Gardenzio - Sim, nós podemos.

+39
Orfeu de Carapinha
DarkSlayer
RousseauStrong
David Silva
SheldonCooper49
Solitari0
Tiago M
Theo Becker
Rottweiler
marco meliodas
NogueiraJ
gabrielf
Libélula
Dekalke
Fenixnegra
Hayabusa
Krawk
eduxx
Jobim
Marcos081
Luan_
Spartacuz
General
Bardock
Master
Roentgen
Concurseiro_Louco
Bane
ace1990
The Batman
TemplariodaLuz
Drew
Francisco de Assis
luta diária
Kobscop
Aliócha
Fp36anos
Gardenzio
Kaneki
43 participantes
Ir para baixo
Aliócha
Aliócha
Mensagens : 1111
Data de inscrição : 25/03/2016

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 08:09
Caro Gardenzio.

Em termos psicológicos, as coisas não "passam" simplesmente - como um carro que passa diante de nossos olhos e desaparece. Há mesmo experiências que levam anos e mais anos pra compreender - portanto, anos pra ser "deglutida", compreendida até o fim. Acredito que qualquer pessoa pode constatar isso por si mesma. Algumas coisas ficam. Algumas coisas (vivências, experiências) podem levam décadas para serem compreendidas. O tempo do acontecimento. O tempo da interpretação intelectual. Não é o mesmo do entendimento e compreensão emocional. Ver o que aconteceu é rápido. Compreender intelectualmente, já leva mais tempo. Mas as emoções... Há histórias de pessoas que passaram por decepções amorosas, e diante disso disseram pra si mesmas: "nunca mais vou amar ninguém". E assim ficam pelos próximos 30 anos, quando resolvem explorar a si mesmas. E finalmente compreendem aquela relação passada. A energia, que estava presa, é liberada depois da compreensão, caro. Coisas passadas podem ser como um disco arranhado, muita vezes. Repetitivo em nossa mente. Acho que a coisa só roda normal depois da COMPREENSÃO. Não a intelectual - porque o amor não é como fazer uma conta matemática. Mas a emocional. Em suma, esses fenômenos psicológicos de que você fala são normais. Eu poderia falar várias situações do tipo. Eu levei muitos e muitos anos pra compreender um único relacionamento que tive, por 6 meses.

Dito isso, eu não gosto do "E se". Ou "Será que". Porque isso são coisas que não existem. Nesse sentido, eu costumo achar que as coisas foram o que foram. Bom ou ruim. Foi aquilo que deu pra fazer. Também, não costumo sentir arrependimentos. Estou no lugar que estou por causa de todas as coisas que aconteceram comigo, as boas e as ruins. E eu tento aceitar as duas. Foram necessárias e importantes pra mim, mesmo sendo experiências "ruins". Portanto, não vejo sentido nesse pensamento do "e se". Pra fechar, parece que na vida, entendemos muitas coisas a posteriori. E parece que você ainda não compreendeu tudo que tinha que pra compreender sobre essa relação que você teve. Vejo isso como natural.

"Será que ainda tenho muito a aprender sobre relacionamentos? Será que eu tenho muito que saber agir, deixar de ter medo, deixar de ter medo de arriscar e fazer aquilo que eu penso ou tenho vontade de fazer?"

Sinceramente, acho que a resposta seria SIM pra todos aqui, e pra grande maioria das pessoas ao redor do mundo. E não confio muito em quem responder "não", hehe. Responder não a isso seria se achar demais.

Por fim, o que o Drew falou sobre as pontas soltas. Realmente, pendências são pendências. Se houver algo preso em você, que você não disse. Esse algo está apodrecendo dentro de você. Geralmente é assim que acontece. Se isso sair de você, terá mais tranquilidade. Nem sempre é conveniente falar diretamente com a pessoa - apesar deu achar essa a melhor opção. Mas não sendo possível, dá pra escrever até em "carta". O importante é exprimir. Acessar a emoção e liberar ela, pra que não fique presa e enroscada, como um disco de vinil arranhado.

Fico por aqui.

Até a próxima.

_______________________________________

Gardenzio, Drew e Kobscop gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 09:03
Olá amigo, acho que isso é uma espécie de autossabotagem que o nosso cérebro faz. A gente começa ir bem e se afastar da p. ele vem com alguns pensamentos como esse pra gente ficar preso na zona de conforto, continue seguindo em frente, pois nada mais importa que o presente e o caminho que fazemos para o nosso futuro, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio, Drew e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 09:39
Segue firme meu amigo.
Realmente, às vezes é bom pararmos um tempo pra analisar as coisas.

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 10:55
Então, de fato eu estava pensando sobre minha ex namorada. Acho que em virtude do fato de eu ter pego o celular de um amigo meu, ter entrado no IG dele, pra fuçar o perfil de uma amiga da minha ex e ver umas fotos dela... kkk Noussa, mano, vc está perturbado... Quem nunca atire a primeira pedra... Mas foi isso aí que eu fiz... Pelo menos não foi nenhum ilícito penal, pois até onde sei o CPP não condena tal conduta.

Eu hoje reflito sobre as exigências que eu tinha para com ela em específico. Ela não tinha uma família perfeita, assim como a minha, tinham coisas que a gente pensava diferente, mas no geral era um bom relacionamento.

Acho que isso de ter vivido um bom relacionamento me faz ter nostalgia daquele momento, e pode engatilhar em mim algumas carências, sobretudo a carência de não ter uma parceira. Não ter uma parceira porque acho difícil eu sustentar um relacionamento de longo prazo com essa minha atual parceira, dada a diferença de idade que temos e a vontade de ter filho que eu tenho. Dá pra ter filhos com ela? Dá, mas seria talvez um dos poucos casais cujo filho há uma mãe com diferença etária bem maior que o pai.

Não estou fantasiando sobre paternidade aos meus 26 anos de idade, pois apesar de alguns já terem filho com essa idade (inclusive, meu irmão, um brother meu do colégio, e outro brother do EM que vai ter filho daqui a uns 3 meses...), eu não penso em ter filho antes dos 30, e espero não tê-lo mesmo antes de estabilizar minha vida financeira e viver outras coisas... Mas é óbvio que, dentro de uma condição normal, você conjectura sobre a possibilidade de ter ou não filhos com alguém... Sei lá... Tipo, pra mim seria bem difícil namorar uma mulher que não quisesse ter filhos, pois um dos meus sonhos de vida é justamente deixar pelo menos uns 2 herdeiros aqui na terra, para além do 01 e da 02 (brincadeira, né... os cães não serão herdeiros jurídicos legais, talvez, no máximo, herdeiros simbólicos... posso ser meio perturbado, mas não tanto...), e ter uma família.

Pois é, não sei... Ou então talvez eu devesse agir pra então poder saber algo, afinal sem agir nada se obtém. Sem agir eu apenas obterei o mesmo nada que é o que eu tenho no presente momento.

Enfim, lembra-me um pouco de tempos positivos...

Também reflito recentemente que ter uma parceira faz muita diferença, na moral... Uma parceira gente fina e legal, que te apoia, à exemplo da pessoa com a qual eu me relaciono recentemente. Ela é uma pessoa muito boa, de quem gosto, alguém que me entende e me apoia, e isso me motiva também a querer continuar firme no reboot.

Outra coisa, porém, que refleti, é que eu não posso condicionar meu reboot ao relacionamento que estou vivendo hoje. Apesar de ser sim um estímulo a mais, não posso condicionar meu reboot ao meu relacionamento, afinal devo fazer o reboot para minha vida, para minha melhoraria.

Ao fim e ao cabo, a presença feminina na vida de um homem faz muita diferença. Estar solteiro pode ter seus lados positivos, mas me parece que dividir a vida com alguém mas muito mais sentido. Passei muito tempo solteiro sem ninguém (inconveniente detalhar o tempo... kk), e justificava para mim mesmo que estar solteiro é bom demais... Bom, pode ter seus lados positivos, mas, novamente, parece-me que dividir a vida com alguém dá muito mais sentido à vida, desde que, é claro, seja alguém que lhe faça bem (isso estaria implícito, mas como vivemos uma época em que precisamos dizer que a terra é redonda e que a grama é verde, que o céu é azul e que os alliens ainda não entraram em contato com os humanos, então lembro-me disto).

Enfim, talvez ideias para serem maturadas com maior tempo...

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 11:09
Drew escreveu:Em julho do ano passado, eu afastei uma pessoa que eu queria arrancar da minha vida, mas em dezembro o meu pensamento nela ainda era tão forte quanto meses atrás, eu me perguntei o porquê disso e porque eu não evoluía no meu processo de esquecimento, ou resignificação, porque esquecimento mesmo só se eu sofrer alguma pancada na cabeça ou doença degenerativa no cérebro.

No meu caso, era porque tinha ficado algo pendente, e eu tinha que resolver, voltei a falar com ela e conversamos por uns meses, depois que tudo ficou esclarecido e não restaram mais pontas soltas, me senti melhor.

Outro motivo, e esse não dá pra ignorar, é a PMO, pois ela deixa meu emocional lá em baixo e me faz pensar justamente em mulher, e logo na mulher em quem eu tenho mais propensão a pensar. Então, é preciso largar esse vício para poder pensar mais com a razão. Nossa memória trabalha com reforço, ou começamos um processo consciente de cada dia ir diminuindo o reforço, ou vamos reforçar mais aquilo sempre.

No mais, tem sempre cenários, lugares, redes sociais e etc que vão te lembrar do que você não quer, então você precisa fugir desses estímulos.

É preciso deixar ir embora, a importância que eu sinto que ela tem pra mim é fruto da ilusão do sentimento, ela não é especial e posso seguir minha vida sem ela.

Vamos pra cima!

Acredito que possa te ajudar, o principal é largar a PMO para conhecer quem realmente somos e o que realmente queremos, sem as distorções do desejo fabricado.

Salve, meu amigo Drew! Obrigado pela contribuição, mano.

"porque esquecimento mesmo só se eu sofrer alguma pancada na cabeça ou doença degenerativa no cérebro." hahaha A parada é bem essa mesmo!

Hmmm, top mano, acho que você fez uma coisa muito maneira a de ter ido resolver com essa guria a parada que você sentia e guardava consigo.

A PMO também mexe muito com minha vida como um todo, estado emocional, foco, tudo tudo, e acaba que também esses sentimentos sobre relacionamentos passados podem surgir sem estarmos bem equilibrados mentalmente.

"Acredito que possa te ajudar, o principal é largar a PMO para conhecer quem realmente somos e o que realmente queremos, sem as distorções do desejo fabricado.". Putz, com certeza, isso é de fato essencial.

Obrigado pela passagem, mano. Abraço!

Aliócha escreveu:Caro Gardenzio.

Em termos psicológicos, as coisas não "passam" simplesmente - como um carro que passa diante de nossos olhos e desaparece. Há mesmo experiências que levam anos e mais anos pra compreender - portanto, anos pra ser "deglutida", compreendida até o fim. Acredito que qualquer pessoa pode constatar isso por si mesma. Algumas coisas ficam. Algumas coisas (vivências, experiências) podem levam décadas para serem compreendidas. O tempo do acontecimento. O tempo da interpretação intelectual. Não é o mesmo do entendimento e compreensão emocional. Ver o que aconteceu é rápido. Compreender intelectualmente, já leva mais tempo. Mas as emoções... Há histórias de pessoas que passaram por decepções amorosas, e diante disso disseram pra si mesmas: "nunca mais vou amar ninguém". E assim ficam pelos próximos 30 anos, quando resolvem explorar a si mesmas. E finalmente compreendem aquela relação passada. A energia, que estava presa, é liberada depois da compreensão, caro. Coisas passadas podem ser como um disco arranhado, muita vezes. Repetitivo em nossa mente. Acho que a coisa só roda normal depois da COMPREENSÃO. Não a intelectual - porque o amor não é como fazer uma conta matemática. Mas a emocional. Em suma, esses fenômenos psicológicos de que você fala são normais. Eu poderia falar várias situações do tipo. Eu levei muitos e muitos anos pra compreender um único relacionamento que tive, por 6 meses.

Dito isso, eu não gosto do "E se". Ou "Será que". Porque isso são coisas que não existem. Nesse sentido, eu costumo achar que as coisas foram o que foram. Bom ou ruim. Foi aquilo que deu pra fazer. Também, não costumo sentir arrependimentos. Estou no lugar que estou por causa de todas as coisas que aconteceram comigo, as boas e as ruins. E eu tento aceitar as duas. Foram necessárias e importantes pra mim, mesmo sendo experiências "ruins". Portanto, não vejo sentido nesse pensamento do "e se". Pra fechar, parece que na vida, entendemos muitas coisas a posteriori. E parece que você ainda não compreendeu tudo que tinha que pra compreender sobre essa relação que você teve. Vejo isso como natural.

"Será que ainda tenho muito a aprender sobre relacionamentos? Será que eu tenho muito que saber agir, deixar de ter medo, deixar de ter medo de arriscar e fazer aquilo que eu penso ou tenho vontade de fazer?"

Sinceramente, acho que a resposta seria SIM pra todos aqui, e pra grande maioria das pessoas ao redor do mundo. E não confio muito em quem responder "não", hehe. Responder não a isso seria se achar demais.

Por fim, o que o Drew falou sobre as pontas soltas. Realmente, pendências são pendências. Se houver algo preso em você, que você não disse. Esse algo está apodrecendo dentro de você. Geralmente é assim que acontece. Se isso sair de você, terá mais tranquilidade. Nem sempre é conveniente falar diretamente com a pessoa - apesar deu achar essa a melhor opção. Mas não sendo possível, dá pra escrever até em "carta". O importante é exprimir. Acessar a emoção e liberar ela, pra que não fique presa e enroscada, como um disco de vinil arranhado.

Fico por aqui.

Até a próxima.

Salve, meu nobre Aliócha! Obrigado pela contribuição, mano.

"Dito isso, eu não gosto do "E se". Ou "Será que". Porque isso são coisas que não existem. Nesse sentido, eu costumo achar que as coisas foram o que foram." Pois é, cara, eu também tento evitar ao máximo conjecturar sobre o abstrato ou o inexistente... kk Afinal, são só conjecturas... Mas às vezes padeço desse mal...

"Por fim, o que o Drew falou sobre as pontas soltas. Realmente, pendências são pendências. Se houver algo preso em você, que você não disse. Esse algo está apodrecendo dentro de você. Geralmente é assim que acontece. Se isso sair de você, terá mais tranquilidade. Nem sempre é conveniente falar diretamente com a pessoa - apesar deu achar essa a melhor opção. Mas não sendo possível, dá pra escrever até em "carta". O importante é exprimir. Acessar a emoção e liberar ela, pra que não fique presa e enroscada, como um disco de vinil arranhado."

Top, muito bom, mano! Essa galera daqui ajuda demais, mesmo. Também andei refletindo sobre isso que você falou, é válido encontrar alguma forma saudável de dar vazão a esses pensamentos/sentimentos... Guardar sentimentos é muito ruim...

Abraço, meu amigo!

Kaneki escreveu:Olá amigo, acho que isso é uma espécie de autossabotagem que o nosso cérebro faz. A gente começa ir bem e se afastar da p. ele vem com alguns pensamentos como esse pra gente ficar preso na zona de conforto, continue seguindo em frente, pois nada mais importa que o presente e o caminho que fazemos para o nosso futuro, abçs.

Salve, meu nobre Kaneki! Obrigado pela contribuição, mano. Pois é, cara, autossabotagem ainda é algo que me bate de vez em quando. Estou melhorando, mas ainda precisando evoluir! Abraço!

Kobscop escreveu:Segue firme meu amigo.
Realmente, às vezes é bom pararmos um tempo pra analisar as coisas.

Torcendo por você!

Salve, meu nobre Kobscop! Obrigado pela passagem, mano. Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Drew e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 20:49
Meio que diante do compromisso que eu tenho comigo mesmo e com o reboot, acho que seria salutar pequena reflexão.

26 dias é uma marca que eu não chegava havia um tempo.

Alguns gatilhos vieram, algumas vezes vinha uma faísca de pensamento pra buscar por um gatilho, mas logo cortava.

Acho, porém, que ultimamente, às vezes, eu tenho deixado dar mais vazão à pensamentos que antes eu não estava dando.

Tentei investigar o porquê de eu estar procurando por alguns gatilhos recentemente, por mais que eu não tenha me deparado com P ou derivados, mas eu sei que não é salutar ficar navegando à esmo na internet, pois assim fico mais susceptível a gatilhos...

Pois bem, acho que é um momento de voltar para mim mesmo e entender o que eu quero fazer de minha vida.

Confesso que tudo que eu almejo para mim (desde objetivos simples, como paz, serenidade, plenitude, até objetivos mais concretos, como ser aprovado num concurso público) depende do reboot de PMO. Não tenho dúvidas de que todo o caos em que eu estava inserido era em virtude da PMO.

Vou um pouco na contramão do e-book e do programa revert, pois, apesar de não crer que o reboot é a solução para todos os meus problemas, acho sim que a PMO, tendo eu já concluído um reboot antes e ter tido uma evolução em várias áreas da vida, é a causa de todos os problemas que eu enfrento atualmente, dado que se eu não fosse um viciado em PMO eu provavelmente arregaçaria as mangas e enfrentaria os problemas que eu tenho que resolver na minha vida.

Tenho que me lembrar, maninho, que a mesma disciplina, determinação, foco e comprometimento que eu tive com meu reboot depois de um reset precisam estar sempre presentes.

Como eu sempre digo, a jornada de um reboot é sempre um dia de cada vez... Quero fazer do meu reboot a prioridade número 1 da minha vida, pois sei que sem ele nada na minha vida fluirá. Disso eu não tenho dúvidas. Não ousaria afirmar que o reboot é a solução para todos os meus problemas, mas hoje não resto dúvidas que é a solução para pelo menos 85% dos problemas de minha vida.

Peço desculpas a Deus e aos colegas por ter dado esse pequeno vacilo. Não resetei, não consumi P nem derivados, mas dei uns vacilos com relação à gatilhos. Eu quero e colocarei o reboot como prioridade em minha vida. Vou orar, pedir discernimento a Deus, meditar, colocar a cabeça no lugar. Só com uma mente sã e limpa serei capaz de pensar as coisas de minha vida com mais lucidez. Sem o reboot, literalmente meu cérebro fica numa névoa mental chatíssima.

Ainda tenho muito o que a aprender com relação ao vício em PMO e às fantasias sexuais. Meu cérebro ainda está muito condicionado à fantasias, e acaba se esquecendo de ir viver a vida real, e não ficar se estimulando com pixels.

Acho que por hoje é isso.

Vou aprendendo um dia de cada vez. Afinal, só temos mesmo o dia de hoje para viver. Vou seguindo, buscando um pouco mais de serenidade, e buscando pensar com mais limpidez. Clareza e lucidez mentais é tudo o que eu mais desejo, e sei que o reboot pode me proporcionar isso.

Também o reboot me dará mais clareza com relação a esse relacionamento que estou tendo. Por hoje, é isso.

Até amanhã, senhores.

Grande abraço a todos!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, luta diária, Rottweiler e Kobscop gostam desta mensagem

Drew
Drew
Mensagens : 2224
Data de inscrição : 09/08/2020
Idade : 27
Localização : Brooklyn 1986

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

7/7/2023, 22:28
Claro que já estamos em idade de estar casado e com filhos, tanto é verdade que você disse bem que muitos de nossos amigos da mesma faixa etária já estão vivendo essa realidade.

Mas não casamos e não temos filhos, e dai?

Cada um com sua própria jornada, bro. Cada um com seu caminho e sua realidade.

Não faça disso mais um motivo para ficar alimentando neuroses na sua cabeça, que só vão atrapalhar mais o seu processo de cura.

Precisamos limpar nossa mente de modo total, para podermos cumprir essa missão de crescer e multiplicar, eu sinceramente dou graças a Deus por nunca ter me metido num relacionamento disfuncional com uma qualquer e não ter filhos sem estar minimamente preparado pra tal coisa.

Eu estabeleci que tenho até uns 32 anos para me casar, e estou trabalhando em mim mesmo, em todos os aspectos, para ser alguém melhor e poder ajudar alguém mais tarde.

Devemos ser provedores e protetores, e atualmente, presos a esse vício, não somos aquilo que deveríamos desejar para uma mulher que amamos, e nem o pais que desejariamos para os nossos filhos.

Mas você tem muito potencial, não se vira uma das figurinhas carimbadas do fórum à toa, aqui só se destaca quem passa mensagens que agregam aos outros, por consequência de serem pessoas de intelecto diferenciado, capazes de entender quem são e quem precisam ser, e de expressar isso.

Eu sei que posso ser um homem de verdade quando eu comemorar 30 anos, mas preciso começar agora, e você também vai conseguir esse objetivo.

Vamos pra cima.

_______________________________________
"Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração"

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

luta diária
luta diária
Moderador
Moderador
Mensagens : 2812
Data de inscrição : 07/04/2017
Idade : 47
Localização : Brasília

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

8/7/2023, 08:14
Ola Gardenzio.
Parabéns pelos 26 dias irmão.
Gatilhos vão estar em todas as partes, mas siga firme por mais que a fissura seja grande, pois você vai ter a recompensa.
Abraço.

_______________________________________

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

8/7/2023, 10:09
Meta cognição.

Nunca ouvi falar nisso. Acabei de ouvir num podcast : )

Meta-cognição é a capacidade que tu tem de analisar a tua própria vida. No vulgo, ACHO que é a psicanálise consigo mesmo.

Aí pensei: bom, seria legal ter consultas com um psicólogo. Seria? Seria. Porque? Talvez porque ele me ajudasse a entender processos mentais que eu tenho e que sozinho TALVEZ eu não acesse, afinal sempre ter alguém ao lado para lhe ajudar é melhor.

Certo.

Independentemente disso, será que é arrogância de minha parte simplesmente não querer ter sessões com um terapeuta? Porque é isso que eu ouvia há não muito tempo de minha genitora, mas ao mesmo tempo eu discordava dela veementemente. Eu discordava dela ao ela me dizer que eu precisava de uma terapia. Afinal, é dito por aí que todos precisam de um psicólogo.

Procede? Procede. Na mesma lógica, eu diria que todos precisam de um nutricionista também. Suponho eu que essa seja a "crença" que os nutricionistas/nutrólogos têm, e eles falam isso por algumas razões (sem necessariamente ordem de importância): (1) precisam valorizar o trabalho deles, (2) de fato uma boa nutrição diária influencia no dia a dia.

Certo. Por isso então todo mundo vai ao nutricionista? O que achas? Eu acho que não. "Acho" é ironia : ) É óbvio que quem frequenta nutricionista regularmente não é a regra, talvez seja a exceção.

Isso quer dizer, portanto, que quem não vai ao nutricionista deveria ir? Poderia ir; deveria é muito forte.

Isso quer dizer, portanto, que quem não vai ao nutricionista não sabe cuidar de sua dieta? Não necessariamente. Há os que vão ao nutricionista, e não seguem o plano alimentar proposto; há outros que vão e o seguem à risca; há também os que não vão e seguem uma dieta minimamente descente, e há também os que não vão ao nutricionista e se alimentam mal.

A mesma analogia para ir ao nutricionista serve para ir ao terapeuta. : )

Porque essa pauta aqui? Talvez porque eu ouvia isso com frequência de minha genitora, e como ela raramente considera as minhas opiniões e acha que ela está correta em tudo o que diz, fruto das dúvidas que ela põe em minha mente eu passo a achar que eu deveria ir para um terapeuta.

Eu deveria ir para um terapeuta? Poderia ir; deveria é muito forte.

Porém, confesso que hoje eu não sinto vontade de ir para um terapeuta. Até me bateu uma leve vontade hoje, depois de ouvir o podcast que falava sobre a meta-cognição, mas em verdade, creio que a vontade se deu mais pelo conhecimento que obtive com o vídeo, e não por sentir verdadeira necessidade de fazer terapia.

Posso estar equivocado? Posso. Mas quando eu realmente sentir vontade de fazer terapia, e também sentir necessidade, fá-lo-ei con mucho gusto. Não vejo qualquer problema. Se eu também tiver condições financeiras para fazê-lo, meraviglia. Se non, a vida continua a seguir em frente, as always. E essa constante nunca para. Afinal, dizia tio Heráclito de Éfeso que "a única constante é a mudança".  

"O filme é o mesmo só o elenco que tem que mudar, que alterar, pra poder se encaixar", diz a música de Tulio Dek.

ACHO que é isso por hoje.

Pauta abordada e resolvida. Obrigado : )


Última edição por Gardenzio em 8/7/2023, 10:16, editado 1 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Rottweiler, Lima Gomes e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

8/7/2023, 10:14
Drew escreveu:Claro que já estamos em idade de estar casado e com filhos, tanto é verdade que você disse bem que muitos de nossos amigos da mesma faixa etária já estão vivendo essa realidade.

Mas não casamos e não temos filhos, e dai?

Cada um com sua própria jornada, bro. Cada um com seu caminho e sua realidade.

Não faça disso mais um motivo para ficar alimentando neuroses na sua cabeça, que só vão atrapalhar mais o seu processo de cura.

Precisamos limpar nossa mente de modo total, para podermos cumprir essa missão de crescer e multiplicar, eu sinceramente dou graças a Deus por nunca ter me metido num relacionamento disfuncional com uma qualquer e não ter filhos sem estar minimamente preparado pra tal coisa.

Eu estabeleci que tenho até uns 32 anos para me casar, e estou trabalhando em mim mesmo, em todos os aspectos, para ser alguém melhor e poder ajudar alguém mais tarde.

Devemos ser provedores e protetores, e atualmente, presos a esse vício, não somos aquilo que deveríamos desejar para uma mulher que amamos, e nem o pais que desejariamos para os nossos filhos.

Mas você tem muito potencial, não se vira uma das figurinhas carimbadas do fórum à toa, aqui só se destaca quem passa mensagens que agregam aos outros, por consequência de serem pessoas de intelecto diferenciado, capazes de entender quem são e quem precisam ser, e de expressar isso.

Eu sei que posso ser um homem de verdade quando eu comemorar 30 anos, mas preciso começar agora, e você também vai conseguir esse objetivo.

Vamos pra cima.

salve, meu amigo Drew! ótimas reflexões, mano!

Acho que é por aí mesmo. Existem coisas que colocamos como exigências a nós mesmos, quando na verdade não deveriam ser exigências. Poderiam acontecer, mas também não poderiam. Acho que só acaba colocando pressão a mais desnecessária na nossa vivência cotidiana. E como você bem lembrou, de fato ter a mente limpa acaba sendo uma condição importante para poder ter e manter uma família e um lar saudáveis.

Obrigado pela passagem, meu amigo! Abraço!

luta diária escreveu:Ola Gardenzio.
Parabéns pelos 26 dias irmão.
Gatilhos vão estar em todas as partes, mas siga firme por mais que a fissura seja grande,  pois você vai ter a recompensa.
Abraço.

Salve, meu amigo luta! Obrigado pela passagem e pela força, mano!

É verdade, cara. A recompensa sempre é válida, e é maior do que o prazer imediato. Às vezes é um desafio maior, mas é totalmente possível.

Vamo pra cima! Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



luta diária, Drew e Kobscop gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

8/7/2023, 10:23
Olá amigo, esse também é um compromisso que reafirmo comigo, eu comecei muito focado, mas com o tempo foi se desgastando. É importante a gente ter em mente que isso é normal e consertar isso. Pois o que estamos fazendo é por nós mesmos e ninguém pode afetar ou fazer isso por nós. Continue focado, sei bem que no começo é muito diferente do final, mas temos que saber que isso altera os nossos rumos. E como tu falou, se a gente faz isso uma fez, nesse jornada difícil, podemos fazer isso mais vezes, deixando outras jornadas muito mais agradáveis, pois elas envolvem sempre o nosso crescimento pessoal, bora pra frente abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio, luta diária, Drew e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Convidado
Convidado

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Olá

9/7/2023, 10:22
E ai meu cumpadi, tudo bem!? Espero que esteja bem!

Hahahhahaha rapaz, eu estou meio perdido aqui no seu diário. Sendo sincero, acho muito top seus conselhos!

Ou man, deixando uma musica do saudoso Barry White para tu curtir aí!



Mano, sucesso!
Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 13:53
Kaneki escreveu:Olá amigo, esse também é um compromisso que reafirmo comigo, eu comecei muito focado, mas com o tempo foi se desgastando. É importante a gente ter em mente que isso é normal e consertar isso. Pois o que estamos fazendo é por nós mesmos e ninguém pode afetar ou fazer isso por nós. Continue focado, sei bem que no começo é muito diferente do final, mas temos que saber que isso altera os nossos rumos. E como tu falou, se a gente faz isso uma fez, nesse jornada difícil, podemos fazer isso mais vezes, deixando outras jornadas muito mais agradáveis, pois elas envolvem sempre o nosso crescimento pessoal, bora pra frente abçs.

Obrigado pelas dicas, meu nobre Kaneki! Procurarei manter sempre o foco presente e constante, pois ajuda demais com a vida e com o experimento. Vamo pra frente! Abraço!

Falcão-Campeãodoscampões escreveu:E ai meu cumpadi, tudo bem!? Espero que esteja bem!

Hahahhahaha rapaz, eu estou meio perdido aqui no seu diário. Sendo sincero, acho muito top seus conselhos!

Ou man, deixando uma musica do saudoso Barry White para tu curtir aí!



Mano, sucesso!

Saalve, meu amigo Falcão! Tudo em paz, cara, graças a Deus. Obrigado pela passagem, e que bom que os posts ajudam de alguma maneira heheheh Vou escutar a música! Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Fp36anos
Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 37

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 13:58
Fala irmão, como tem passado?
Espero encontrá-lo firme e forte nessa luta.
Grande abraço meu querido, desejo para ti una otima semana e que Deus o abençoe.

_______________________________________

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 14:14
Meio mal ontem eu estava, em virtude de algumas discussões por temas bestas aqui em casa.

Apesar de eu notar sim que meu equilíbrio emocional melhorou bastante diante de algumas coisas, ao mesmo tempo, com um pouco mais de lucidez, minha atual percepção das coisas (que era já presente há um tempo) corrobora alguns aspectos que são importantes para que eu não carregue comigo um fardo que a mim não pertence.

Parece-me sim que há algum problema de ordem emocional na genitora. Mas não abordarei com muitos detalhes por ser inoportuno. De toda forma, parece-me que se faz necessário manter uma certa distância de convivência, à semelhança da distância que existe entre mim e meu pai.

Parece-me tal distância de convívio de fato se faz necessária para que a meu equilíbrio e sanidade mentais estejam preservadas como sempre foram.

Parece-me também necessário eu traçar um plano para eu buscar minha independência financeira, que é a chave para que eu possa também buscar minha independência em todas as áreas de de fato tornar-me um adulto que paga as suas próprias contas. Fácil e simples? Não, mas absolutamente possível e nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, apenas saindo do conforto é que se consegue crescer.

Mas já estou melhor graças a Deus. Bem melhor.

Para os gatilhos os quais falei há 2 dias, é necessário bloquear algumas pequenas brechas. Assim, continua-se seguindo bem com o reboot.

No mais, creio que é isso.

Qualquer coisa retorno aqui mais tarde.

Flws ; )

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler, Fp36anos e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 14:15
Fp36anos escreveu:Fala irmão, como tem passado?
Espero encontrá-lo firme e forte nessa luta.
Grande abraço meu querido, desejo para ti una otima semana e que Deus o abençoe.

salve, meu amigo! Tudo em paz, graças a Deus! Obrigado pela força, mano. Excelente semana pra você também! Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 14:41
Tá bom, tocar as profundezas da alma?

Via um vídeo top hoje. Pierluigi parece ser um cara gente fina, eles foram pra terra dele, com os dois filhos e sua esposa. Estão aproveitando lá, e num vídeo deram um giro de bike numa ciclovia de lá. Não sei se voltarão depois pra cá pro Brèsil.

Enfim, aleatoriedades. Mas sabe quando você se ver naquela situação, ou meio que se projeta naquela situação?

Meu pai teve 2 filhos, eu e meu meio-irmão. 2 machos. Eu também sempre quis ter 2 ou 3 filhos, talvez 2 meninos e 1 menina. E eu meio que vi o vídeo do Pierluigi e meio que sonhei: putz, queria muito estar lá desse jeito; eu, minha esposa, meus dois filhos, todos de bike, dando um giro pela cidade...

Fiquei tanto tempo sem me relacionar que eu pensava que ia ficar assim mesmo, ou seja, solteiro. Quando na verdade percebi que eu só estava solteiro por decisão e por não me permitir viver a vida.

Por isso também, mas não só por isso. Em estando viciado, nada, absolutamente nada, na vida flui bem. E, pra me lembrar, a recuperação que eu vivo é diária, sempre um dia de cada vez, sempre se renovando a cada novo dia que brotar.

Já expus tanta coisa, e cometi um pequeno vacilo, que talvez se saiba minha real identidade. 💣 ‼ Talvez sim, talvez não... e daí, afinal, né?!

Fato é que estar com minha parceira hoje me faz bem. Ela me faz bem, inegável.

Mas no mais, é isso.

Só espero poder realizar esse sonho. O da família tradicional. Esse termo "família tradicional" ganhou algumas outras conotações de uns tempos para cá, mas não adentrarei nesse tópico. Fato é que eu eu sempre sonhei com isso, sempre quis ter meus herdeiros, poder cuidar deles e tals, talvez até como um desejo de poder construir aquilo que eu não tive em meu núcleo familiar.

Por isso me chateio um pouco quando a genitora fala umas - data maxima venia - me*das à respeito de minha vida e até mesmo do que eu farei no futuro... kk Aí é foda né, 01?! A coitada projeta em mim as frustrações passadas que ela teve com meu genitor, e o relacionamento ruim que teve com sua irmã, e acha por isso que eu posso repetir esse padrão. Está ela errada? Não. Posso repetir os padrões? Claro que sim. Mas eu estou muito bem consciente disso, e nas experiências pregressas que eu tive sempre ouve paz e sanidade, por que isso é sempre construído, e não brota ao acaso ou aleatoriamente... Continuo sendo imperfeito como sempre, com defeitos que se soubessem sequer acreditariam, mas sigo buscando dar meu melhor, quando as condições que eu tenho, enquanto não tenho outras condições para fazer ainda melhor.

Enfim, só isso hoje mesmo.

A presto, ragazzi.

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, luta diária, Rottweiler e Kobscop gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

9/7/2023, 15:51
Bora pra frente amigo, continue encontrando as metas e buscando começar por algum lugar, nem que seja por apenas vinte minutinhos do seu dia, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

10/7/2023, 11:55
Segue firme meu amigo!

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

10/7/2023, 19:10
Kaneki escreveu:Bora pra frente amigo, continue encontrando as metas e buscando começar por algum lugar, nem que seja por apenas vinte minutinhos do seu dia, abçs.

Salve, meu amigo Kaneki! Obrigado, mano! Com certeza! Abraço!

Kobscop escreveu:Segue firme meu amigo!

Torcendo por você!

Salve, meu amigo Kobscop! Obrigado pela força, mano! Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

10/7/2023, 19:20
Oi, boa noite.

Seguindo um dia de cada vez, afinal o único dia que temos para viver é o hoje, o único momento que temos é o momento presente. Portanto, buscando exercitar a paciência, calma, tranquilidade, fé, disciplina.

Fiz 8 minutos de cardio pulando corda. Antes 8 min do que nada.

Legal que a minha parceira está querendo treinar também. È maniero ver isso. O metabolismo dela pra idade é muito bom. Pensei que fosse mais lento, mas não é o caso. Pelo contrário. Acho que se ela fizesse uma dieta maneira colocava um shape top, se quisesse... Enfim...

No mais, é isso.

Passeei com os cachorros. Logo menos vou fazer minha última refeição.

O objetivo é reduzir a gordura abdominal no momento. Mas vou fazer assim: não vou ter meta. Vamos deixar a meta aberta; mas quando atingirmos a meta, dobraremos a meta. Estou com um leve receio de usar ioimbina pra não afetar meus trato gastrointestinal. Fico com receio de dar iombina pra ela tomar e depois causar alguma interação inesperada, ainda que seja sob uma dose baixíssima, de 1,5mg... Mas sei lá, né... Melhor não... Mas vou dar a dica pra ela também, acho que ela pode tomar sem problema, é bom só ter o acompanhamento com um médico...

Vou estudar mais essas paradas também... Queria fazer uns cursos de farmacologia básica introdutória, pra me automedicar com decência, em momentos de necessidade. Saber pelo menos o básico.

Enfim, no mais, é isso, senhores.

Vou seguindo.

Bom início de semana a todos. Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, luta diária, Rottweiler, Fp36anos, Drew, Kobscop e TemplariodaLuz gostam desta mensagem

avatar
Fp36anos
Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 37

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

10/7/2023, 19:55
Gardenzio escreveu:Oi, boa noite.

Seguindo um dia de cada vez, afinal o único dia que temos para viver é o hoje, o único momento que temos é o momento presente. Portanto, buscando exercitar a paciência, calma, tranquilidade, fé, disciplina.

Fiz 8 minutos de cardio pulando corda. Antes 8 min do que nada.

Legal que a minha parceira está querendo treinar também. È maniero ver isso. O metabolismo dela pra idade é muito bom. Pensei que fosse mais lento, mas não é o caso. Pelo contrário. Acho que se ela fizesse uma dieta maneira colocava um shape top, se quisesse... Enfim...

No mais, é isso.

Passeei com os cachorros. Logo menos vou fazer minha última refeição.

O objetivo é reduzir a gordura abdominal no momento. Mas vou fazer assim: não vou ter meta. Vamos deixar a meta aberta; mas quando atingirmos a meta, dobraremos a meta. Estou com um leve receio de usar ioimbina pra não afetar meus trato gastrointestinal. Fico com receio de dar iombina pra ela tomar e depois causar alguma interação inesperada, ainda que seja sob uma dose baixíssima, de 1,5mg... Mas sei lá, né... Melhor não... Mas vou dar a dica pra ela também, acho que ela pode tomar sem problema, é bom só ter o acompanhamento com um médico...

Vou estudar mais essas paradas também... Queria fazer uns cursos de farmacologia básica introdutória, pra me automedicar com decência, em momentos de necessidade. Saber pelo menos o básico.

Enfim, no mais, é isso, senhores.

Vou seguindo.

Bom início de semana a todos. Abraço!


Boa Gardenzio, 29 dias, show mano, parabéns!
Está no caminho, focado como sempre.
Isso de buscar exercitar a paciência, calma, tranquilidade, fé, disciplina é fundamental, tbem tenho buscado isso.
Vejo que está em dia com as atividades, mesmo que seja numa intensidade menor, é importante demais. Continue!
Mano sucesso cara, fico feliz por vê-lo avançando a cada dia, vai pra cima que o sucesso é logo ali!
Abraço irmão e que Deus o abençoe.

Gardenzio, iaew, Kobscop e TemplariodaLuz gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

11/7/2023, 10:43
Segue firme irmão!

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

11/7/2023, 17:49
bora pra frente amigo, rumo ao primeiro mês;

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 3 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

11/7/2023, 20:20
Fp36anos escreveu:Boa Gardenzio, 29 dias, show mano, parabéns!
Está no caminho, focado como sempre.
Isso de buscar exercitar a paciência, calma, tranquilidade, fé, disciplina é fundamental, tbem tenho buscado isso.
Vejo que está em dia com as atividades, mesmo que seja numa intensidade menor, é importante demais. Continue!
Mano sucesso cara, fico feliz por vê-lo avançando a cada dia, vai pra cima que o sucesso é logo ali!
Abraço irmão e que Deus o abençoe.

Salve, meu amigo! Obrigado pela passagem de sempre e pela força!

Buscando sempre manter a constância, mano, e sobretudo sair de casa também tem me ajudado bastante.

Abraço, meu amigo! Fica na paz!

Kobscop escreveu:Segue firme irmão!

Torcendo por você!

salve, meu amigo Kobs! Obrigado pela força de sempre, mano. Abraço!

Kaneki escreveu:bora pra frente amigo, rumo ao primeiro mês;

Isso aí, meu amigo Kaneki! Vamo pra cima! Abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos