Ir para baixo
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Começando o REBOOT (FINALMENTE)

27/7/2018, 13:18
Fala galera! Finalmente fiz cadastro no fórum, conheço ele desde 2015, mas nunca fiz um reboot de verdade, apenas me abstive de assistir P. mas como todos sabem somente isso não é suficiente.
Procrastinei por 3 anos o início do reboot e agora vou fazer sério, já li o ebook (pretendo ler mais uma vez e fazer um resumo pelo menos da parte neurocientífica) estou terminando de assistir as video aulas do projeto revert e já instalei os bloqueadores e excluí minhas redes sociais.  

Um pouco da minha história com o vicio:


Comecei na p. bem jovem, imagino que eu tinha uns 12 anos na época (com internet discada, baixava videos pelo kazaa e via fotos na net) hoje tenho 25 anos, desde 2015 não assisto mais p. como assistia antes (todo dia). Agora, apenas quando faço uso de cocaína chego em casa e assisto por horas, chego a ejacular sem mesmo me tocar e me sinto um lixo por semanas.
Faz uns 5 ou 6 meses que não uso cocaína e não assisto P. mas os problemas são as fantasias creio que isso esteja atrasando, pois esse ano tive a oportunidade de transar  uma única vez e tive d.e. (foi bem frustrante)  e com a D.E acabo tendo vergonha de procurar parceiras, pois moro em cidade pequena e em menos de uma semana todos ficariam sabendo (rsss) e além disso, as mulheres parecem me olhar como se eu fosse estranho, talvez porque quando eu as aborde eu seja forçado e inseguro, não rola naturalmente.

Cheguei a assistir videos de shemales trannys e gays, me sentia ainda pior, pois sei que esse não é meu gosto real...

por enquanto é isso... vou contando o que eu lembrar no decorrer do diário.

Desde já agradeço!

Abraço pra todos !
RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 2804
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

27/7/2018, 19:21
- Olá, davidgilmour. Primeiramente, boas-vindas ao Fórum. Sua história é muito similar a outros relatos desta comunidade. Pois, o vício se manifestou logo aos 12 anos de idade, e quando começa progredir para anos, as consequências aparecem gravemente! Mas o tal fato de você está aqui com desejo de mudar, é um proposito essencial em busca da sua recuperação.

- Como você já instalou os bloqueadores e está lendo o E-book, recomendarei algumas atividades que serão importante no processo.

  • Ativar um contador de dias para ajudá-lo na motivação e recuperação durante o processo. CLIQUE AQUI -> Como instalar um contador de dias alternativo! Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Pequen13
  • Praticar uma atividade produtiva, seja um esporte, estudar, trabalhar, sair com a namorada para tomar um sorvete. Basketball  
  • Postar no diário no minimo 5 vezes na semana para vermos como anda seu percurso.  Like a Star @ heaven

- Não esqueça de participar dos diários dos companheiros aqui do Fórum, neste sentido, terás mais membros interagindo em seu diário. Será importante para troca de conhecimento. Um grande abraço, sucesso!
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

31/7/2018, 16:59
Primeiramente, gostaria de agradecer as dias! Obrigado RosseauStrong, pela atenção e pelas palavras!

Fala pessoal! dar continuidade aos relatos dos dias após o início do reboot.
Sábado descobri o tamanho da minha ansiedade social... coisa que eu sempre mascarei com o álcool, sempre achei que meu problema era com o álcool, mas, na verdade ele é apenas uma muleta... pois com ele fico desinibido e fica bem mais fácil para conversar com garotas...
Vai ser difícil mas vou fazer de tudo para parar de beber (pelo menos nesses 90 dias)
Outro problema da bebida, é que ela também pode desestimular com as atividades produtivas para o reboot...

Isso foi no sábado... domingo nem sai de casa, pois estava chovendo e estava com uma ressaca horrível, fiquei assistindo seriados, mas também não tive problemas com fantasias

Hoje, terça feira, também não fantasiei tive que ir no banco resolver uns problemas...

Amanhã começam minhas aulas, por enquanto ainda estou desempregrado, mas pro meio de agosto já tenho uma proposta de estágio ( o que vai me ajudar a ocupar o tempo)


Por enquanto é isso!
Abração galera!

_______________________________________



avatar
Fã de Metal
Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/05/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

31/7/2018, 17:12
Que bom que começou com o reboot, boa sorte.
Sobre a ansiedade social, eu também sofro. Já vi que isso é uma doença e nem com 28 dias sem PMO, consegui melhorar. No meu caso não adianta, vou ter que tomar remédios com certeza, inclusive já comecei a ir na psicóloga. Mas vários usuários já relataram que com o reboot, começaram a sentir melhor em relação a isso e que até se curaram. Então continue com o reboot.

Enviado pelo Topic'it
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

2/8/2018, 23:36
Que bom que começou com o reboot, boa sorte.
Sobre a ansiedade social, eu também sofro. Já vi que isso é uma doença e nem com 28 dias sem PMO, consegui melhorar. No meu caso não adianta, vou ter que tomar remédios com certeza, inclusive já comecei a ir na psicóloga. Mas vários usuários já relataram que com o reboot, começaram a sentir melhor em relação a isso e que até se curaram. Então continue com o reboot.



Fala Fã de Metal! Obrigado pela força, brother!  
Cara, da uma aguardada antes de partir para os remédios...Eu tomei vários remédios(de ritalina à rivotril) por anos sem ter resultado (até melhorei depois que eu parei de tomar) a ansiedade social é um sintoma que demora um pouco pra passar... mas somente com o tempo que eu fiquei sem PMO (mesmo sem fazer o reboot) eu já vi uma melhora nessa parte, como por exemplo: olhar nos olhos, conversar mais tranquilamente e tal...
Tenha paciência... espera mais um pouco...  
Ah! outra coisa que me ajudou muuuito nessa época que eu fiquei sem PMO foi meditar, ajudou bastante!

Abraço brother! qualquer coisa estamos aí! continue fã de metal ahahaha \,,/

_______________________________________



avatar
Fã de Metal
Mensagens : 224
Data de inscrição : 06/05/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

3/8/2018, 06:33
Tem razão, cara. Eu quero me livrar dessa doença e sem ter que tomar remédios. Acabei de começar o tratamento com a psicóloga talvez associado com o reboot, pode ser que eu melhore sem ter que passar por um psiquiatra.
Ah, e Metal sempre haha.

Boa sorte para nós.

Enviado pelo Topic'it
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

7/8/2018, 23:01
9º dia:

Fala galera! Seguindo o reboot,

Me livrei do netflix estava gastando muito tempo com ele e estava deixando de fazer outras coisas mais produtivas... essa semana comecei a malhar e estou me sentindo bem melhor, chego em casa morto depois da aula e capoto... (ainda não estou trabalhando)

Não apareceu nenhum colateral do experimento e estou acordando sempre com o pênis ereto (tenho que levantar rápido pra não começar a fantasiar)
Também reparei que estou fantasiando bem menos( o que antes era o principal problema, bastava deitar na cama e as fantasias já começavam).
Por hoje é só, galera!

Abraço!

_______________________________________



Beren Erchamion
Beren Erchamion
Mensagens : 495
Data de inscrição : 25/06/2018
Idade : 31

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

8/8/2018, 09:45
Bem-vindo, David!

Os efeitos positivos do Reboot serão sentidos naturalmente, o seu foco agora deve ser permanecer no processo e evitar recaídas.

_______________________________________
Acompanhe meu Diário

Reboot (inicial): 14/90 (15.5%)

avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

14/8/2018, 13:25
Valeu pela força, brother! Tudo em dobro pra vc! Começou a meditar já ?

_______________________________________



avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

14/8/2018, 13:33
Fala galera! Estou meio sumido, mas não desisti não! ausaeuhahus Estou ficando o máximo que posso longe do pc.
Essa semana adicionei mais uma atividade extra-net, comecei a ir para a musculação, mas ainda não sinto energia para iniciar as atividades intelectuais (leitura, estudar para a faculdade, estudar uma língua) e sinto que estou com a energia meio baixa... Tive 3 poluções noturnas em uma semana, independente o tipo do sonho não devo resetar ? E se o sonho for envolvendo p. ?


Abraço!

_______________________________________



Beren Erchamion
Beren Erchamion
Mensagens : 495
Data de inscrição : 25/06/2018
Idade : 31

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

14/8/2018, 17:55
Acredito que você não precisa resetar, já que foi algo totalmente involuntário.

_______________________________________
Acompanhe meu Diário

Reboot (inicial): 14/90 (15.5%)

avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

15/8/2018, 15:35
Fala Galera! Hoje está sendo um dia difícil, não sei se é efeito colateral ou se só é um dia ruim mesmo... Mas hoje ta difícil... Pensamentos como: ''Por que raios eu fui nascer...'' ''Não consigo ir bem na faculdade porque sou burro e nem pra coisas simples eu sirvo...'' E se a p. nem for meu problema, se eu for só um preguiçoso que não consegue fazer nada, que só sabe ficar procrastinando e estou procurando algo pra culpar'' entre outros...



_______________________________________



Guerreador
Guerreador
Mensagens : 80
Data de inscrição : 24/11/2015

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

16/8/2018, 01:00
davidgilmour escreveu:Fala Galera! Hoje está sendo um dia difícil, não sei se é efeito colateral ou se só é um dia ruim mesmo... Mas hoje ta difícil... Pensamentos como: ''Por que raios eu fui nascer...'' ''Não consigo ir bem na faculdade porque sou burro e nem pra coisas simples eu sirvo...'' E se a p. nem for meu problema, se eu for só um preguiçoso que não consegue fazer nada, que só sabe ficar procrastinando e estou procurando algo pra culpar'' entre outros...



Fale, meu caro Gilmour. É bem verdade que o Reboot não é solução pra tudo na vida. Mas conforme a gente avança, vai percebendo a relação dele com muitas questões problemáticas. No meu caso, também sempre me julguei um pouco burro na faculdade, raciocínio meio lento, enfim. Conforme o reboot avançou (cheguei a 70 dias esse ano), não posso dizer que me tornei o mais inteligente da turma, mas a concentração melhorou muito, a energia pros estudos mudou, veio uma onda de autoconfiança que implicou na qualidade acadêmica. Agora mesmo, estou chegando nos 30 dias, e minha produção foi lá pra cima.
Outra coisa, Reboot é montanha-russa, como disse o Beren outro dia. Altos e baixos emocionais fazem parte, mas é preciso seguir adiante. Quando bater a tristeza, tem que tomar alguma atitude que te impulsione. Sair, conversar, correr, o que puder fazer pra te ajudar.

Abraços e sucesso, irmão.

_______________________________________
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

22/8/2018, 15:30
Guerreador escreveu:
davidgilmour escreveu:Fala Galera! Hoje está sendo um dia difícil, não sei se é efeito colateral ou se só é um dia ruim mesmo... Mas hoje ta difícil... Pensamentos como: ''Por que raios eu fui nascer...'' ''Não consigo ir bem na faculdade porque sou burro e nem pra coisas simples eu sirvo...'' E se a p. nem for meu problema, se eu for só um preguiçoso que não consegue fazer nada, que só sabe ficar procrastinando e estou procurando algo pra culpar'' entre outros...



Fale, meu caro Gilmour. É bem verdade que o Reboot não é solução pra tudo na vida. Mas conforme a gente avança, vai percebendo a relação dele com muitas questões problemáticas. No meu caso, também sempre me julguei um pouco burro na faculdade, raciocínio meio lento, enfim. Conforme o reboot avançou (cheguei a 70 dias esse ano), não posso dizer que me tornei o mais inteligente da turma, mas a concentração melhorou muito, a energia pros estudos mudou, veio uma onda de autoconfiança que implicou na qualidade acadêmica. Agora mesmo, estou chegando nos 30 dias, e minha produção foi lá pra cima.
Outra coisa, Reboot é montanha-russa, como disse o Beren outro dia. Altos e baixos emocionais fazem parte, mas é preciso seguir adiante. Quando bater a tristeza, tem que tomar alguma atitude que te impulsione. Sair, conversar, correr, o que puder fazer pra te ajudar.

Abraços e sucesso, irmão.


Fala Guerreador! Muito obrigado pelas palavras, brother! Percebi uma melhora na concentração e na memória essa semana e também naquela parte que um monte de gente relata, quanto as mulheres olharem mais e tal, mas como você falou... Estou me sentindo em uma montanha russa mesmo hsauhshu Umas horas estou explodindo de felicidade aí do nada estou deprimido pensando que nada faz sentido e blablabla (como tinha mencionado antes) e de repente quando percebo estou com tanta raiva que se me olharem pra dar bom dia, sou capaz de perguntar ''Por que é um bom dia?''. Também vou cortar o álcool no próximo fim de semana, mas minhas ressacas
tem durado até quarta feira ultimamente e isso não ta me fazendo bem, pois estou deixando de fazer algumas atividades extranet por estar só pensando em dormir e quando melhoro de novo, já é quinta feira e o ciclo se repete HAHAH

Abraço brother! Obrigado pelas palavras, me ajudaram muito!

_______________________________________



Guerreador
Guerreador
Mensagens : 80
Data de inscrição : 24/11/2015

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

24/8/2018, 00:17
davidgilmour escreveu:
Guerreador escreveu:
davidgilmour escreveu:Fala Galera! Hoje está sendo um dia difícil, não sei se é efeito colateral ou se só é um dia ruim mesmo... Mas hoje ta difícil... Pensamentos como: ''Por que raios eu fui nascer...'' ''Não consigo ir bem na faculdade porque sou burro e nem pra coisas simples eu sirvo...'' E se a p. nem for meu problema, se eu for só um preguiçoso que não consegue fazer nada, que só sabe ficar procrastinando e estou procurando algo pra culpar'' entre outros...



Fale, meu caro Gilmour. É bem verdade que o Reboot não é solução pra tudo na vida. Mas conforme a gente avança, vai percebendo a relação dele com muitas questões problemáticas. No meu caso, também sempre me julguei um pouco burro na faculdade, raciocínio meio lento, enfim. Conforme o reboot avançou (cheguei a 70 dias esse ano), não posso dizer que me tornei o mais inteligente da turma, mas a concentração melhorou muito, a energia pros estudos mudou, veio uma onda de autoconfiança que implicou na qualidade acadêmica. Agora mesmo, estou chegando nos 30 dias, e minha produção foi lá pra cima.
Outra coisa, Reboot é montanha-russa, como disse o Beren outro dia. Altos e baixos emocionais fazem parte, mas é preciso seguir adiante. Quando bater a tristeza, tem que tomar alguma atitude que te impulsione. Sair, conversar, correr, o que puder fazer pra te ajudar.

Abraços e sucesso, irmão.


Fala Guerreador! Muito obrigado pelas palavras, brother! Percebi uma melhora na concentração e na memória essa semana e também naquela parte que um monte de gente relata, quanto as mulheres olharem mais e tal, mas como você falou... Estou me sentindo em uma montanha russa mesmo hsauhshu Umas horas estou explodindo  de felicidade aí do nada estou deprimido pensando que nada faz sentido e blablabla (como tinha mencionado antes) e de repente quando percebo estou com tanta raiva que se me olharem pra dar bom dia, sou capaz de perguntar ''Por que é um bom dia?''. Também vou cortar o álcool no próximo fim de semana, mas minhas ressacas
tem  durado até quarta feira ultimamente e  isso não ta me fazendo bem, pois estou deixando de fazer algumas atividades extranet por estar só pensando em dormir e quando melhoro de novo, já é quinta feira e o ciclo se repete HAHAH

Abraço brother! Obrigado pelas palavras, me ajudaram muito!

Que bom que ajudou, mano! Estamos aqui pra isso mesmo. Sobre a alteração de humor, acredito que seja resultado da abstinência mesmo. Mas, de maneira alguma, racionalize achando que precisa do vício outra vez. É necessário passar por essa parte ruim pra alcançar a boa. É o que penso quando bate uma tristeza ou mesmo alteração de humor, tento focar nos benefícios do Reboot, lembro que eles são pra vida inteira.

Acho interessante esse lance de cortar o álcool. Se tá te prejudicando, te fazendo ficar muito tempo de molho, melhor mudar de rumo. Essas ressacas podem ser um gatilho, mano. Cuidado! No meu caso, quando bebia e chegava tarde em casa, era PMO na certa. Tem que se observar e ver o que ajuda e o que prejudica. Com certeza investir tempo em atividades de religação, como cuidar do corpo e socializar, ajuda bastante.

Abraços.

_______________________________________
Sandokai
Sandokai
Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/03/2018
http://www.comoparar.com/t8153-a-caminhada-de-sandokai-a-identid

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

2/9/2018, 22:42
Olá amigo, gostei do nickname hehe
Também já sofri com ansiedade social. Algo que me ajudou muito neste sentido foi o auxílio psiquiátrico.
Concordo com o Guerreador sobre o álcool, muitas das minhas recaídas foram por ter chegado bêbado em casa.

_______________________________________

DIÁRIO: http://www.comoparar.com/t8153-a-caminhada-de-sandokai-a-identidade-do-relativo-e-do-absoluto
avatar
davidgilmour
Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2018

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

18/9/2018, 13:45
Fala pessoal! Como vocês estão ? Andei meio sumido hehehe.
Continuo no reboot, faltando menos da metade para terminar os 90 dias, mas nada mudou muito desde os últimos posts... apenas uma leve melhora na energia e as fantasias estão mais fortes do que antes... Ah e aqueles pensamentos sobre o reboot também, exemplo: o reboot não funciona eu vou ser assim pra sempre e blablabla ( mas sei que essas racionalizações não são verdadeiras)


por Sandokai em 2/9/2018, 22:42

Olá amigo, gostei do nickname hehe
Também já sofri com ansiedade social. Algo que me ajudou muito neste sentido foi o auxílio psiquiátrico.
Concordo com o Guerreador sobre o álcool, muitas das minhas recaídas foram por ter chegado bêbado em casa

R: Fala Sandokai! Valeu cara, sempre conhecer alguém do rock hehe! Já fui no psiquiatra, mas o quadro piorou na época (porém, eu não estava fazendo reboor e nem sonhava que o problema tinha ligação com a p.) Obrigado pela resposta! Abraço

Que bom que ajudou, mano! Estamos aqui pra isso mesmo. Sobre a alteração de humor, acredito que seja resultado da abstinência mesmo. Mas, de maneira alguma, racionalize achando que precisa do vício outra vez. É necessário passar por essa parte ruim pra alcançar a boa. É o que penso quando bate uma tristeza ou mesmo alteração de humor, tento focar nos benefícios do Reboot, lembro que eles são pra vida inteira.

Acho interessante esse lance de cortar o álcool. Se tá te prejudicando, te fazendo ficar muito tempo de molho, melhor mudar de rumo. Essas ressacas podem ser um gatilho, mano. Cuidado! No meu caso, quando bebia e chegava tarde em casa, era PMO na certa. Tem que se observar e ver o que ajuda e o que prejudica. Com certeza investir tempo em atividades de religação, como cuidar do corpo e socializar, ajuda bastante.

R: E ai Guerreador! Tudo certo cara? O meu humor deu uma estabilizada... a montanha-russa deu uma folga hehehe E sobre o álcool, não consigo cortar... é como naquele filme CLICK husauhuhehuas entra no automático e quando eu vi já foi, domingão tudo se repete e também nas 2 últimas semanas percebi uma melhora... segunda feira já estou melhor com mais energia e tal...



_______________________________________



Guerreador
Guerreador
Mensagens : 80
Data de inscrição : 24/11/2015

Começando o REBOOT (FINALMENTE)  Empty Re: Começando o REBOOT (FINALMENTE)

24/9/2018, 13:38
davidgilmour escreveu:Fala pessoal! Como vocês estão  ? Andei meio sumido hehehe.
Continuo no reboot, faltando menos da metade para terminar os 90 dias, mas nada mudou muito desde os últimos posts... apenas uma leve melhora na energia e as fantasias estão mais fortes do que antes... Ah e aqueles pensamentos sobre o reboot também, exemplo: o reboot não funciona eu vou ser assim pra sempre e blablabla ( mas sei que essas racionalizações não são verdadeiras)


por Sandokai em 2/9/2018, 22:42

Olá amigo, gostei do nickname hehe
Também já sofri com ansiedade social. Algo que me ajudou muito neste sentido foi o auxílio psiquiátrico.
Concordo com o Guerreador sobre o álcool, muitas das minhas recaídas foram por ter chegado bêbado em casa

R: Fala Sandokai! Valeu cara, sempre conhecer alguém do rock hehe! Já fui no psiquiatra, mas o quadro piorou na época (porém, eu não estava fazendo reboor e nem sonhava que o problema tinha ligação com a p.)  Obrigado pela resposta! Abraço

Que bom que ajudou, mano! Estamos aqui pra isso mesmo. Sobre a alteração de humor, acredito que seja resultado da abstinência mesmo. Mas, de maneira alguma, racionalize achando que precisa do vício outra vez. É necessário passar por essa parte ruim pra alcançar a boa. É o que penso quando bate uma tristeza ou mesmo alteração de humor, tento focar nos benefícios do Reboot, lembro que eles são pra vida inteira.

Acho interessante esse lance de cortar o álcool. Se tá te prejudicando, te fazendo ficar muito tempo de molho, melhor mudar de rumo. Essas ressacas podem ser um gatilho, mano. Cuidado! No meu caso, quando bebia e chegava tarde em casa, era PMO na certa. Tem que se observar e ver o que ajuda e o que prejudica. Com certeza investir tempo em atividades de religação, como cuidar do corpo e socializar, ajuda bastante.

R: E ai Guerreador! Tudo certo cara? O meu humor deu uma estabilizada... a montanha-russa deu uma folga hehehe E sobre o álcool, não consigo cortar... é como naquele  filme CLICK husauhuhehuas entra no automático e quando eu vi já foi, domingão tudo se repete e também nas 2 últimas semanas percebi uma melhora... segunda feira já estou melhor com mais energia e tal...  



Muito bom saber que você continua na luta, mano. Se o humor estabilizou, maravilha! Segue em frente no Reboot que as coisas só vão melhorar. Sobre a bebida, bebendo ou não, o importante é se livrar dessa merda de PMO e ter uma qualidade de vida melhor.

Sucesso, meu caro!

Abraços.

_______________________________________
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos