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Marcus Petra
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em 30/7/2020, 03:31
Eai gente. Voltando ao forum depois de um tempo e espero contar com o apoio de voces.

Recai hoje e seiexstamente o porquê.
Apesar de ser um cara bem bonito sou muito carente. Preciso de atenção, afeto e o problema é que nao namoro(e tenho outros objetivos agora, teria nem como). Entao que que eu fiz? Foi nesses apps de conversa por video com estranhos aleatorios e mostrei a raba em troca de um pouco de consideracao. O cumulo da falta de auto estima né nao? Enfim. Queria ter alguem que gostasse de mim muitao da silva. Mas fazer o que ne? Ta ai. O dia 1 vai comecar hoje em 30/07/2020. Muito bom ter uma sessao lgbt aqui. O forum tbm. Se chama representatividade.

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darthvader
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em 30/7/2020, 08:05
Apps são um risco danado a pessoas como nós, disparam gatilhos que levam à P. A carência é uma m.

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em 30/7/2020, 08:43
bem vindo de volta, marcus! você já teve um diário anteriormente? como foram as suas outras tentativas?

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Josuez
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em 30/7/2020, 11:24
Bem vindo de volta ,lembro de ter acompanhado você ,me inspirava muito,mas que bom que voltou .A questão de bate papo é muito problemática,você se mostra ,tem O e fica por ai ,e ainda tem a bendita carência ,mas preocupa não ,esse é um tema bastante recorrente por aqui ,contudo ,o importante é focar no reboot ,se dar um tempo ,investir em atividade de religação e sempre que precisar vim ao fórum .Forças pra você nesse novo recomeço !!

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em 31/7/2020, 04:05
oi gente : )
Ja tive um diário sim, mas em outra sessão com a qual eu nao me identificava tanto. Meu maximo foram 34 dias
Dia de bastante ansiedade, mas faz parte. descobri tbm que sou uma pessoa muito generosa, porque só quero dar. São 4 da manhã e eu estou que nem a pessoa do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=iKnG_lrtH20

Enfim, tomorrow é um new day

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em 31/7/2020, 09:44
bem vindo, kkkkkkkkkkkkk gostei do video principalmente da parte do exorcista kkkkkkkk

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em 31/7/2020, 12:03
Marcus Petra escreveu:Eai gente. Voltando ao forum depois de um tempo e espero contar com o apoio de voces.

Recai hoje e seiexstamente o porquê.
Apesar de ser um cara bem bonito sou muito carente. Preciso de atenção, afeto e o problema é que nao namoro(e tenho outros objetivos agora, teria nem como). Entao que que eu fiz? Foi nesses apps de conversa por video com estranhos aleatorios e mostrei a raba em troca de um pouco de consideracao. O cumulo da falta de auto estima né nao? Enfim. Queria ter alguem que gostasse de mim muitao da silva. Mas fazer o que ne? Ta ai. O dia 1 vai comecar hoje em 30/07/2020. Muito bom ter uma sessao lgbt aqui. O forum tbm. Se chama representatividade.

Saudações, Marcusl! Seja bem-vindo ao Fórum ComoParar, tenho certeza que a decisão de criar o seu diário aqui vai ser crucial para te livrar desse vício.
 
Espero que faça um excelente reboot e consiga se livrar da PMO, para isso confira alguns links importantes:
 
Certifique-se de ler as normas do fórum por meio das Regras de Participação e das Proibições .
 
Para saber mais sobre o método proposto confira dúvidas básicas sobre o reboot e vício em PMO , além disso baixe o Guia Introdutório , que servirá como suporte para entender o processo de reboot, dentre outras informações importantes.
 
Lembre-se de estar instalando bloqueadores de P nos seus dispositivos e colocando um contador de dias na sua assinatura aqui, para que te auxiliarem durante seu processo de reboot. Para instalar bloqueadores você pode seguir os tutorias dos Tópicos Recomendados , e se ficar com alguma dúvida dê uma olhadinha na Seção de Ferramentas e Bloqueadores . Para instalar um contador confira Como Instalar um Contador de Dias . Além disso, há uma observação sobre o contador, por questão de segurança, novos usuários só conseguem postar links no Fórum depois de 7 dias. Após esse prazo, você conseguirá postar o seu contador.
 
Para mais informações ou falar com a moderação visite a Seção de Orientações Básicas , e para alguma dúvida sobre o método procure, ou pergunte, na Seção de Dúvidas .
 
Não se esqueça de nos manter atualizados sobre seu processo aqui no seu diário.
 
Sinta-se abraçado pelo Harv.

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Acesse o meu diário.
Lembre-se da pessoa que você vai se tornar após se libertar desse vício, acredite em si, você é bem MAIOR do que simples doses de prazer.
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em 31/7/2020, 12:06
Seja bem vindo novamente.
Qual sua idade?
Essa questão do sexo virtual é a mais problemática pra mim, até mais do que a P. Eu já me arrisquei muito, já mostrei o rosto, e é como o Josuez falou você só supre uma carência momentânea, depois que você termina sua solidão continua, seus problemas continuam e é mesmo uma falta de autoestima e amor próprio. Tb sou mto solitário e carente. Minha psicologa disse que eu sou solitário pq sozinho não sou não. Estou sempre rodeado de pessoas - família, amigos, colegas de trabalho e estudo, mas sempre sinto falta de um companheiro afetivo. Vamos lá né? Abraços!

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em 1/8/2020, 18:20
Oi Marcus!

Desculpa a demora. Bom eu também tenho muitos problemas com a minha carência. Nunca é fácil lidar
com isso, ainda mais se você é LGBT. A carência nos leva a tomar diversas atitudes que fazem a gente
se arrepender depois. É por isso que é bom a gente manter um estudo disso. Estudar como lidar,
ver como isso afeta as pessoas e na tua vida. É um processo, de autoconhecimento e amor-próprio
diário. Só que nunca é fácil estudar isso porque sair da zona de conforto é mais complicado.
Minha dica é, dê tempo a você mesmo e olhar pro mundinho que existe dentro de você.

No mais, bem-vindo ao fórum. Conta comigo pro que precisar, sou 0126 Wink.

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consigamos pouco a pouco readquirir a liberdade que existia entre nós"

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Marcus Petra
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em 2/8/2020, 01:55
Bom dia para os boys e g0ys desse forum.
Obrigado pelas mensagens de carinho e incentivo de todos vcs. Harv, josuez, David, Spartacus ê 0126. Se eu esqueci alguém me perdoem. Respondendo às perguntas: tenho 24 anos e não instalo um contador aqui pq uso o fórum pelo celular e é iOS, daí não dá( ao menos não achei nada sobre). Mas, de qualquer forma, tenho um app contador de dias que me mostra o meu progresso.

Agora vamos ao relato: sinto como se eu estivesse de ressaca sabe? Quando vc vai se desintoxicando gradualmente de uma substância nociva. E isso não está sendo fácil. A palavra da vez é paciência. Sinto um cansaço bem grande, durmo longos períodos. E meu sono está bagunçado pq estou tbm ansioso( ao ponto de não conseguir sentar para meditar). De noite não durmo por causa da ansiedade e de dia durmo até bem tarde. Mas graças a Deus hj consegui romper esse ciclo, apesar do horário que vos falo.

Gostaria de compartilhar uma constatação com vocês. Não é possível viver plenamente e consumir pornografia, simplesmente. É como se eu estivesse acordando de um sonho ou de uma sedação. Sentindo os músculos enrigecidos pela falta de uso. Minha produtividade não está boa, pelo contrário. Está pior mesmo do que quando recorria a pmo. Mas é isso, as coisas pioram para depois melhorarem. Por isso estou tendo bastante paciência comigo mesmo. “Taking my time”. Nesse domingo já vou enfrentar meu quarto dia pela frente e na segunda eu conto como foi. Um abraço e agradeço por contar com vocês, com suas mensagens de apoio e carinho. Juntos vamos mais longe
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em 2/8/2020, 10:06
bom dia, marcus. como está sendo a sua rotina? quais atividades físicas e intelectuais você faz? pra mim trabalhar essas questões foi importante demais.

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em 2/8/2020, 11:13
Olá
Concordo. "Não dá pra viver uma vida PLENAMENTE com a PMO".
Acho que vou até anotar. Vivemos em migalhas quando estamos em PMO.
Abraços! Obrigado pelo aprendizado com vc.

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em 3/8/2020, 00:22
Dia 4 superado

Acho que foi o mais tranquilo desde quanto iniciei o reboot. Apenas alguns pensamentos inconvenientes que surgem sob a forma de curiosidade. Sao neles que mora o perigo! Pq sao tao inocentes a principio que acabamos dando corda, deixando fazer ninho. Aí quando nos damos conta recaímos. Entao a dica de hoje é identificar esses pensamentos logo que surgirem e deixá-los irem embora, sem bloquear ou ignorar, mas reconhecê-los, nao ceder aos apelos e se ocupar com alguma atividade( que nao envolva internet)

E, respondendo: eu estudo para concurso na area juridica e malho pela manha( o objetivo sao 5x na semana). O problema é o sono irregular, que me prejudica muito
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em 4/8/2020, 05:51
Mais um dia se passou. Hoje é o dia 6 pela frente e estou confiante

Estou começando a formar uma rotina mais regular, com o sono se estabilizando mais, voltei aos exercícios físicos e estou buscando estudar todos os dias. Esse é um momento importante, porque quando vamos nos estabilizando a tentação bate à porta. é como se estivéssemos na borda do poço que escalamos com tanta dificuldade e viesse alguém pra puxar o nosso pé. A vontade de se auto sabotar é grande né não? Mas daí a importância de ter objetivos bem claros. Você não precisa se livrar da pornografia pelo resto da sua vida. Se afaste dela por apenas 1 mês ou 2 e, ao final, compare os momentos antes e depois. Se você vir que vale a pena, se mantenha afastado, já, se perceber que é balela, continue levando a vida que você levava antes.

Uma outra coisa é manter a paciência. Os primeiros dias/semanas são os piores, pq vc está retomando a normalidade, logo as coisas caminham em passos lentos, bem como você. Então o ideal é não se cobrar muito em sede de produtividade, ou essa pressão excessiva vai gerar uma reincidência. Estabeleça metas diárias e SIMPLES. Eu, por exemplo, estabeleci 1 hora de estudos por dia. Isso é absolutamente alcançavel. Essa meta baixa não me impede de estudar 5 ou 6 horas no dia, caso esteja disposoto posso fazê-lo sem problemas. O que não posso é deixar de estudar essa 1 hora todos os dias(salvo domingo). O mais importante nesse momento é a regularidade, não a quantidade.

Por hoje é só, porque se não vocês nao leem kkkkk
Depois me digam o que vocês acham desses textos mais longos e detalhados, se vocês acham que seria mais interessante algo mais resumido pra ler etc.
Beijos e abraços
Marcus Petra
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em 5/8/2020, 04:08
Então amigos, mais um dia completo, dia 6 superado e vivendo o dia 7 hoje.

Tem algumas coisas que quero falar e que vou dividir por tópicos para facilitar:

1) Em 6 dias sem o uso de PMO economizei 9h e 13 minutos do meu tempo. Sim, esse seria o tempo médio que destinaria a PMO. Estou usando um aplicativo chamado "quitmasturbation". Super recomendo baixarem pq ele vem com um contador de dias e quantidade de horas poupadas e é de graça( o que por si só já vale a pena kkk). Isso é muito bom porque te dá uma base mais sólida na qual se apoiar para verificar os benefícios de uma mudança de hábitos. Todos nós sabemos que o reboot traz benefícios, mas quanto? Por meio do app vc pode quantificar esses benefícios.

2) Eu to com um projeto bem bacana que quero trazer pra vocês. Estou com uma rotina melhor, sono melhor, estudando ao menos um pouquinho todos os dias e buscando me exercitar também com frequência. Uso um outro app chamado forest (pago), que mostra a disposição do meu tempo ao longo do dia,semana, mês e ano. Por meio dele posso saber quanto tempo estudei em março, por exemplo. Ou quanto tempo meditei/malhei/ li determinado livro/ me dediquei ao entretenimento etc. Ao final dos 30 dias quero trazer um comparativo da minha produtividade antes e depois do reboot( já tenho o app há 1 ano, de modo que já tem uma boa quantidade de dados pra essa comparação). Quero trazer dados concretos que atestem os benefícios do reboot, pq sinto por vezes isso fica muito abstrato/ impalpável. Todo mundo sabe que é benéfico, mas quero trazer provas concretas disso.

3) A reflexão do dia é bem interessante. Se trata do papel importantíssimo do fórum nessa jornada de auto aperfeiçoamento. Por vezes a gente acaba buscando na pmo uma alternativa de suprir as nossas carências, interagir - mesmo que imaginariamente - com alguém. Aí entra o papel da assiduidade aqui no fórum. Todo mundo aqui tem um mesmo objetivo, superar o consumo de PMO. Muitos passam por dificuldades que os outros enfrentaram e se auxiliam mutuamente. E o fórum é tambem um espaço de congregação de realidades muito diversas: Mais velhos, mais jovens, pessoas com muitos recursos, outros sem tanto, todos interagindo num único espaço em que essas diferenças desaparecem. Isso cria uma noção de comunidade, ou seja, de que você é parte em um todo. Essa noção de uma família é um potente inibidor desse sentimento de carência. Com base no livro o poder do hábito, um hábito ou vício é composto por 3 momentos: Gatilho( aquilo que desencadeia o hábito, a necessidade de algo que estimula a tomada de alguma atitude), ação ( a conduta tomada posteriormente ao surgimento da necessidade, do gatilho) e recompensa( aquilo que se ganha com a prática da ação. No caso da PMO é uma descarga de dopamina). Para mudar um hábito, a interferência tem que ser nesse segunda etapa do hábito, na ação. A ação que era praticada no hábito que se busca modificar deve ser substituida por outra ação e que gere uma mesma recompensa ou então uma recompensa equivalente. Vamos ao exemplo: Gatilho: Carência ação : Consumir pornografia Recompensa: descarga de dopamina. Mudando o hábito : O gatilho continua o mesmo: Carência , mas a ação muda. Nova ação: Interação no fórum. Recompensa: Se sentir parte de um todo, integrado em uma grande família e se sentir compreendido (o que também gera uma descarga hormonal positiva). Daí a importância de diariamente postar no seu diário e interagir com os outros nos diários/posts deles.

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em 5/8/2020, 04:22
.


Última edição por Marcus Petra em 6/8/2020, 10:36, editado 1 vez(es)

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em 5/8/2020, 08:13
O livro é ótimo e a ideia é essa: não dá para controlar o aparecimento de gatilhos e pensamentos. Mas dá para decidir o que fazemos quando essas coisas acontecem. Claro que nem sempre é fácil, por isso temos de lançar mão de recursos como os bloqueadores e o fórum.

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em 5/8/2020, 08:56
Também já li o livro. É ótimo mesmo. Ele está emprestado. Quando me devolverem vou reler.
Cuidado apenas para não ficar muito paranoico com esses controles. Tudo em excesso é ruim.
Abraços!

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em 5/8/2020, 20:36
Ei marcus, parabéns pela quase uma semana limpo!!

Sobre o que você leu no livro o poder do hábito, uma coisa da qual eu tenho tido maior consciência é a de que os gatilhos são inevitáveis. Uma foto, uma cena em um filme, um sentimento, uma pessoa, não dá pra nós nos enfiarmos dentro de uma bolha e fugir de tudo isso. A principal questão é analisar qual a nossa ação quando somos atingidos por tais gatilhos por que, uma hora ou outra seremos atingidos por eles.

Também concordo com o David em relação aos controles. Eles claramente ajudam, mas não devem ser a base para te fazer avançar.

Enfim... Te desejo toda torça na tua luta.

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em 6/8/2020, 05:41
Pois bem amigos, uma semana concluída, pela graça de Deus.
Ontem não foi fácil, estava cansado e vieram uns pensamentos indesejáveis, algumas fissuras ao longo do dia.
Vou falar o que me ajudou muito,, 2 coisas:
A primeira foi focar em 30 dias, não em 90. Isso, porque já completei 25% do meu reboot ao pensar em apenas um mês. Agora imagina se eu pensasse na meta de 90 dias e percebe-se que só completei 8%, apesar de todas as dificuldades. Seria muito desestimulador. Eis o porque aconselho a fazer um reboot de apenas 30 dias e, ao final desse prazo, avaliar o antes e o depois para aí renovar o reboot por mais 15 dias e ,depois de findo esse novo prazo, fazer uma nova avaliação e renová-lo novamente se for o caso. No livro o poder do hábito falam sobre isso na sessão de aborda os alcoólicos anônimos.
A segunda coisa que me ajudou muito foi o aprendizado que eu obtive ao longo das sessões de meditação que são um hábito que eu incorporei há alguns meses já. As nossas emoções (englobadas aí as fissuras) necessitam de um combustível para se perpetuarem na nossa mente, são os pensamentos. A partir do momento em que os pensamentos param de alimentar essas emoções, elas perdem o seu poder.A prática de trazer os meus pensamentos para o agora e observar distrações ao longo do dia( praticas que aprendi na meditação) me ensinaram a lidar com esses momentos.

Estou conseguindo estudar todos os dias ao menos um pouquinho, meus horários estão mais regulados e sinto mais disposição para correr atrás dos meus objetivos. Com relação aos controles os quais vocês mencionaram, não se preocupem, pois não é nada que me gere ansiedade ou neura, pelo contrário. Estudo para concursos e, por um tempo, tive muita dificuldade de perceber de fato meu progresso, o que me gerava muita frustração. Por meio do uso de controles, agora monitoro meu real progresso( seja nos estudos ou qualquer outra área da vida) e vejo o que está dando resultados ou não, de modo que eu possa aperfeiçoar ou substituir estratégias.

Abraço a todos ; )

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em 6/8/2020, 10:09
Olá,

Para uma melhor organização do Fórum, incorporei um tópico que você criou desvinculado do seu diário ao seu diário de origem. Isso aconteceu porque você clicou em "Novo Tópico" ao invés de "Responder ao Tópico". Iniciar um novo diário vai contra as regras do Fórum.

Para maiores informações de como gerir o seu diário acesse: https://www.comoparar.com/t7383-como-criar-um-diario-no-forum

Bom reboot!
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em 7/8/2020, 06:56
Bom dia gente
Meu sono já se ajustou, estou naturalmente indo dormir cedo e acordando cedo. Minha produtividade também aumentou bastante e estou mias tranquilo. Não tentando manter meu dia 100% ocupado para evitar consumo de pornografia. Eu particularmente acho isso um tiro no pé, porque o nível de stress por tanta falta de liberdade, por uma constrição excessiva, levaria a uma nova recaída. Além do que não ha como ocupar as 24 h do nosso dia todo o dia pelo período do reboot inteiro, vai haver alguma brechinha, algum momento, que pode levar à recaída. O ideal, na minha opinião, é construir uma mentalidade forte, traçar uma meta de reboot baixa( alcançável com algum esforço, que não seja fácil, mas que também não exija um esforço hercúleo. minha dica são 30 dias) e buscar usar seu tempo livre de maneira produtiva, mas sem neuras! Não é pra estabelecer como será cada segundo do seu dia, mas estabeleça metas de produtividade alcançáveis e que não sejam difíceis. Por exemplo, estudar 1 hora ou malhar 30 minutos. E por último, considero bem prejudicial ficar vagando na net a deus dará, ficar rolando o feed do instagram/facebook/ ficar caçando notícia pra ler. O melhor afazer é implementar atividades extranet na sua vida. excluí minhas redes sociais há 3 anos e foi a melhor coisa que fiz, chama-se liberdade.

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Marcus Petra
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em 8/8/2020, 09:36
Mais um dia superado e essas são as considerações sobre ele:

As vezes me deparei com pensamentos invasivos que me propeliam a querer sabotar o reboot. O que, novamente, me ajudou muito foi estabelecer um reboot cuja duração é alcançável; 30 dias. É algo que exige esforço sem dúvidas, mas não é a tarefa impossível que parece um reboot de 3 meses para quem consumia pmo com bastante frequência.
alteraçoes interessantes que tenho percebido:
1) minha disciplina disparou. Aumento realmente muito, bem como a minha produtividade. O mais interessante é que apesar de ter aumentado muito, não se tornou algo pesado ou penoso.
2) meu sono melhorou bastante tbm. Tenho a mesma quantidade de sono, mas já não acordo cansado como ocorria antes.
3) Meu humor( no sentido de comédia e não de ânimo) tbm mudou um pouco. Continuo fazendo graça das coisa, troça, mas de uma maneira diferente. É como se eu estivesse mais centrado e menos desesperado por atenção ou algo do tipo. Está se tornando um humor mais seguro de si e calmo, em vez de um humor ansioso e um pouco espalhafatoso como antes.

Enfim, é isso.
Um abraço a todos que me acompanham e meu muito obrigado por me auxiliarem nessa jornada

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em 8/8/2020, 10:27
Só a título de esclarecimento e definição de termos. O REBOOT é 90 dias. Se você ficar 30 dias, você conseguiu ficar 30 dias sem PMO, porém não deu reboot no cérebro. A palavra reboot significa Reinicialização e para você fazer isso com seu cérebro precisa dos 90 dias. É algo que os estudos apontam, científico. É restabelecer a neuroquímica cerebral. Às vezes ficamos preso ao processo de reboot como algo espiritual, da religião, prático etc... mas é científico e do organismo humano.


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em 8/8/2020, 11:27
Oi David, obrigado por responder Smile
O reboot não é uma experiência religiosa ou qualquer coisa do gênero, é um período de desintoxicação com o objetivo de reequilibrar o cérebro não saudável. Contudo, como é dito no próprio guia inicial, o prazo de 90 dias é uma média aritmética muito imprecisa. Alguns levam 270 dias, outros 30. E o meu objetivo é não consumir pornografia para o resto da vida, apenas adoto uma estratégia diferente. No livro o poder do hábito, por exemplo, explica-se a situação dos alcoólatras que participam dos alcoólicos anônimos. A meta deles é ficar um dia sem bebida. Ao final desse dia, eles renovam a meta ao analisarem se vale a pena ou não, sopesando os benefícios e os malefícios( no fim das contas sempre vale a pena). Se por exemplo vc vai começar uma obra complexa, olhar o todo e quanto trabalho dará para chegar lá pode ser muito desestimulante( principalmente para está com o córtex pré-frontal, a casa da força de vontade, enfraquecido ,como é o caso dos aditos em pmo). Não pretendo parar o reboot em 30 dias( como quem completa os 90 dias não pretende parar em 90 dias), mas estabelecer uma meta alcançável e viável, mas que exija ,ainda assim, esforço e dedicação. Isso tem um impacto muito diferente na forma como lidamos com essa experiência, e eu posso falar com conhecimento de causa.

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