Gardenzio - Sim, nós podemos.

+43
Fp36anos
VencendoDesafios
Galo.Cego
Kobscop
Marcelus1000
StoicBrother
KobeBryant
Kirateus
Cavalo
Gladiador de Fé
Marcos081
Na luta
Diácono Lucas
BL
Christopher Moltisanti
guerreirodeluz
Spartacuz
empreendedorviciadoenovo
Lima Gomes
Лев
Sharknaldo
NogueiraJ
Bellator
Marco A.
Optimus Prime
sparta
soprano
Luan_
Filho dos Deuses
Satoru Gojo
Saiyajin
BRAVO MIKE
Mike
James Holmes
RousseauStrong
Justiceiro do Sertão
Ben Park
Drew
eduxx
jean
Cavalo Alado
Mateus Fonseca
Rottweiler
47 participantes
Ir para baixo
Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Um dia de cada vez - Dia 0

23/3/2023, 21:07
23.03.2023, 20h34.

Ilustríssimos Kobscop, Bellator, Eduxx, Rottweiler e Kirateus! Eu costumo responder um a um às mensagens aqui no meu diário, mas aproveitei para agradecê-los em conjunto para lembrar-me que a união faz a força. Obrigado pela vossa palavra, e pelo vosso tempo para escrever por aqui. Tenham certeza que qualquer passagem que seja, que seja para somar, é sempre uma ajuda bem vinda e válida nesse nosso percurso. Um grande abraço!

Passando para relatar o dia de hoje...

Dia normal.

Ainda estou me organizando para retomar brevemente a rotina dos estudos. Eu me arretei agora, fiquei pluto, e vou passar nessa bagaça. Ainda não foi para aquele cargo que eu gostaria muito de exercer, mas será em breve.

Há sempre uma semente de oportunidade diante de uma adversidade ou fracasso.

Em verdade, ainda não concluí minha organização com os horários de estudos. Preciso pegar alguns editais gerais, ver as matérias bases principais, e buscar inserir no ciclo de estudos que seguirei. Vou seguir no fluxo que já vinha seguindo.

Depois da prova que fiz no domingo, uma verdade se abriu na minha mente: estudo meia boca não garante aprovação, à depender do cargo que você pretende exercer. E, em verdade, eu não me dediquei o suficiente ao longo desses 1 ano e 3 meses que decidi largar o trabalho e "só estudar". Mas espero poder ter aprendido bastante com essa prova. Apesar de, sim, ter dado o meu melhor com as condições que eu tinha, enquanto não tinha condições de fazer ainda melhor, eu deixei a desejar. Essa é a verdade e period.

Mas como também dizem por aí, só conquista quem começa.

Dizem que a jornada do concurseiro é feita de mais reprovações do que de aprovações. Estou portanto, no caminho certo, pois já estou chegando perto de 1 dezena de reprovações. õ/ Significa que está mais perto do que longe para minha aprovação.

Vida de concursando não é fácil, realmente. Só sabe quem vive na pele mesmo. É osso. Mas ao mesmo tempo é um tempo bom.

Enfim...

Bom, estou feliz pois o 01 está se recuperando muito bem. Perguntei à medica e ela falou realmente que a recuperação da ferida dele foi mais rápida do que o habitual. Hoje levei ele pra fazer fisioterapia, e ele está muito bem. Confesso que fico muito feliz, pois só fico em paz comigo mesmo se o 01 partir com +18 anos. Como ele ainda tem 15, acho que tá bem demais, mas, em verdade, eu preciso dar uma cuidada melhor dele... Vou pesquisar umas suplementações pra ele e tals, pra ficar no pique. A 02 goza de plena saúde porque é jovem, mas já estou suplementando umas substâncias para ela ter longevidade e vitalidade...

Às vezes eu relativizo o bem que esses bichos me fazem, talvez por achar infantil, mas é verdade que se não fossem eles a minha vida seria muito sem graça. Eles me dão muita alegria... Não sei o que seria de minha saúde mental sem eles, vei... Mas não é infantil. São só cachorros, eu procuro sempre não humanizá-los, eles não são meus filhos (afinal, eu não pari cachorros... kk), mas eu os amo demais, são animais especiais mesmo. Fazem um bem danado. São animais muito profundos, eles têm um coração muito grande.

Fiquei bem feliz mesmo ao ver hoje o 01 fazendo a fisio e respondendo muito bem para a idade que ele tem. Quando ele tinha 12 eu já tinha medo de perdê-lo. Hoje ele tem 15 e está cheio de saúde. Peço a Deus que Ele deixe o 01 mais um tempo aqui conosco, pra poder me dar mais alegria e tals...

Eu me arretei também com esses vacilos que eu dei com os cuidados dele, e agora vou cuidar bem pra caramba... Vou voltar com tudo nessa bagaça, assim peço a Deus...

Enfim...

Já coloquei o celular no porta luvas, já tirei a tomada da TV, estou aqui no Fórum e espero poder amanhã me acordar cedo. Não tomei meus cházinhos, mas vou tomar a melatonina e meditar um pouco antes de dormir.

Vou seguir um dia de cada vez, se Deus quiser.

Um dia de cada vez, um dia de cada vez!

Coragem, valente guerreiro!

Coragem!

Amanhã estaremos aqui, como sempre.

Um grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Rottweiler, Kobscop, hanna mnd, Bellator e Cavalo gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/3/2023, 13:23
Olá amigo, não havia comentando antes pq estava pensando em oq te dizer. E ontem não estava muito bem, e vi que você tbm não estava, como você disse a rotina de estudos é bem estressante e exaustiva. Muitas vezes só de ficar em casa já causa isso. Porém, só de você ir fazer a prova é um passo maior do que muitos dão; só queria te dizer uma coisa, eu tbm pensava um pouco assim sobre a socialização e "não precisar de ninguém", mas com o tempo isso chegou a me influenciar mentalmente e fisicamente tbm. Te fará bem ter isso nem que seja uma vez por semana, nosso corpo e cérebro pede isso acredite. Fico feliz pela recuperação do seu cachorro, essa companhia tbm é muito importante pra gente se sentir melhor. São em momentos assim, em que estamos sozinhos que sentimos essa falta. Bora pra frente abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio, Kobscop e hanna mnd gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/3/2023, 19:04
Bellator escreveu:Bom dia nobre amigo!
Desejo forças nesse recomeço, que ele seja definitivo dessa vez. Estou lendo um ótimo livro voltado para o cristianismo e quero recomendá-lo a você, vale muito a pena ler, Desintoxicação Sexual, você acha em PDF para baixar de graça na Net.
Você consegue, um abraço!

Vou procurar por esse livro, meu nobre Bellator! Obrigado por deixar essa recomendação aqui! Um grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop e hanna mnd gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/3/2023, 19:06
Kaneki escreveu:Olá amigo, não havia comentando antes pq estava pensando em oq te dizer. E ontem não estava muito bem, e vi que você tbm não estava, como você disse a rotina de estudos é bem estressante e exaustiva. Muitas vezes só de ficar em casa já causa isso. Porém, só de você ir fazer a prova é um passo maior do que muitos dão; só queria te dizer uma coisa, eu tbm pensava um pouco assim sobre a socialização e "não precisar de ninguém", mas com o tempo isso chegou a me influenciar mentalmente e fisicamente tbm. Te fará bem ter isso nem que seja uma vez por semana, nosso corpo e cérebro pede isso acredite. Fico feliz pela recuperação do seu cachorro, essa companhia tbm é muito importante pra gente se sentir melhor. São em momentos assim, em que estamos sozinhos que sentimos essa falta. Bora pra frente abçs.

Obrigado pela passagem, meu nobre Kaneki!

Pois então, somos seres que precisamos sempre estar em ctto com outros de nossa espécie hehe O grande paradoxo, talvez, é que às vezes algumas companhias podem intoxicar, e outras já nascem tóxicas, mas no geral é sempre válido nutrir bons relacionamentos, e endireitar aqueles que são válidos serem consertados!

Um grande abraço, mano!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Kobscop e hanna mnd gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

24/3/2023, 19:17
24.03.2023, 19h06.

Salve, senhores. Boa noite.

Passando brevemente.

Saí de casa, passei o dia na biblioteca. Que bem que me faz ir na biblioteca, sair de casa.

De fato, estar aqui (ainda estou na biblioteca...) me instiga a render bem nos estudos. Vejo que outras pessoas estão também estudando e isso me impulsiona a seguir estudando.

Admiro muito aqueles que conseguem render nos estudos em casa, pois eu definitivamente percebi que não rendo muito bem.

Amanhã quero muito me organizar bem e poder passar aqui novamente. Infelizmente só fica até às 12h, mas é válido. Dá pra pelo menos estudar umas 3h/3h30 líquidas de manhã, o que já é válido. Peço a Deus, portanto, que eu possa dormir cedo hoje.

Quando chegar em casa, vou pegar a 02 e dar uma volta com ela, escutando alguma aula de Massimo Recalcati. Depois vou colocar o celular no porta luvas, desconectar a tomada da TV, tomar minha suplementação para dormir e cair no sono. Até que ontem dormi bem, graças a Deus.

Interessante que meus desejos sobre estudos são como um pêndulo... Ultimamente têm versado sobre as mais diversas áreas, filosofia, psicologia, ciências da saúde... ausauhsuhhu Enfim...

Eu andei refletindo um pouco sobre a jornada que estou seguindo... Optei por migrar de área, sair da minha área de formação e migrar para outra, considerando que os concursos nessa área saem mais do que um concurso específico para a área que eu queria muito fazer antigamente.

Acho que eu olhei mais com o pé no chão, e acredito ter tomado a escolha certa. Sei lá... Tenho que maturar isso daí...

Com + ou - 30 dias de reboot eu tive uma conversa com a mãe. Eu tenho fé que as coisas irão melhorar aqui em casa, e procurarei fazer a minha parte.

Nisso e no reboot, seguirei um dia de cada vez. Com paciência as coisas se ajustarão.

Acho que, no mais, é isso.

Como sempre, vou pedindo a Deus paciência para seguir um dia de cada vez com meu reboot. Afinal, o único momento que temos é o momento presente. Que possamos usufruir do momento presente da melhor forma possível. Também pedirei a Deus e direi à minha consciência para estar mais ciente dos gatilhos.

Vou começar a ouvir o audiobook de "Hábitos Atômicos" ou de "O Poder do Hábito", pois assim conduzo minha mente na direção que desejo.

É isso.

Amanhã estarei por aqui. Um grande abraço a todos!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Rottweiler, Kirateus, Christopher Moltisanti, Kobscop e hanna mnd gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Pra recordar todo dia!

24/3/2023, 19:22


"Coragem, coragem!

Mude!

Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.


Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas!

Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances!

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade!


Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia!
O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
A nova vida.
Tente, tente.

Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.


Almoce mais cedo,
jante mais tarde, ou vice-versa.
Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude, mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.


E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

E se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.


Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.


Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.


Só o que está morto não muda!"

- Edson Marques

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Lima Gomes, Kobscop e hanna mnd gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

25/3/2023, 21:59
Data venia, mas não sei ao certo como é que não me acometem outros tipos de desequilíbrios mentais... Só de cogitar essas hipóteses já é sinal de se se pode estar ultrapassando um nível não muito desejável.

Veja, pardonnez,-moi, mas eu preciso colocar "no papel" algumas coisas que guardo comigo. Eu acho que um diário serve para conduzir a vida com um pouco mais de lucidez, buscando acessar mais a razão e julgar com serenidade e coerência as coisas que nos acometem...

O que fazer, não é mesmo?

Meus cães me dão um pouco de sanidade mental.

Sendo mais direto e específico no que tange ao primeiro parágrafo, não sei como não me acometeu uma depressão ou coisas do tipo. Que continue assim... Não sei se é minha forma de portar diante do mundo, se talvez por eu adotar uma postura mais positiva diante dos acontecimentos me evita ficar imerso em pensamentos ruins... Não sei... E já me desculpo aqui por minha ignorância, afinal a doença a qual me referi neste parágrafo é uma doença séria e deve ser levada à sério...

Mas eu não sei, bicho...

Enfim...

Eu julgo que o relacionamento com a mãe renova em mim padrões tóxicos. É um desafio muito grande estar aqui e ficar ileso aos, pelo menos, 16 anos de comportamentos tóxicos por parte dela que só hoje, com 26, consigo ter um pouco mais de lucidez sobre as coisas que ela fazia e antes eu não percebia (por ser imaturo, ingênuo, e tals...).

Vamos para a parte light do post...

Acho que amanhã de manhã eu apago essas paradas que eu escrevo. Sei lá...

Vou vivendo um dia de cada vez... Buscando ressignificar as coisas. Amanhã vou na casa de uma amiga, vou me distrair, frequentar novos ares, relaxar...

Enfim, a parte light:

Tosei hoje o 01... hehe Nunca tinha tosado ele, bicho... Como eu sou matuto pra algumas coisas... Pois é, sempre levávamos o 01 para tomar banho fora de casa e tals, por isso sequer eu tinha me aventurado em eu mesmo fazer a tosa dele e tals... Ele deixou de boassa...

Bicho, eu estava projetando pra recuperação dele pelo menos aí uns 2 meses desde a data da cirurgia dele, mas ele com pouco menos de um mês já está bem que só. Eu pensava que os pontos iam fechar só a partir de 1 mês, mas já estão praticamente fechados... Confesso que não sei se foi minha projeção que foi equivocada, ou a recuperação dele foi rápida demais, ou a recuperação de bicho é mais rápida mesmo... Não sei...

Eu estava usando como parâmetro a recuperação que eu tive da minha perna, que não houve nenhuma fratura nem nada, mas demorou aí umas 4 semanas para a pancada estar recuperada por inteiro ...

Por enquanto, os exercícios físicos estão em stand-by. Estou usando a bike para ir para a biblioteca, o que é alguma coisa. O que eu quero é estudar, meu véi... Eu vou ficar é bitolado nessa parada de estudos... Vou me acordar ouvindo a legislação, dormir ouvindo a legislação, vou deixar a legislação tocando durante a madrugada, vou ouvir as aulas enquanto passeio... Quero ficar bitolado mesmo...

Entrando em aleatoriedade...

Ouvia uma aula do professor Karnal sobre Fundamentalismo e religiões. Falava com enfoque no islamismo, mas abrangia também o cristianismo e algumas outras religiões como um todo.

Acho muito lúcida a mente de Karnal, e bastante coerente a julgar as coisas como de fato elas são. Sem crer na existência de uma imparcialidade, mas creio que ele consegue julgar os acontecimentos com muita coerência.

Sobre o ateísmo e o teísmo, por exemplo, foi principalmente dele mesmo que eu ouvi que ser crente ou não-crente não faz de ninguém melhor ou pior; às vezes os ateus se julgam intelectualmente superiores aos crentes (crentes me refiro a quem "crer"; não estou usando a acepção brasileira para a palavra "protestante"); às vezes os crentes se julgam moralmente superiores aos ateus. E ao fim e ao cabo, acreditar em Deus ou não acreditar não faz alguém ser mais ou menos burro, mais ou menos moral do que outros...

Meu tempo se esvai, mas gosto de ouvir as aulas de Leandro Karnal. É uma mente que sabe de muita coisa e, ao meu ver, parece ser uma mente equilibrada e sã. Devo discordar de algumas escolhas de vida pessoais dele, o que é óbvio, afinal ele é ele e eu sou eu, mas enquanto pensador contemporâneo brasileiro é um dos que eu mais gosto. O que eu mais gosto, talvez... Acho que me traz paz ouvi-lo um pouco, ouvir suas aulas. Como falei, a mente dele traz um pouco de lucidez e tranquilidade diante das coisas, e o acho bastante coerente. E apesar de ele mesmo saber coisa pra carvalho, ele não se coloca, a meu juízo, como o intelectual arrogante que sabe de tudo e que é a régua para as questões do mundo, e aceita opiniões diferentes das suas. Pra alguém que tem a bagagem intelectual que ele tem e a vida que ele tem (professor, palestrante, fez parte da sua formação nos EUA, e fora as viagens mundo a fora que ele deve ter feito e não fica contando média por aí), acho que é uma pessoa demasiado humilde.

Enfim... Como falei, uma aleatoriedade.

Prometo que vou me ater mais ao escopo principal desse nobre recinto já a partir de amanhã.

Hoje fui à biblioteca e rendi 3h30 por lá, e depois terminei o estudo em casa. Estudei bem hoje, só não tanto quanto nos dias úteis, afinal é sábado.

No mais, é isso.

Flws, que meu tempo online se esvai!


Última edição por Gardenzio em 26/3/2023, 06:21, editado 1 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kirateus, Christopher Moltisanti, Marcos081 e Kobscop gostam desta mensagem

Christopher Moltisanti
Christopher Moltisanti
Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/07/2021
Idade : 29
Localização : Nova Jersey

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

26/3/2023, 00:31
Continue no progresso, sempre mantenha o hábito de estudar não importa qual área quer prestar.

_______________________________________
''A cura só acontece quando você se desintoxica das crenças que te limitam. Não é sobre aprender como se curar, é sobre desaprender tudo aquilo que intoxicou durante a vida''

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

26/3/2023, 07:38
É interessante o quanto às vezes eu paro e reflito sobre o quão importante é nutrir uma sanidade mental, mesmo diante de adversidades e percalços; diante da situação que for, seja boa ou ruim, buscar nutrir sempre uma saúde mental, ou inteligência emocional, termo que vinha sendo divulgado há uns 2 ou 3 anos por Daniel Golleman mas que, me parece, começou a entrar em off.

Não sei...

Eu sou muito curioso sobre as coisas... Aliás, não só eu, né... O homo sapiens chegou aonde chegou pela curiosidade. Eu sou curioso, meus cachorros também o são; os animais de forma geral precisam ser curiosos. Mas sou curioso sobre tudo. Se eu pudesse, estudaria todas as coisas mas, como sei que é humanamente impossível, concentro-me no que posso. Digo isso pois minhas vontades sobre cursos superiores oscilam muito. De nutrição à filosofia, penso em fazer várias coisas. No momento presente, porém, minha concentração é estudar para os concursos públicos.

Ontem ouvia alguns podcasts sobre concursos. A experiência da pessoa convidada se coadunava um pouco com a parca experiência que eu tive na iniciativa privada (não obstante já suficiente para projetar um hipotético futuro profissional e perspectivas empregatícias) e com uma visão de mundo mais pragmática e menos idílica sobre trabalho.

Mas voltando ao assunto do parágrafo primeiro... De fato, eu reflito sobre a saúde mental de forma geral e observo o quão ela é fundamental para seguirmos a vida. Apesar de ser um dado da natureza que todos morremos um dia, os bons e os maus, uma das grandes questões que o ser humano enquanto indivíduo precisa responder a si próprio é: "o que é que eu preciso fazer para que a minha vida valha a pena ser vivida?", pois não faz sentido ser algoz da própria existência.

Quantas e quantas mentes brilhantes não deixaram para nós contribuições majestosas sobre a vida e sobre o sentido da vida. Os estoicos falavam sobre a ataraxia, uma palavra difícil para descrever uma "ausência de perturbações, plenitude da alma, tranquilidade e paz de espírito"; Aristóteles usava outra palavra difícil, Eudaimonia, para descrever que o propósito da existência humana era e sempre foi a busca pela felicidade.

Houve um tempo, como escrevi antes, que eu era meu próprio algoz, mas não mais. Tão logo dei-me conta que eu precisava ser meu melhor amigo, tão logo percebi que eu precisava mudar minha conduta.

Não sei até que ponto viver aqui em casa ainda é estar numa zona de conforto forte (de modo que eu deveria buscar sair daqui e ir fazer minha vida) ou se é, de fato, uma fase que eu preciso realmente passar dados os objetivos e metas que propus abraçar para minha vida.

Porque por mais que nossos genitores tenham nos dado o dom mais precioso que é a vida, não estou nem estamos fadados a viver como escravos ou sempre à sua espreita. Sei que é sobramaneira contro-corrente falar isto - sobretudo depois de uma palestra que ouvia há 2 ou 3 semanas numa rede de televisão religiosa - mas os genitores nem sempre estão cobertos de razão, e nem sempre fazem bem a nós. É corriqueiro uma projeção tóxica dos genitores nos filhos das suas frustrações, de modo que a melhor coisa a se fazer é mesmo manter a distância. Mas é também muito verdade que há muitos genitores que querem sim nosso bem e que estão dispostos a fazer "das tripas coração" para dar o melhor para seus filhotes (sejam crianças, adolescentes ou adultos).

Quando eu tirei o ano sabático, para além da experiência pessoal que foi ímpar, eu estava em paz pois não tinha as discussões que tenho estando aqui. Não quero entrar em questões que são pesadas para além das que eu já abordo - e também buscando relatar simplesmente fatos buscando uma sanidade e equilíbrio emocional diante de algumas adversidades - mas é chato (para não usar outra palavra) ter que aturar e aguentar adjetivações à minha pessoa de características que absolutamente não me pertecem.

Os estoicos diriam: "e porque te perturbas com algo que sabes que não te pertence? e porque te perturbarias com algo que sabes que tens, quando alguém critica em ti? Afinal, no primeiro caso, estão equivocados; no segundo, estão apenas constatando o óbvio."

Pois é, ainda não atingi tamanha evolução intelectual e espiritual estoica e, talvez a carga emocional acumulada ao longo da convivência que é praticamente a idade de vida que eu "carrego" em minhas costas, me afeto com essas coisas. Se fosse um desconhecido, alguém com quem não convivo, simplesmente me afastaria; mas dentro de casa é mais chato.

Ainda assim, os estoicos têm [quase sempre] razão. Sou eu quem preciso evoluir ainda mais, creio.

Afinal como diz Marquinhos de Roma, vulgo Marco Aurélio, temos que nos levantar da cama cientes que encontraremos um cidadão de mal com a vida, estressado, frustrado, inconveniente, tosco, grosseiro, e isso não pode nem deve perturbar nossa existência.

E às vezes alguns dos nossos piores algozes podem estar também à nossa espreita onde vivemos.

Retomando Marquinhos, ou entendemos que o mundo é esse mesmo e que temos nós, enquanto indivíduos, que buscar a evolução, ou então estaremos fadados a nos queixar diante das coisas. Ou melhor dizendo, ou entendo que o mundo é esse mesmo e que tenho eu, enquanto ser, que buscar minha evolução intelectual/espiritual diante das adversidades, ou estarei fadado a ficar me queixando diante das coisas. Pois não é a primeira pessoa e não será a última que surge com suas "perturbações" (por falta de melhor palavra) e me afeta. Ora, me parece que, em verdade, quem precisa mudar sou eu, e não o outro, sobre o qual não tenho qualquer ingerência.

Data venia, mas eu sempre também fico muito curioso sobre aqueles que fazem críticas ao que pensam. Acho sobremaneira curioso aqueles que falam/criticam aqueles que pensam demais.

Bem, em verdade, é óbvio e para mim tácito que existe um grau de exercício intelectual sobre as coisas que, se ultrapassado, é mera especulação mental e não produz qualquer mudança prática concreta. Mas o cerne é que se as minhas condutas são tomadas sem pensar, aí é que tem algo de errado... É por óbvio que, se eu reflito demais sobre as coisas, isso pode não produzir nenhuma transformação; mas tido por igualmente óbvio que se eu não reflito sobre minhas ações, é provável que todas sejam pífias.

A reflexão é importante. Sempre. Cabe ao indivíduo, ciente de que é preciso ter sempre uma justa medida para tudo (ou a máxima da "diferença entre o remédio e o veneno" das ciências da saúde), buscar o ponto de equilíbrio.

Ao fim e ao cabo, porém, busco lembrar-me que todos os problemas que eu tenho são ocasionados pela PMO.

Sabemos que existe sim a possibilidade de que a PMO seja apenas a ponta do iceberg dos nosso problemas (e em muitos casos o é). Mas como meu propósito não é investigar sobre se o surgimento primeiro foi do ovo ou da galinha, o que eu sei é que - em sendo a PMO causadora dos problema ou apenas a ponta do iceberg - a minha jornada em buscar de estar PMO free 'nd clean precisa ser atualizada, um dia de cada vez, com serenidade e paz.

Aí retomam-me a questões que tocam a mim e também a quase todos: "e porque, oh diabos, que eu sei o que deve ser feito e não faço? Porque faço o mal que eu não quero, mas o bem que eu quero fazer eu não faço?"

Sócrates dizia que a prática da virtude (ou do bem ou das coisas que nos fazem bem, por extensão) se dá pelo conhecimento. Mas ao fim e ao cabo as outras galerinhas que também estudavam esses temas gerais da vida argumentaram em sentido ou contrário ou contrário em partes.

Tem um ramo da psicologia que adota justamente essa hipótese socrática: se o indivíduo sabe o que é bom, buscará pelo bem.

Mas ao fim e ao cabo, tanto eu quanto outros sabemos que isso não é necessariamente verdade. Pode sê-lo, mas não necessariamente. É dado por óbvio e tácito que conhecer o que me faz bem e o que me faz mal me impulsione a buscar pelo bem (e não é a toa que estou aqui nesse nobre recinto), mas e porque então eu já não estou +90 dias free? Porque não é apenas isso; não é suficiente apenas "saber". É comum do homo sapiens saber o que lhe faz mal e mesmo assim buscar pelo mal. Como classificam isso eu não sei ... Neurose? Talvez sim em alguns casos, em outros nem tanto.

A resposta à pergunta mas e porque então eu já não estou +90 dias free? mesmo sabendo do que me faz bem e mal não é muito abstrata: estamos falando de um vício, de um verdadeiro vício. Saber disso não deve ser ferramenta para justificar resets, mas sim para fortalecer o entendimento de que eu preciso buscar pela minha recuperação, e reciclá-la diariamente, um dia de cada vez.

Mas retomo ao ponto de que saber sobre o que me faz bem ou mal me impulsiona a buscar pelo bem, se eu adotar o princípio aristotélico de que o sentido da vida é buscar a felicidade, a Eudaimonia.

Pois bem... Parece-me que oggi eu filosofei um pouco, vero?

Eh, eu acho que, como sempre, é preciso buscar refúgio numa tranquilidade da alma.

Às vezes eu me preocupo por estar ainda estudando, por ainda estar sem trabalho. Por definição não é desemprego, mas não sei qual é a classificação que o IBGE dá. Como não existe a classificação "concurseiro" ou "concursando", restar-me-ia me lamentar por ser ainda um estudante quando eu poderia estar trabalhando. Mas porque lamentar-me diante disso, não é verdade, se foi essa a escolha que eu tomei, julgando essa uma boa escolha a ser tomada?

É verdade que o trabalho dignifica o homem, mas um dia de estudos bem estudado dá proposito a minha vida. Hoje irei me preparar para ir para a biblioteca; acho que depois da prova de domingo entendi que a minha atual ocupação será ser concursando. Eu queria passar (era um daqueles que estavam no meu radar de preferidos), mas não se foi agora, haverão outros ônibus passando na estação. E é bem provável, como vários ônibus, que o mesmo que passou agora passe novamente... Só não sabemos ainda quando, mas sem dúvidas passará. "A sorte é quando o preparo encontra a oportunidade". Keep walkin'.

Acho que por hoje está bom.

Como sempre fui esperançoso, eu vou buscar encontrar a solução para os problemas daqui de casa. Estou convicto de que, tão certo quanto 2 + 2 = 4, todos os problemas têm solução, e esse será diferente. Vou buscar seguir, levantar-me de cabeça erguida.

Acho que um dos cernes da vida é saber perdoar. Eu acho que falta eu dar perdão, e falta a minha mãe me perdoar. Perdoar de verdade, no sentido de permitir-se construir uma nova vida. Eu acho que é isso.

Como sempre, um dia de cada vez. Um dia de cada vez.

Hoje à noite terei meu compromisso pessoal comigo mesmo: a minha recuperação. Seja com os cursos online, seja lendo o Fórum ou o e-book; de noite, antes de dormir, meu compromisso é com minha recuperação e ela está acima de tudo, só não de Deus.  

Segue o baile...


Última edição por Gardenzio em 26/3/2023, 07:54, editado 6 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop e eduxx gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

26/3/2023, 07:42
Christopher Moltisanti escreveu:Continue no progresso, sempre mantenha o hábito de estudar não importa qual área quer prestar.

Obrigado, meu nobre Moltisanti! Com certeza manterei o hábito dos estudos Faz-me muito bem!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

26/3/2023, 16:09
olá amigo, quando fazemos atividades fora de casa dá uma sensação muito boa, quanto ao intelectual que tu citou, uma coisa que tenho aprendido é que conseguimos aprender coisas novas em todo lugar que estamos. Bora pra frente abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

27/3/2023, 14:33
Nobre Gardenzio!
Segue firme na luta!

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

27/3/2023, 21:15
Kaneki escreveu:olá amigo, quando fazemos atividades fora de casa dá uma sensação muito boa, quanto ao intelectual que tu citou, uma coisa que tenho aprendido é que conseguimos aprender coisas novas em todo lugar que estamos. Bora pra frente abçs.

É isso, meu amigo! Sair de casa faz muito bem, pegar novos ares, talvez conhecer novas pessoas e tals... é sempre bom. Um grande abraço, mano!

Kobscop escreveu:Nobre Gardenzio!
Segue firme na luta!

Torcendo por você!

Obrigado pela passagem, ilustre Kobs! Grande abraço, meu amigo!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Um dia de cada vez...

27/3/2023, 21:47
Muy buenas, chicos. Que tal?

Seguindo, senhores.

Seguindo.

Nada como um dia após o outro.

Fui à biblioteca hoje. Estudei bem.

Ir a biblioteca tem sido fundamental. Meu foco melhora lá e eu me desafio a continuar estudando, pois vejo outros estudando também.

Sinto-me bem.

Pro reboot o que tenho que fazer é buscar viver a vida real, tlgd... A vida real. O vício em PMO faz com que alimentemos fantasias na nossa mente, e vivamos um mundo paralelo, que só existe na nossa mente. E não estou dizendo que é pra concretizar o que se pensa no mundo real, sobretudo algumas fantasias.

A mente mente, às vezes. E o viciado (me incluo, por óbvio) vive uma eterna ilusão. Estava no elevador da biblioteca hoje pensando nisso. Às vezes, se eu não me policiar, posso me perder em fantasias (que já tem um tempo que estão controladas) que só existem na minha mente. Não dá para viver uma realidade paralela, é muito ruim; é muito ruim pois na hora que a realidade bate na porta você se dá conta que vivia uma mentira. E sabemos, né, várias e várias cenas que a indústria P cria para gerar ainda mais dopamina na mente nunca serão concretizadas na vida real, porque a mulher com a qual você se juntará não vai querer fazer o que você vê... E não é só questão de querer fazer, é questão de que não é saudável mesmo, pois não é saudável, não faz bem, faz mal mesmo. A pornografia é a morte do amor. Pornografia assassina o amor, uma joia rara de se encontrar. A pornografia é literalmente um lixo tóxico para a mente, que deturpa gostos e que ao final não nos dá plenitude da vida.

É porque a verdade é que, não obstante o mundo moderno tenha nos trazido inúmeras facilidades, ele também nos presenteou um mundo muito líquido: tudo vai e vem muito rápido, as coisas estão a um clique de nossa mão, às vezes nem precisamos mais cozinhar, basta pedir um ifood e em 25 min tá o ifood em casa; tem pizza pronta, não precisa mais preparar o tomate, cozinhá-lo, preparar a massa, colocar no forno, colocar o formaggio mozzarella con basilico, é tudo já pronto. E os relacionamentos também estão muito líquidos. E parece mais cômodo buscar entorpecimento (ou seja, buscar um falso prazer) na PMO, uma vez que é bem mais trabalhoso ter que sair de casa, convidar uma dama para conversar, ela ter interesse, enfrentar a possiblidade de ela não querer ficar com você, ter que lidar com a rejeição, entender que é preciso se cuidar para ficar mais atraente, e coisas do gênero, tlgd... E vive-se numa ilusão de que buscar por PMO é como buscar por prazer, quando na verdade se está buscando entorpecimento (igual ao álcool ou aos narcóticos, que te entorpecem e no dia seguinte você fica mal... bate a brisa no momento, e tão fugaz quanto ela veio tão fugaz ela se esvai...).

E eu acho que a jornada de quem está viciado em PMO é ir percebendo essas ciladas. Eu caio nessas ciladas também, muitas vezes eu sou vítima dessa cilada. Da cilada de que parece mais fácil estar no 5 contra 1, de que é mais fácil buscar por PMO quando na verdade eu deveria sair de casa, conhecer mais gente... Só que essa parada de sair de casa e conhecer mais gente dá trabalho, tlgd, às vezes bate um pouco de timidez, sair de casa demanda sairmos da nossa zona de conforto, mas é só saindo da zona de conforto que se pode experimentar o avanço e a melhoria.

Porque um dos verdadeiros sentidos da vida, entre vários, é amar uma outra pessoa. E reconheçamos, senhores: a pornografia é o exato contrário do amor. É a materialização da banalização do belo (a relação sexual) e da deturpação do amor. Não falo isso baseando-me em princípios religiosos, não obstante saiba que princípios religiosos seguem interpretações semelhantes... E que boa parte de minha visão de mundo hoje é constituída pela "formação religiosa" que tive no passado...  

Eu acho que com 26 anos minha visão sobre o mundo e sobre a relação sexual tem melhorado. Antes era muito influenciada pela visão tóxica da PMO. Infelizmente ainda vem essa toxicidade, afinal ainda estou caindo às vezes, mas melhorou bastante, julgo. Acho que antigamente, por estar tão imerso nesse lixo tóxico chamado PMO, eu às vezes chegava a achar que não deveria fazer sexo, que sexo era algo ruim. Na verdade - apesar de também a relação sexual ser muito deturpada atualmente , pois faz-se sexo quase que como um rato num cio, sem sequer conhecer a alma da pessoa, seus gostos, suas vontades, para então fazer-se um com ela - o sexo é algo muito bonito, é a expressão máxima do amor entre duas almas, entre um homem e uma mulher.

Eu leio os diários por aqui, e algumas perguntas que eu vejo nos diários eu também me faço: pqp, se eu sei que me faz mal, porque continuo buscando a P?

Eu acho que a resposta é simples: é um vício, mano. É um vício sério. Não dá pra menosprezar um vício. Saber do vício deve nos fazer buscar pela cura e libertação.

Vi uma frase de um cara 10.000 vezes mais inteligente que eu, que talvez resume algo que eu queria expor antes, mas não soube ter a inteligência de Hegel: "a informação gera a ação e a desinformação gera a conformação". Essa frase se aplica a várias coisas do mundo, mas creio que também pode se aplicar no contexto do vício em PMO.

Enfim...

Eu como sempre sou um entusiasta das belas reflexões.

Julgo que um dos vários dons da vida é saber perseguir sempre a virtude, como dizem os filósofos e como fiz a frase de Juvenal: "Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio: certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude." E da mesma forma que se cuida do corpo com a prática dos exercícios e uma alimentação mais regrada e sã, faz-se necessário alimentar a mente com as melhores ideias. Do contrário, a mente também vai ficando podre, ou velha, ou tóxica.

E acho que meio isso aí.

Como diria Belchior: "Eu sou apenas um rapaz latino-americano, [com um tiquin de] sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior [da "cidade grande"], mas trago de cabeça uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia 'Tudo é divino tudo é maravilhoso'". Apesar de nunca ter sido fã de Belchior, nem de conhecer suas músicas nem vida pessoal, essa música é interessante...

"A esperança", como gosto de me lembrar, "é o combustível da alma".

Fica na paz, jogador. Um grande abraço!

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio:
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."


Última edição por Gardenzio em 28/3/2023, 05:42, editado 2 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Christopher Moltisanti, Kobscop e BL gostam desta mensagem

BL
BL
Mensagens : 329
Data de inscrição : 22/10/2022
Idade : 19

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

27/3/2023, 23:17
Gardenzio escreveu:Muy buenas, chicos. Que tal?

Seguindo, senhores.

Seguindo.

Nada como um dia após o outro.

Fui à biblioteca hoje. Estudei bem.

Ir a biblioteca tem sido fundamental. Meu foco melhora lá e eu me desafio a continuar estudando, pois vejo outros estudando também.

Sinto-me bem.

Pro reboot o que tenho que fazer é buscar viver a vida real, tlgd... A vida real. O vício em PMO faz com que alimentemos fantasias na nossa mente, e vivamos um mundo paralelo, que só existe na nossa mente. E não estou dizendo que é pra concretizar o que se pensa no mundo real, sobretudo algumas fantasias.

A mente mente, às vezes. E o viciado (me incluo, por óbvio) vive uma eterna ilusão. Estava no elevador da biblioteca hoje pensando nisso. Às vezes, se eu não me policiar, posso me perder em fantasias (que já tem um tempo que estão controladas) que só existem na minha mente. Não dá para viver uma realidade paralela, é muito ruim; é muito ruim pois na hora que a realidade bate na porta você se dá conta que vivia uma mentira. E sabemos, né, várias e várias cenas que a indústria P cria para gerar ainda mais dopamina na mente nunca serão concretizadas na vida real, porque a mulher com a qual você se juntará não vai querer fazer o que você vê... E não é só questão de querer fazer, é questão de que não é saudável mesmo, pois não é saudável, não faz bem, faz mal mesmo. A pornografia é a morte do amor. Pornografia assassina o amor, uma joia rara de se encontrar. A pornografia é literalmente um lixo tóxico para a mente, que deturpa gostos e que ao final não nos dá plenitude da vida.

É porque a verdade é que, não obstante o mundo moderno tenha nos trazido inúmeras facilidades, ele também nos presenteou um mundo muito líquido: tudo vai e vem muito rápido, as coisas estão a um clique de nossa mão, às vezes nem precisamos mais cozinhar, basta pedir um ifood e em 25 min tá o ifood em casa; tem pizza pronta, não precisa mais preparar o tomate, cozinhá-lo, preparar a massa, colocar no forno, colocar o formaggio mozzarella con basilico, é tudo já pronto. E os relacionamentos também estão muito líquidos. E parece mais cômodo buscar entorpecimento (ou seja, buscar um falso prazer) na PMO, uma vez que é bem mais trabalhoso ter que sair de casa, convidar uma dama para conversar, ela ter interesse, enfrentar a possiblidade de ela não querer ficar com você, ter que lidar com a rejeição, entender que é preciso se cuidar para ficar mais atraente, e coisas do gênero, tlgd... E vive-se numa ilusão de que buscar por PMO é como buscar por prazer, quando na verdade se está buscando entorpecimento (igual ao álcool ou aos narcóticos, que te entorpecem e no dia seguinte você fica mal... bate a brisa no momento, e tão fugaz quanto ela veio tão fugaz ela se esvai...).

E eu acho que a jornada de quem está viciado em PMO é ir percebendo essas ciladas. Eu caio nessas ciladas também, muitas vezes eu sou vítima dessa cilada. Da cilada de que parece mais fácil estar no 5 contra 1, de que é mais fácil buscar por PMO quando na verdade eu deveria sair de casa, conhecer mais gente... Só que essa parada de sair de casa e conhecer mais gente dá trabalho, tlgd, às vezes bate um pouco de timidez, sair de casa demanda sairmos da nossa zona de conforto, mas é só saindo da zona de conforto que se pode experimentar o avanço e a melhoria.

Porque um dos verdadeiros sentidos da vida, entre vários, é amar uma outra pessoa. E sabemos, senhores, reconheçamos: a pornografia é o exato contrário do amor. É a materialização da banalização do belo (a relação sexual) e da deturpação do amor. Não falo isso baseando-me em princípios religiosos, não obstante saiba que princípios religiosos seguem interpretações semelhantes... E que boa parte de minha visão de mundo hoje é constituída pela "formação religiosa" que tive no passado...  

Eu acho que com 26 anos minha visão sobre o mundo e sobre a relação sexual tem melhorado. Antes era muito influenciada pela visão tóxica da PMO. Infelizmente ainda vem essa toxicidade, afinal ainda estou caindo às vezes, mas melhorou bastante, julgo. Acho que antigamente, por estar tão imerso nesse lixo tóxico chamado PMO que eu achava que eu às vezes chegava a achar que não deveria fazer sexo, que sexo era algo ruim. Na verdade, apesar de também a relação sexual ser muito deturpada atualmente (faz-se sexo quase que como um rato num cio, sequer se conhece a alma da pessoa antes para então fazer-se um com ela), o sexo é algo muito bonito, é a expressão máxima do amor entre duas almas, entre um homem e uma mulher (pelo menos na visão de mundo que EU tenho, e respeitando quem tenha outra visão de mundo; da mesma forma que eu respeito quem pensa diferente de mim, gostaria que respeitassem a mim que penso de diferente de alguém).

Eu leio os diários por aqui, e algumas perguntas que eu vejo nos diários eu também me faço: pqp, se eu sei que me faz mal, porque continuo buscando a P?

Eu acho que a resposta é simples: é um vício, mano. É um vício sério. Não dá pra menosprezar um vício. Saber do vício deve nos fazer buscar pela cura e libertação.

Vi uma frase de um cara 10.000 vezes mais inteligente que eu, que talvez resume algo que eu queria expor antes, mas não soube ter a inteligência de Hegel: "a informação gera a ação e a desinformação gera a conformação". Essa frase se aplica a várias coisas do mundo, mas creio que também pode se aplicar no contexto do vício em PMO.

Enfim...

Eu como sempre sou um entusiastas das belas reflexões.

Acho que no dom da vida temos que buscar sempre a virtude, como dizem os filósofos e como fiz a frase de Juvenal: "Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio: certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude." E da mesma forma que se cuida do corpo com a prática dos exercícios e uma alimentação mais regrada e sã, faz-se necessário alimentar a mente com as melhores ideias. Do contrário, a mente também vai ficando podre, ou velha, ou tóxica.

E acho que meio isso aí.

Como diria Belchior: "Eu sou apenas um rapaz latino-americano, [com um tiquin de] sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior [da "cidade grande"], mas trago de cabeça uma canção do rádio em que um antigo compositor baiano me dizia 'Tudo é divino tudo é maravilhoso'". Apesar de nunca ter sido fã de Belchior, nem de conhecer suas músicas nem vida pessoal, essa música é interessante...

"A esperança", como gosto de me lembrar, "é o combustível da alma".

Fica na paz, jogador. Um grande abraço!

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio:
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."
"A pornografia é a morte do amor. Pornografia assassina o amor, uma joia rara de se encontrar" Como nunca vivi nada amoroso/ algo do tipo, não sei nem como me sentir em relação a essa frase, mas me impacta. Acho que essa é a maior prova de que ele é real. Constantemente imerso sob pornô, minha mente realmente sempre buscou vivenciar idealizações de prazeres, satisfações carnais, creio que nunca vivi uma relação pura baseada no amor com outra pessoa, sempre foi às custas de uma paixão do vício da cabeça de cima influenciando a de baixo.

Enfim, prabéns pelo dia, Gardenzio! É sempre bom ler suas reflexões!

Gardenzio, Vitoriosa e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/3/2023, 21:31
Bruno Lopes escreveu: "A pornografia é a morte do amor. Pornografia assassina o amor, uma joia rara de se encontrar" Como nunca vivi nada amoroso/ algo do tipo, não sei nem como me sentir em relação a essa frase, mas me impacta. Acho que essa é a maior prova de que ele é real. Constantemente imerso sob pornô, minha mente realmente sempre buscou vivenciar idealizações de prazeres, satisfações carnais, creio que nunca vivi uma relação pura baseada no amor com outra pessoa, sempre foi às custas de uma paixão do vício da cabeça de cima influenciando a de baixo.

Enfim, prabéns pelo dia, Gardenzio! É sempre bom ler suas reflexões!

Salve, ilustre Bruno Lopes!

Vi essa frase "a pornografia mata o amor" no diário do Antonio71, salvo engano. Entendo seu ponto. Mas acho que para tudo tem um tempo, mano. Se você ainda não viveu um amor, como relatas, tenho certeza que viverás. Acho que compartilho com você algo que talvez você tenha dito nas entrelinhas, que é que ao buscar pelo prazer fugaz da P, acabamos ficando mais frios e fechados a um amor verdadeiro na vida real, saca?!

Obrigado pela passagem e pela força, meu amigo. Um grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop e BL gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

28/3/2023, 21:57
28.03.2023, 21h32.

Salve. Buona sera, raga.

Não vou mentir, mas gostaria de fazer um pouco de psicanálise comigo mesmo aqui. Mas o tempo é curto e talvez eu não consiga fazê-la por completo.

Ontem estudei bem. Ultrapassei a meta de ontem e peguei um pouco da meta de hoje ontem mesmo. Hoje precisei sair mais cedo para levar o 01 na fisio, mas conseguir bater a meta de hoje e de ontem.

Bicho, tá tarde agora. Eu gostaria de dormir mais cedo. Estou me acordando às 6h20 quando gostaria de me acordar às 5h20. Enfim...

Bom, o 01 está bem. A médica fez uma prótese adaptada para ele, e deu super certo. Ele está com um problema de propriocepção e precisa de uma órtese para corrigir. É f* porque é um colateral da cirurgia que ele passou. Eu esperava que ele fosse se recuperar só depois de uns 3 meses, no entanto ele já está 95% bem. Eu fico feliz e fico muito besta. Dá felicidade mesmo ver esse bicho melhorando. O único problema é que o 01 dá trabalho para os médicos, pois ele é um pouco brabo. Eu tenho responsabilidade sobre isso, e sei que a galera fica olhando troncho e, como o homo sapiens é por natureza "gossipador" (fofoqueiro), com certeza deve haver algum comentário acerca do 01. Enfim, evoco a prerrogativa da sutil arte de ligar o f* e sigo com a vida, ora bolas.

Quando cheguei em casa, passeei com a 02. Outra cachorra fenomenal. Tive muita sorte de adotá-la e não ter sido uma cachorra "aloprada" ou agitada demais. A 02 é um doce, melhor impossível.

Fiquei feliz de ver o 01 com pique e disposição. E ver que está respondendo bem aos exercícios.

Tou achando que está meio corrida a rotina. Vou me organizar para terminar as coisas mais cedo.

Por hoje, nada de excepcional para relatar.

Escutava um pouco de Marquinhos, imperador de Roma, enquanto levava o 01 à fisio. Me impressiona tamanhas palavras sábias contidas naquele livro Meditações. É muita sabedoria de vida, muita coisa que agrega na vida e expande tua cabeça ao ler/ouvir. É sensacional. Cada vez mais que vou conhecendo aos poucos as obras estoicas, mais me admiro com suas ideias.

Enfim... Ainda nem terminei de ler o livro "Falsa religião e a Amizade Enganadora", que fala sobre o livro de Jó, mas estou gostando muito. A teologia por trás da história de Jó é uma joia rara quando nos deparamos com alguns modelos teológicos contemporâneos e antigos também... Enfim... Ainda não estou habilitado o suficiente para discutir teologias cristãs. Mas o título do livro que estou lendo é muito bom, pois quem conhece a história de Jó sabe a o que o título se refere. Enfim, é um livro muito bom de se ler, e uma pena que eu não tenha tido contato antes com esse livro. Talvez porque demanda um pouco de maturidade de vida mesmo para entendê-lo. Mas estou me interessando pelo argomento.  

No mais, é isso. Vou seguindo.

Até a próxima, jogador.

Pra concluir, vamos de Falamansa:



"Quero ver quem segura essa barra
até a hora que eu voltar"
Vou sair, pra preencher um vazio no peito
Tô meio sem jeito de falar
Quero ver, se eu cair agora
Quem é que vai me levantar?"

Já pedi ao Sol
Já pedi ao mar
Já pedi à Lua
Às estrelas do céu já pedi
Quase tudo que consegui
Eu ganhei da rua

Deixo na mão de quem quiser
Deixo na mão de quem quiser
Deixo na mão de quem quiser

Já pedi ao Sol
Já pedi ao mar
Já pedi à Lua
Às estrelas do céu já pedi
Quase tudo que consegui
Eu ganhei da rua

Se o céu brilhar de novo no horizonte, avisa!
E pode ter certeza que eu tô lá pra ver
Se a liberdade te trair e precisar de alguém, avisa!
Ou se tudo correr bem e não precisar
Avisa
Parece até que o vento traz o sentimento
Ele nem faz questão de nos avisar
Pro vento que traz sofrimento
Que sopre pra outro lugar
Pro vento que traz amor
Não vejo a hora de você chegar"

"Pro vento que traz sofrimento
Que sopre pra outro lugar
Pro vento que traz amor
Não vejo a hora de você chegar"


Última edição por Gardenzio em 29/3/2023, 19:32, editado 2 vez(es)

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki, Kobscop e BL gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7482
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

29/3/2023, 10:17
olá amigo, parabéns pelo foco e dias conquistados, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.

Contador:

Meta 65 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

29/3/2023, 10:56
Salve Gardenzio!
Quase uma semana, meu nobre.
Segue firme.

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

29/3/2023, 18:57
Kaneki escreveu:olá amigo, parabéns pelo foco e dias conquistados, abçs.

Obrigado, meu nobre Kaneki! Grande abraço!

Kobscop escreveu:Salve Gardenzio!
Quase uma semana, meu nobre.
Segue firme.

Torcendo por você!

Pois é, meu amigo Kobs! Já quase 1 semana! Bora pra frente. Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Um dia de cada vez...

29/3/2023, 19:12
29.03.2023, 18h57.

Salve.

Um dia de cada vez.

Hoje estudei bem, graças a Deus. Saí bem cedo de casa, e consegui render bem na biblioteca.

O que mais dizer?

Não sei.

Hoje, não sei por qual razão, me sobrevieram pensamentos de baixa auto-estima... Estranho, isso...

Tive uns sonhos estranhos nessa noite, mas não tinham conteúdo sexual. A primeira coisa que fiz ao me acordar foi buscar pelo significado dos sonhos. Freud tem um livro chamado "A Interpração dos Sonhos", mas ainda não o li. Talvez se eu fosse mais místico associaria o sonho a alguma mensagem sobrenatural, mas como Dr. Sigmund disse que os sonhos são manifestações, interpretações e desejos do inconsciente, então eu prefiro associar os sonhos às interpretações do inconsciente do que associá-los a alguma entidade sobrenatural, o que em nada, julgo eu, põe em cheque a ausência ou presença de um ser sobrenatural (que, para quem crer, deu-nos o dom da vida, com o consciente o inconsciente psíquicos presentes em todos os homo sapiens sapiens contemporâneos).

Eu ando refletindo sobre a vida e tals... Acho que estou me tornando bastante estoico. A filosofia estoica tem me ajudado muito a seguir com serenidade e paz, sobretudo instigando-me a fazer uso da faculdade que fez o homo sapiens se sobressair diante dos outros animais: a razão. A douta razão. Mas até atingir um nível em que a razão passa a ser tua melhor mestre, guia e amiga demanda-se muito trabalho e empenho.

Vou tirar esse início de noite para recuperar minha mente e meu espírito. Descansá-los, pois amanhã tem mais.

Bom, acho que no mais é isso.

Equivoquei-me ao pensar que um estudo "meia-boca" me garantiria aprovação em certos concursos. Mas foi bom para me ensinar muitas coisas. Se se diz que coisas que valem a pena ser conquistadas demandam esforço, dedicação e empenho, então talvez eu esteja no caminho certo.

Preciso, porém, de um pouco mais de sabedoria e discernimento.

A sensação que tenho enquanto adulto é que não posso depender de ninguém para poder seguir com minha vida em sanidade. Talvez seja um indício da vida de que eu preciso me desgrudar de meus pais e seguir minha vida com independência, preparar-me para as adversidades e nutrir um bom espírito diante dos obstáculos.

Vou seguindo assim, um dia de cada vez. Afinal, o único momento que eu tenho a disposição é o momento presente. Não é salutar ficar se lamentando de momentos que já passaram e não existem mais. Salutar é, em verdade, buscar construir no aqui e agora a vida que eu desejo desfrutar, para que, em esperança, eu possa usufruir de um futuro melhor (não apenas materialmente falando, mas sobretudo de paz de espírito).

Entre os maiores bens da humanidade, excluem-se as joias os relógios adornados com diamantes de príncipes do Médio-oriente: a paz de espírito, que é a ausência de perturbações no espírito, é o bem que deveria estar no topo das prioridades da existência humana.

Até amanhã, senhores.

Um dia de cada vez.

Um dia

de cada

vez.

E punto e basta.

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio:
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."

"Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Coragem, valente guerreiro! Um dia de cada vez...

29/3/2023, 19:40


"Coragem, coragem!

Mude!

Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.


Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas!

Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances!

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade!


Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia!
O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
A nova vida.
Tente, tente.

Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.


Almoce mais cedo,
jante mais tarde, ou vice-versa.
Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude, mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.


E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

E se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.


Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.


Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.


Só o que está morto não muda!"

- Edson Marques

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop e KobeBryant gostam desta mensagem

KobeBryant
KobeBryant
Mensagens : 112
Data de inscrição : 01/02/2022
Idade : 23

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

29/3/2023, 19:43
Gardenzio escreveu:

"Coragem, coragem!

Mude!

Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.


Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas!

Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances!

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade!


Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia!
O novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
A nova vida.
Tente, tente.

Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.


Almoce mais cedo,
jante mais tarde, ou vice-versa.
Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude, mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.


E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

E se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.


Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.


Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.


Só o que está morto não muda!"

- Edson Marques

Simplesmente foda!!! 👊🏻

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2067
Data de inscrição : 16/11/2021

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

30/3/2023, 11:58
Nobre Gardenzio!
Parabéns pela semana limpa.

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo

Gardenzio gosta desta mensagem

Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 3951
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 27
Localização : Agrigento

Gardenzio - Sim, nós podemos. - Página 30 Empty Re: Gardenzio - Sim, nós podemos.

30/3/2023, 21:03
KobeBryant escreveu:

Simplesmente foda!!! 👊🏻

Bote fé, muito boa!

Kobscop escreveu:Nobre Gardenzio!
Parabéns pela semana limpa.

Torcendo por você!

Obrigado pela presença, meu amigo Kobs, e pela força! Grande abraço!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



Kobscop gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos