Conte o meu apoio, um grande abraço.
Efraim Sigma
Efraim Sigma
Mensagens : 309
Data de inscrição : 12/08/2015
Idade : 23
Localização : Nordeste

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 27/8/2015, 03:55
Fala Joobit! Primeiramente parabéns por ter chegado aos 81 dias, já foi uma batalha e tanto vencida. E realmente, PMO parece ser um sintoma. É preciso que mudemos maus hábitos que nos induzem a consumir P.

Agora que recomeçara a jornada carregará na bagagem a experiência destes 81 dias. Com certeza ajudará bastante. Boa sorte para ti. Surprised

Abraz. Juntos Venceremos! cheers. Afinal, numa guerra não é um único soldado que ganha, mas todo o exército que luta ao lado dele.

_______________________________________
''Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam''. - Tiago 1:13




Gray Fox
Gray Fox
Mensagens : 27
Data de inscrição : 03/08/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; resetando

em 27/8/2015, 09:45
Joobit, você já é um vencedor por ter conseguido ficar 81 dias sem PMO, mas as quedas acontecem, faz parte.
Você vai conseguir cara! Força!

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=5077555988135936

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Blackbbird
Blackbbird
Mensagens : 19
Data de inscrição : 12/08/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 27/8/2015, 13:13
Acho que as recaidas podem servir pra uma auto-avaliação. Enxergar os caminhos que nos levaram à auto-sabotagem e elaborar uma estratégia dentre de si mesmo pra evitar cair de novo. Pelo jeito você é um cara que já faz isso de certa forma. Talvez esse exercício do reboot nos melhore também como pessoa. A gente acaba se auto-observando bastante, se entendendo melhor.

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=5967311211069440
"E no centro da própria engrenagem, inventa a contra mola que resiste..."
Sobrevivente
Sobrevivente
Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/05/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Olhe para vc e veja o que se tornou

em 27/8/2015, 14:53
Boa tarde,


Reconheço a coragem quando a vejo, pq não a encontrei qdo procurei e a vejo nas tuas palavras. Estou na maior expectativa para saber como vai ser sua segunda tentativa. Como venho falando neste fórum, também caí com 296 dias de reboot, e os 90 dias seguintes (segundo reboot) foram bem mais didáticos. Espero que aprenda com o erro que cometeu. Percebo vc mais sereno, mesmo tendo caído há pouco tempo. Vc terá muito o que contribuir com os demais companheiros de fórum.
Tired
Tired
Mensagens : 98
Data de inscrição : 31/07/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 27/8/2015, 19:05
Parabéns Joobit!

81 dias é uma marca de respeito. Parabéns!

Força na sua retomada. Agora mais experiente e lúcido que o reboot é possível.

Esperamos seus relatos.

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=5885552213622784
Raskol Nikov
Raskol Nikov
Mensagens : 259
Data de inscrição : 27/03/2015
Idade : 29

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 28/8/2015, 10:30
Fala, Guerreiro Joobit. Mais uma vez aqui, cara, para te parabenizar pelos 81 dias e te dar aquele apoio de que todos nós aqui precisamos. Você foi de suma importância pra mim quando voltei  aqui pedindo ajuda nesse início de segundo reboot. Pode parecer que não, mas uma simples palavra de apoio é suficiente pra evitarmos uma recaída nos momentos de crise, e você me ajudou muito naqueles dias.

Quanto ao seu relato, ele é de alguém extremamente consciente desse mal, e não só isso, é de alguém que se conhece e enxerga como esse mal  age. Aí está a parte boa.

Durante o meu primeiro reboot eu fiz o tempo todo essas reflexões que vc faz. Não sei se pelo fato de nossa memória melhorar, mas o fato é entrei numa espécie de "regressão" e fui vendo como minha vida foi sendo traçada ao longo do anos. Criação, meio social, educação escolar, religião, fatores genéticos... Por isso, nos meus relatos eu não culpo vício em PMO por tudo, mas, pra mim, ele é a consequência de outros problemas. Uma vez que entramos nele, aí sim, ele agrava aquilo que já tínhamos e gera outros males dos quais é muito difícil desvencilharmos.


É uma gaiola, como você bem colocou, e é muito confortável; se pudéssemos nunca sairíamos dela. O problema é que uma hora ou outra entraremos em desarmonia com o mundo, não nos adequaremos e o descompasso gerará essa frustração. É com isso que sofro hoje em casa.

O bom de tudo é que uma vez consciente do que somos, das nossas falhas, podemos intervir e mudar o curso da nossa história. Ainda que essa história não tenha sido escolhida por nós, mas nos imposta. É pra isso que serve  conhecimento, não para contemplarmos ou nos gabarmos de tê-los, mas pra a partir dele e com ele agirmos no mundo.

Ainda bem que conhecemos esse mal e temos armas pra lutar contra ele. Força pra você, cara.

Mais uma vez, parabéns pelos dias, pelas lutas, e vamos com tudo, irmão. E obrigado pelo apoio seu aqui ele é muito importante pra nós.

_______________________________________
Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma. (Henley)
Sobrevivente
Sobrevivente
Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/05/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty O bom combate

em 28/8/2015, 13:26
Boa tarde,


Amigos de caminhada, sempre quando venho aqui, me lembro das palavras de São Paulo descritas na segunda carta de Paulo a Timóteo, no capítulo 4 da Bíblia:Combati o bom combate! É o que fazemos aqui diariamente, combatemos o bom combate, tentamos guardar a fé, tentamos vencer o mau que apesar de não o termos criados, não podemos negar que fomos nós que o alimentamos durante tanto tempo.
Alimentei o mau dentro de mim durante um tempo tão grande que se contássemos para alguém, muitos não acreditariam. Mas a vontade de parar não foi suficiente para barrar o vício, tivemos que lutar contra ele.Traçar estratégias de guerrilha, identificar os gatilhos, instalar bloqueadores, ocupar o cérebro com outras coisas, mas muitos caem, uma, duas, três, mas até hoje nunca conheci alguém que depois de iniciar este combate tenha desistido de lutar e se render de vez à PMO. Ainda não encontrei aqui um conformado sequer.
Sempre achei que o bom combate era aquele que travaríamos com os "homens maus", mas entendo agora que ele ocorre dentro da gente.
avatar
Convidado
Convidado

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty E assim caminha a humanidade...

em 28/8/2015, 15:19
Cara, continua firme, só consegue vencer quem tenta, você demorou bastante tempo para cair, então levante-se e continue a lutar. Estamos aqui por um ideal, que é viver longe da pornografia, você conseguiu por algum tempo, com certeza diminuiu a compulsão por pornografia, não pense em regredir, voltar ao vício...siga a caminhada que você pode vencer.
Dodog
Dodog
Mensagens : 45
Data de inscrição : 25/07/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty SEMPRE FIRME

em 30/8/2015, 11:58
Apesar do tropeço não deixa cair, o complicado não é alcançar é manter então mantenha-se firme todos nós chegaremos lá.

Dead dummy
Dead dummy
Mensagens : 91
Data de inscrição : 16/03/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 30/8/2015, 14:42
nunca te esqueças de te amar. Perdoa-te, entende, levanta a cabeça. Estás no caminho certo, nós aprendemos mais com os erros que com os sucessos. nao tenho a mínima dúvida que saberás apreender com isso.

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=4669735908147200
Dead dummy
Dead dummy
Mensagens : 91
Data de inscrição : 16/03/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 3/9/2015, 18:46
como estás meu amigo? espero que tenhas voltado aos carris. lembra-te que o objetivo é viver uma vida livre, e isso tu já tocaste. não entres na asneira de pensar que vais começar do zero, e 90 dias são muitos dias. isso é tudro treta. se DE é barra pesada, a ansiedade que a acompanha, não é menos. a fénix só arde, para depois renascer.

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=4669735908147200
Flag
Flag
Mensagens : 663
Data de inscrição : 15/06/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 3/9/2015, 19:12
Caro Joobit

Quando lí o título do seu tópico, me veio uma sensação de pesar e logo tive o ímpeto de manifestar esse sentimento e escrever algumas palavras de incentivo.

Pois bem, depois que li seu relato, com toda atenção, percebi que tenho de lhe parabenizar, pois, afinal, essa queda não é nada em relação ao aprendizado e reflexões que tirou dessa situação que à primeira vista poderia ser encarada como adversa mas teve a altivez de tirar-lhe proveito.

Eu entendo bem sua postura, pois tive duas caídas, portanto estou no meu terceiro reboot, que a despeito de pensar inicialmente que cada caída me enfraqueceriam, ledo engano, estou muito mais fortalecido.

Acredito que seja o mais velho de fórum,portanto tenho uma longa jornada de décadas mergulhado nesse mar de lama e com isso muita experiência e muito mais sofrimento.

Seria um prazer receber sua visita em meu tópico, dos acima de 40 anos, "Início de uma vida melhor" e lá deixar sua belas e sensatas palavras.

A propósito, bem colocada a citação do incomparável Fiódor Dostoiévski, a qual, se me permite, copiarei para lançar no meu tópico para os companheiros veteranos (acima de 40) que rondam por lá, poderem se deliciar dela.

Mais uma vez parabéns e obrigado por muita contribuição que pude absorver da sua vivencia.

Assim, que continuemos nossa jornada rumo à liberdade.

Um abraço.

_______________________________________
Deixe uma mensagem no meu tópico
http://www.comoparar.com/t784-o-inicio-de-uma-nova-vida

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=6165550728216576

avatar
bkyxw
Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/07/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 4/9/2015, 23:18
Joobit

Você sabe que está muito melhor que antes e essa recaída de modo algum tira isso de você.
Joobit
Joobit
Mensagens : 97
Data de inscrição : 22/06/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 7/9/2015, 00:51
Amigos de jornada,

Obrigado pelas palavras de todos. E pelo incentivo em prosseguir.

Foram 2 vezes de PMO nos últimos 13 dia: a primeira recaída, e outra, na semana passada. Nas duas vezes, edging por horas e uma gozada no final. Não me "chafurdei" na PMO como em outros tempos. Mas os sentimentos que acompanham o pós-PMO estão quase intactos.

Nos últimos dias dei um jeito de não mais ter acesso à senha que desbloqueava o K9. O acesso fácil à senha foi importante nas duas vezes de recaída. Agora a senha está escondida fora de casa, onde não posso pegar facilmente. Mas não tem sido exatamente fácil.

Tenho ficado muito em casa por conta da necessidade de trabalhar no computador. A vontade de me masturbar tem sido grande. A vontade voltar aos velhos hábitos na internet também.

Me sinto muito mal e tenho consciência de como, a partir da PMO se cria um círculo vicioso que me leva à PMO novamente. É o mesmo lugar da prisão de sempre. É como escrevi, citando o Dostoievski, creio que tenho mais apego a essa gaiola, do que à PMO em si. A PMO é o gatilho perfeito que me prende na gaiola. O mais difícil é quebrar o círculo vicioso.

Tem uma frase parecida àquela do Dostoiévski, que também representa bem o que tenho percebido. É de um monge budista vietnamita:

"As pessoas encontram muita dificuldade em se soltar de seu sofrimento. Por um medo do desconhecido, elas preferem o sofrimento que lhes é familiar." -Thich Nhat Hanh

Então, vamos lá! A consciência da prisão nunca foi tão forte e o vislumbre da liberdade nunca esteve tão presente.

Algus detalhes desses dias pós-PMO:
- certa frustração e baixa geral na confiança;
- receio de falhar aumentou;
- acho que entrei dias atrás em flatline de novo;
- inquietude e insônia (atribuo também a outros problemas recentes);
- aquela sensação de pau meia bomba o tempo todo sumiu;
- ereções matinais mais raras (estava tendo praticamente todo dia).

Tenho de concordar com o bkyxw: estou muito melhor do que antes dos 81 dias.

Flag, use o Dostoiévski sim! Aquela frase é muito boa. Acho que faz lembrar as nossas prisões, cujas grades damos contornos com a PMO. A PMO representa só as grades. A prisão está dentro de nós mesmos. Cada um tem a sua e é preciso descobrir como a criamos e a sustentamos.

Dead dummy, obrigado pelas palavras. Como anda sua meditação? Nesses últimos 20 ou 25 dias tenho estado mais longe da meditação do que estive em meses. Creio que isso contribuiu também para minha recaída. Vou procurar retomar as minha meditações diárias.

Tired, sábias palavras! Toda minha luta é por mais lucidez. Lucidez e quietude na alma. Creio que é o que todos procuramos aqui, em suma.

Sobrevivente, toda a minha admiração por vc!  Acompanho seus relatos. Um elogio, a repeito da coragem, é um elogio e tanto. Vale ouro!! Muito obrigado pela força.

Blackbbird, o reboot, a restauração é pra isso mesmo!. Creio que só faz sentido se sentirmos melhoras como seres humanos que somos!

Valeu Marquinhos, tentando ser mais forte. Sinto as melhorias na vida, mas agora estou também com mais receio de recair. Espero não "noiar" com isso.

Raskolnikov, tamo juntos! Rumo à liberdade que está aquém e além da PMO!

Kronos, Efraim, Jiraya, DogDog muito obrigado pelas palavras!.

Um grande abraço a todos.

_______________________________________
Joobit, 39 anos. 81 dias sem PMO na primeira tentativa de reboot. Agora na segunda tentativa.
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=4525286813073408
Flag
Flag
Mensagens : 663
Data de inscrição : 15/06/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 8/9/2015, 20:34
Joobit
Pelo seu texto percebo que temos muita coisa em comum.
Quanto às recaídas, estou no meu terceiro reboot e como pode ver no meu contador estou abstêmio há apenas horas. Triste realidade, mas é o que tenho e meu consolo é que uma longa caminhada começa com um passo.
Mas, o mais importante são as reflexões sobre tudo isso o que tem me fortalecido.
Portanto não vamos esmorecer. que continuamos essa jornada rumo à liberdade.
Um abraço e força para todos nós.

_______________________________________
Deixe uma mensagem no meu tópico
http://www.comoparar.com/t784-o-inicio-de-uma-nova-vida

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=6165550728216576

avatar
Tuga
Mensagens : 118
Data de inscrição : 19/08/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 14/9/2015, 08:43
Força Joobit!

Você já sentiu o que é estar 81 dias sem PMO, e as melhorias que isso trouxe a sua vida, concentre-se nisso! Mas apesar desse progresso uma recaída pode levar-nos á estaca zero de novo e voltar a entrar no vicio como antes, não permita que isso aconteça no seu caso. Nós sabemos que este vicio é extremamente poderoso, eu era viciado em tabaco e consumia drogas com bastante regularidade e consegui largar esses hábitos com alguma facilidade mas continuo "agarrado" a PMO apesar de lutar para eliminar esse vicio á mais de 10 anos.

Eu sou casado e a minha mulher sabe do meu problema com PMO, quando encontrei o site e li o livro contei para ela +/- como funciona o reboot, e dei as senhas do K9 para ela e pedi para ser ela a colocar as senhas no controlo da TV (que passa muito material erótico e onde é possível tb aceder a pornografia facilmente, e funcionava como gatilho para mim). É ela que tem as senhas escondidas e eu não sei onde, isso ontem me salvou, porque eu sei que se eu soubesse onde as senhas estavam escondidas por mais difícil que fosse o seu acesso eu ia busca-las! Porque como sabemos o nosso cérebro nos coloca no modo ZOMBI e bloqueia todo e qualquer raciocínio, focando unicamente na satisfação do desejo de consumir PMO.
Eu sei que não é fácil contar um problema destes tão intimo, mas se você tiver esposa ou outra pessoa da sua inteira confiança conte e explique o problema e dê as senhas para essa pessoa ou então elimine as senhas, ou dê as senhas a alguém da sua confiança aqui no fórum.

No meu caso eu sei que se tiver acesso as senhas cedo ou tarde vou utilizá-las para ver P.

Nós temos o contador com a mesma %, espero q ambos daqui a 80 dias tenhamos esse grande objetivo concluído.

Um grande abraço.

_______________________________________
avatar
bkyxw
Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/07/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 5/10/2015, 10:13
Joobit, como você está?
Dê notícias.
Zaum
Zaum
Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/10/2015

Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Empty Re: Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi

em 20/10/2015, 22:00
Grato! Gostei do seu texto! É meu 1º dia mas foi bem útil! Me identifico com sua luta pra vencer a culpa e a auto sabotagem! Força !!!!

_______________________________________
Queda com 81 dias sem PMO; o que aprendi Img?u=5498822084001792
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum