Ir em baixo
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Vou vencer! Não vou desistir!

em 21/1/2020, 13:19
Olá a todos, estou escrevendo este diário após muito tempo ter conhecido esse site, pois vi que o mesmo encoraja a muitos a continuarem no seu objetivo e creio eu que também vai me encorajar.
Tenho 21 anos e me identificarei como Raid neste site.

Como a grande maioria desse site, eu também sou viciado em PMO, descobri isso a uns 2 anos e até hj estou tentando "sair" desse vicio maldito que trouxe muitas coisas negativas à minha vida, primeiramente vou contar e um pouco da minha história com PMO.

Começou tudo quando o meu pai comprou o primeiro computador em casa, na verdade começou mesmo quando ele colocou internet em casa. Eu tinha uns 12 anos naquela época e o mundo virtual era uma coisa que eu considerava magica, descobri as redes sociais, jogos, e etc. Mas naquela época eu conheci também a P, não me lembro como mas, a partir dali ja comecei a ver algumas vezes P, não via sempre, principalmente porquê o PC ficava na sala e eu tinha que ficar que ficar esperto pros meu pais não aparecerem. Naquela época tbm ainda não fazia MO, pois acredito que eu tinha um certo "medo" e tbm os meu colegas não conversavam muito sobre esses assuntos, na verdade até fazia M de vez em quando, mas nunca chegava ao O.

E foi assim até os meus 15 anos quando ganhei meu primeiro celular, a partir dai comecei a consumir P diariamente, até que um dia, resolvi fazer MO até o fim, me lembro como se fosse hj, foi uma experiência única, naquela época não ligava, achava que era normal, pois todos faziam, a partir daí, comecei a fazer PMO diariamente, tinha arsenais de videos, no meu navegador tinha mais de 500 paginas abertas só de sites de P, hj não me lembro de ter ficado mais de 2 dias sem PMO, ja fiquei muitas vezes o dia inteiro em PMO, e tbm comecei assistir  generos mais pesados gradualmente. Ja fiz PMO em banheiros de terminais de ônibus, Shopping, no serviço, banheiros de hospitais etc. Não consigo conversar com mulheres sem olhar para elas como meros objetos sexuais, não consigo andar pelas ruas sem "secar" cada uma que passa do meu lado, tanto que ja fiz coisas mais pesadas e até criminais como seguir, tirar fotos e até gravar videos de mulheres, tenho problemas de socialização,  procrastino demais, ja me isolei dentro do quarto apenas para PMO, tenho problemas de falta de atenção, sofro de depressão e ansiedade alta, estresse etc. Creio que PMO não seja o único problema, mas uma das maiores causas de tudo isso que vem acontecendo comigo.

Comecei a querer mudar isso quando me converti à Cristo 1 ano atrás, lendo as escríturas, vi que a PM não agrada a Deus, e juntando com todos os outros problemas que eu citei, resolvi querer sair do vicio em PMO, ja tentei sair diversas vezes, mas sempre termino caindo, mas hj estou disposto mentalmente e espiritualmente a mudar, tanto que estou começando agora com este diario e espero que eu consiga sair desse malefício que vem acabando comigo internamente e sei que também é o mal de muitas pessoas.

Lembrando que já li o e-book, mas não instalei ainda os bloqueadores, obrigado à todos que leram até aqui, e aos que me acompanharão durante esta jornada


Última edição por Raid em 25/6/2020, 10:56, editado 5 vez(es)
Peter Parker
Peter Parker
Moderador
Moderador
Mensagens : 441
Data de inscrição : 27/11/2019

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 21/1/2020, 13:53
Fala aí magnificentíssimo Raid !!

Seja muito bem-vindo ao fórum ! Parabéns pela iniciativa de aderir ao Reboot, esse é o primeiro passo para vencer. Em breve um moderador lhe dará as boas-vindas mais formalmente (com regras e algumas considerações).

Entendo sua situação, a PMO trouxe basicamente tudo isso aí que você tem para mim também. Adquiri ansiedade, depressão, falta de atenção, problemas de socialização, dificuldade em me relacionar com mulheres, e outras coisas. Sou cristão também, então sempre sofri com a culpa e a tristeza por não conseguir sair desse vício. Enfim, a história é longa, caso queira saber mais, visite meu diário.

Fique tranquilo que com dedicação e seguindo as recomendações do e-book é possível sair dessa. Recomendo estar sempre lendo o e-book para tirar dúvidas, leia histórias de sucesso do fórum, instale os bloqueadores o quanto antes, distancie-se de algumas redes sociais (Instagram por exemplo tem muito gatilho), mantenha seu diário atualizado, etc. Aproveite o conteúdo disponível no fórum, ele é muito útil e vai te ajudar muito nessa jornada.

Estamos juntos, grande abraço.

_______________________________________


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28  study

"Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades." - Tio Ben

Diário do Aranha mais querido: http://www.comoparar.com/t9821-diario-de-um-vencedor
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 21/1/2020, 18:15
Vlw Peter pela força, vou tentar estar atualizando diariamente e vlw tbm pelas dicas, vou continuar sim lendo o e-book, e vou ler algumas histórias de sucesso, pois nunca li. Em relação as redes sociais ja tirei todas elas, facebook ja não tenho a alguns anos, e o instagram eu exclui esses dias, via que tinha varios gatilhos lá. Em relação aos bloqueadores eu queria dicas, pois não achei nenhum bom para android.
Começarei a ver seu diário também, fica com Deus.
Peter Parker
Peter Parker
Moderador
Moderador
Mensagens : 441
Data de inscrição : 27/11/2019

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 21/1/2020, 19:05
Raid, eu uso o CleanBrowsing no Wi-Fi de casa, precisei configurar o roteador e mudar o IP. É chatinho mas não é difícil. Aqui no fórum tem um tópico sobre isso, se fosse pesquisar na internet "cleanbrowsing dns" aparece algumas coisas interessantes. O bom é que filtra tudo, desde o computador até o celular que estiver conectado a rede.

Para celular, recomendo o Detoxify App Blocker, ele é muito bom. Mesmo sendo pago, acho que vale a pena o investimento, corte alguma coisa supérflua como "Netflix", vai dar para pagar de boa. Crie uma conta, peça para alguém criar uma senha e guardá-la para você.


_______________________________________


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28  study

"Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades." - Tio Ben

Diário do Aranha mais querido: http://www.comoparar.com/t9821-diario-de-um-vencedor
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 24/1/2020, 10:07
Antes de escrever meu primeiro dia, quero contar sobre os bloqueadores que eu coloquei.
Bem, eu coloquei 3 bloqueadores, o net angel, qustodio e o app lock, e achei bom, principalmente o net angel,que bloqueia quase tudo pelo menos que eu pesquisei, o app lock eu usei pra bloquear os outros dois bloqueadores, o Chrome e a câmera... Sim a câmera, depois eu explico aqui.

Só que eu queria perguntar se alguem conhece algum bloqueador que bloqueia todos os sites de hentais, pois eu vi que tem alguns sites que eu pesquisei principalmente sites em inglês e espanhol e não está bloqueado, infelizmente eu ja consumi tbm muitos hentais para PMO de diversos gêneros, muitas fantasias minhas aumentou deles, como traição, incesto e estupro,e pode ser que futuramente eu tente usar desses sites mais desconhecidos para PMO, se alguém souber, valeu.

Em relação a câmera que eu bloquiei, é como eu disse no meu primeiro tópico de introdução do diario, quando estava fora de casa, criou em mim um fetiche de gravar bumbum de mulheres pelas ruas, aflorou isso em mim por conta dos sites de P que eu assistia, no começo eu achava estranho e tbm sabia que era crime, mas rapidamente me acostumei, só que não passava pela minha cabeça que depois eu seria o próprio  "produtor" desses vídeos, sinto nojo de mim mesmo por conta disso. De uns três meses pra cá, eu tentei tirar com todas as forças, apaguei todos os vídeos e até que consegui, mas ainda sinto vontade de vez em quando. Agora que eu estou bloqueando os sites de P, talvez faça com que isso volte e é última coisa que eu quero na minha vida.
Sei que isso é uma vergonha pra mim, e sei que se eu quisesse, nem precisaria contar aqui esses relatos, mas creio eu que contando e expondo isso em público mesmo que anonimamente, faça com que meu sub-conciente veja o erro e me de mais força pra lutar contra isso.


Última edição por Raid em 24/1/2020, 21:24, editado 1 vez(es)
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 24/1/2020, 11:21
1º dia
Esse é o primeiro dia do reboot, pois eu cai nos outros dias, uma vez testando os bloqueadores, vi que em um site não funcionou e so de olhar a pagina inicial do site me fez cair em PMO, a segunda foi por conta de um comentário daqui do site, um cara contou um relato do que ele fazia com a mãe de um amigo dele e eu fantasiei aquilo e terminei caindo denovo, para vocês verem que por qualquer coisa eu acabo caindo, sou fraco ainda para resistir, mas não vou desistir, tenho certeza que vou conseguir sair disso e com fé em Deus conseguirei.

Esse meu primeiro dia foi calmo, não pensei em nada, tentei focar nos estudos, conversar com os meu familiares. Tenho uma tia que esta viajando e veio pousar na minha casa, vai ficar uns dias e ela está usando o meu quarto para dormir e eu estou dormindo na sala da minha  casa, vou usar isso como vantagem para não ficar no meu quarto, pq é geralmente nele que faço o PMO principalmente a noite quando vou dormir.

E é isso, hj vou sair pra resolver uns assuntos, espero não pensar em nada enquanto eu estiver na rua que geralmente é onde tenho mais vontades de PMO, tentarei ficar com calma, e seguir os conselhos dos e-books e de um método chamado"AEIOU" que eu conheci aqui no site hj e vejo que parece ser eficaz. É isso por hj, obrigado por lerem até aqui.
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 25/1/2020, 10:06
2º dia

Esse dia eu fiquei praticamente o dia inteiro fora de casa resolvendo uns assuntos sobre curso, serviço, faculdade e também passeando, como disse no dia anterior, eu tenho mais vontade de PMO fora de casa por conta de fantasias com mulheres que passam do meu lado e tenho o infeliz costume de "secar" todas que passam por mim, e quando eu falo todas é literalmente mesmo, mas hj foi diferente, por incrível que pareça eu não fantasiei tanto, muitas vezes vinha a vontade de fantasiar, mas eu rapidamente pensava em outra coisa, seja algum tema específico , um lugar que eu gosto, cantava uma musica, etc. E também não sequei tanto, de vez em quando eu virava a cabeça a 180º mas eu lembrava do reboot e voltava rapidamente. Hj tava passando por alguns problemas familiares, estava angustiado, não sei se isso ajudou a eu não ter fantasias.

A noite quando fui durmir foi quando tive mais fantasias, geralmente antes de dormir era o meu horário "sagrado" de PMO, não conseguia dormir sem, muitas vezes estava com sono e mesmo assim o PMO era de lei. Mas hj também foi diferente, deitei no colchão e dormi, até tive fantasias, mas como estava com tanto sono, e lembrando do reboot resolvi tentar dormir e consegui.

Como conclusão e aprendizado até aqui posso dizer que a minha maior surpresa foram os bloqueadores, desde quando instalei eles e coloquei senhas difíceis para eu não descobrir, eu dificilmente tento burla-los, aliás até agora eu não tentei uma unica vez entrar em algum site de P, achava besteira esse negocio de bloqueador e que conseguia realizar o reboot sem, mas agora vejo como eles são eficazes e necessários para o reboot. Recomendo fortemente os bloqueadores para todos que estão começando agora o reboot, eles ajudam muito.
E é isso, obrigado por lerem até aqui.
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 26/1/2020, 10:24
3ºdia

72 horas sem PMO, meu recorde atual, não me lembro quando fiquei tanto tempo assim desde a minha primeira vez, reparando isso eu percebi que este site, os relatos que eu vejo de outros que passam por esse problema, os bloqueadores, as dicas que eu vejona internet em geral, as histórias de sucesso e a oração a Deus, me fazem mais forte para cumprir o meu objetivo, estou ficando confiante e com fé em Deus vencerei essa tentação!

Falando do meu 3ºdia, eu não tenho nada de novo para dizer pois fiquei em casa o dia inteiro, e sinceramente não foi tão difícil como achei que seria, e fiquei com duvidas se é a minha libido que esta baixa ou se é a minha determinação para sair do PMO, pois antes sempre me dava muita vontade, logico que eu tenho fantasias e vontade de M ainda, mas são tão fracas comparadas com antes que eu tiro rapidamente fazendo outra coisa, como a noite por exemplo em que eu estava deitado pronto para dormir e veio a vontade, só que rapidamente me veio a ídeia de jogar video game, e joguei até ficar com sono e cansado e depois fui dormir.
Graças a Deus vem dado tudo certo até então e continuarei forte nesse compromisso.

Obrigado por lerem até aqui!
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 27/1/2020, 09:11
4º dia

Não tenho muita coisa pra falar, saí um pouco de manha e passei o resto do dia com a minha família, as fantasias continuam vindo, mas eu tiro rapidamente, continuo determinado para vencer esse vício.
A única coisa de louco que aconteceu foi um sonho que eu tive que é um daqueles sonhos non sense em que eu estava em um vestiario aonde tinha dois banheiros e eu estava em um deles me masturbando e do nada apareceu um primo meu e vendo eu acabou me zoando e falou que ia contar pra todo mundo que eu me masturbava e eu falava "tabom, tabom, vai lá contar, conta pra todo mundo" kkkkk aí acabou o sonho ele pegando o celular e digitando a mensagem no grupo da minha Família que eu fazia M... Doideira, mas é isso por hoje.

Obrigado por lerem até aqui!
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 3/3/2020, 12:13
Bem, estou voltando para o site depois de um bom tempo sem estar conectado aqui, durante esse tempo em que eu estive fora, tive uma recaida no 7º dia, SIM, 7 dias sem PMO, para mim tinha sido uma vitória ficar uma semana sem isso, mas no 8º dia eu cai e depois deste dia só veio mais recaidas, até que um dia eu desisti e voltei ao PMO sem lutar para conter, e hoje estou de volta para mudar isso.
Sendo sincero, eu estou pouco confiante atualmente que eu vou conseguir sair dessa vida, venho passado por outros problemas psicólogos que só pioram tudo em relação a minha auto estima. Minha vida atual esta uma merda literalmente e muitas vezes uso o PMO para fugir dessa realidade, vivendo uma vida de fantasias mas que depois piora mais ainda meu estado atual.

Vou tentar relatar aqui todos os dias, talvez duas ou mais vezes por dia para criar força de vontade que eu não estou conseguindo ter no momento.
É isso, obrigado por lerem até aqui
Riderdeth
Riderdeth
Mensagens : 83
Data de inscrição : 16/09/2019
Localização : Brazil

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 10/3/2020, 14:02
Essas recaídas são absolutamente normais cara. Eu vinha tendo uma streak relativamente alta, coisa de mais de 30 dias sem PMO (apesar de ter ficado muito mais tempo sem P) e do nada, caía. Não fique se sentindo a pior pessoa do mundo por isso. Você está justamente aqui para falar sobre seus problemas e compartilhar suas angústias. Não hesite em começar do zero e fazer o que é certo. Eu posso te prometer que uma vida sem PMO é uma das melhores decisões que você pode tomar. Se quiser falar sobre seus problemas, fique à vontade. O fórum se destina a PMO, mas se você tem algum problema que te leva a isso, não tem porque não comentar sobre.

Um abraço!

_______________________________________
E (eis que Alma) elevou a voz ao céu e clamou, dizendo: [...] "Ó Senhor Deus, meu coração está extremamente aflito; consola minha alma em Cristo. Ó Senhor, concede-me forças para suportar com paciência essas aflições [...]. Ó Senhor, conforta-me a alma e faze que eu tenha êxito, assim como os companheiros que estão comigo".

[...] E o Senhor proveu-os de tudo e deu-lhes força para que não padecessem qualquer espécie de a aflição que não pudesse ser sobrepujada pela alegria em Cristo [...].


- Alma 31:26,31-32,38



Confira meu diário em https://www.comoparar.com/t10031p50-diario-de-rider#275469.

Raid gosta desta mensagem

Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 25/6/2020, 11:00
Ola, estou aqui de volta depois de um tempo sem postar nada (de novo), e dessa vez estou com mais força de vontade, a história sobre PMO antes da minha ultima vez aqui é a mesma de sempre, pmo todos os dias, quase sempre mais do que 2x ao dia, vindo sempre aquela frustração no fim do dia de estar mais um dia nessa lama, e a cada dia depois do ato querendo sair mas a procastinação sempre adiando. A pandemia por conta do covid só piorou tudo isso. Eu sempre tive gatilhos fora de casa, mas durante essa quarentena eu percebi que dentro de casa é pior ainda, estou com bastante medo disso tudo pois tenho grandes problemas psicologicos de depressão e fobia social, e nesse evento ruim que todos nós estamos vivendo eu estou vendo mais quedas e nenhum avanço.
Vejo que meu principal problema para cair na PMO seja a minha força de vontade, e a facilidade de desistir quando eu caio. Infelizmente estou preso em uma zona de conforto tão grande e mal acostumada onde para mim parece impossivel sair dela, tanto em pmo, quanto em outros assuntos, seja eles profissionais, de saúde e espirituais.
Enfim, estarei atualizando novamente este meu diário e espero que que essa força de vontade de conseguir sair disso não seja só por hoje e mesmo que eu caia eu não veha a desistir, creio que antes de tudo essas coisas devem ser primordiais em qualquer prova da vida que estamos tentando passar.

Mudei o título com o intuito de me dar mais força sempre que voltar aqui e ler. Talvez isso ajude.

Obrigado por lerem.
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 25/6/2020, 11:07
Riderdeth escreveu:Essas recaídas são absolutamente normais cara. Eu vinha tendo uma streak relativamente alta, coisa de mais de 30 dias sem PMO (apesar de ter ficado muito mais tempo sem P) e do nada, caía. Não fique se sentindo a pior pessoa do mundo por isso. Você está justamente aqui para falar sobre seus problemas e compartilhar suas angústias. Não hesite em começar do zero e fazer o que é certo. Eu posso te prometer que uma vida sem PMO é uma das melhores decisões que você pode tomar. Se quiser falar sobre seus problemas, fique à vontade. O fórum se destina a PMO, mas se você tem algum problema que te leva a isso, não tem porque não comentar sobre.

Um abraço!

Obrigado por ler meu diário e me responder, peço desculpas por não ter respondido antes pois foi por eu estar inativo no site.
Sim, entendo que cair é normal e o certo a se fazer é levantar e tentar novamente mais forte, acontece é que eu tenho baixa auto estima e acabo jogando tudo que acontece pra mim e acabo me considerando a pior pessoa, e eu sei que isso é psicologico e estarei também tentando mudar isso também, pois isso afeta também nas minhas recaidas.
Obrigado pela mensagem de apoio!
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 29/6/2020, 17:58
Dia 0

Estou escrevendo isso após outra caída neste momento, cada vez que eu cair eu vou vir e relatar motivo, isto é, gatilhos, eventos que fez me levar ao PMO e tentar achar uma solução para isso.
Bem, primeiramente quero dizer que eu li o ebook novamente pois já tinha muito tempo que eu não tinha lido, e me ajudou a ter forças novamente e ver que é possível sair dessa.

Instagram

Desde o meu último diário eu tive três recaídas, a primeira com 2 dias sem PMO, foi por conta do instagram que é lotado de gatilhos, já tive várias caidas por conta disso e dessa vez espero que seja a última ja que eu exclui o meu app. Eu não sei se da pra excluir o perfil, mas eu apenas troquei a senha por uma que eu não sei. O fato é que eu ja tinha "desativado" o meu Instagram à um ano, mas eu ainda mexia apenas para ver fotos, alimentando a vontade de PMO, era como se fosse as preliminares para mim, e depois ia pra P.
A segunda e a terceira foi porque eu não conseguia me segurar e acabei indo ver P só pra ver se acalmava sem M, só que eu cai na cilada e o resto vocês ja sabem. Nesse caso eu vou procurar métodos vendo outros diários, para saber como se sair melhor nessas horas aonde eu estou com uma vontade enorme que chega até incomodar.

Problema com bloqueadores

A minha a pergunta se alguem puder responder é: Eu instalei 2 bloqueadores no meu celular, que são o "netangel" e o "qustodio" que são muito bons por sinal, instalei eles ja faz um bom tempo, e ja espalhei as senhas também, só que o maior problema é que no meu celular (não sei se todos são assim) nas configurações, indo em recursos de acessibilidade, eu consigo desativa-los, geralmente quando eu desativo alguns deles, eles começam a dar a louca no meu celular aparecendo toda hora notificações aí eu desligo o aparelho e ligo de novo e ele acaba sendo desativado mesmo sem eu ter a senha. Já cai diversas antes dessa forma e as duas últimas foram assim. Se alguém souber como desativar esse recurso de acessibilidade ou souber de um bloqueador que não desative, somente com senha ou qualquer outra dica, eu agredeceria.

É isso, obrigado por lerem.
Raid
Raid
Mensagens : 12
Data de inscrição : 21/01/2020
Localização : SP

Vou vencer! Não vou desistir!  Empty Re: Vou vencer! Não vou desistir!

em 3/7/2020, 12:39
Dia 4
Estou chegando ao quarto dia sem PMO, vou dar um resumo dos meus 3 dias.

1°dia
Esse dia foi tranquilo eu fiz alguns trabalhos na minha casa e a noite eu fiquei jogando até pegar no sono.

2°dia
Esse foi um pouco mais difícil pois eu não tinha nada para fazer, então tive algumas fantasias só que eu tirava pensando/fazendo outras coisas.

3°dia
Esse dia geralmente é mais tenso pois eu nunca ficava mais de 2 dias sem PMO então a mente pesa nesses dias para PMO. Tive fantasias e flertes com M, mas não fiz nada. E aqui vejo mais uma vez como os bloqueadores são eficazes e que sem eles 5eu não conseguirei fazer o reboot corretamente , pois teve uma hora da noite que eu não aguentava mais e iria ver P, e comecei a pesquisar os sites no google, só que os bloqueadores não me deixaram seguir em frente e depois disso passou a vontade. Como atualmente eu sofro com procrastinação, eu fico muito tempo sem nada pra fazer, então eu vi que aquela frase "Mente vazia é oficina do diabo", é uma completa verdade. Tentarei traçar na minha rotina um cronograma para eu ter um dia mais produtivo e ao mesmo tempo não pensar em besteirol que pode me fazer recair.

Enfim, estou confiante e espero continuar assim.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum