Ir para baixo
Gardenzio
Gardenzio
Mensagens : 4063
Data de inscrição : 02/11/2016
Idade : 28
Localização : Agrigento

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

21/8/2024, 20:23
RousseauStrong escreveu:A vontade de recair e as tentações querem me derrubar de novo.

Confesso que nesses dias recentes havia recaído bastante nos desejos do vício. Porém, no domingo passado, uma paz tomou conta de mim quando pedir perdão a Deus pelas falhas, afim de me livrar desse mal. E de alguma forma, isso me acalmou e me deu uma certa clareza. No entanto, de lá pra cá vem surgindo algumas consequências normais pós-recaída: insegurança, medo, excesso de pensamentos, ansiedade... coisas em que devo trabalhar a partir de agora. 

E além disso tudo: efeito caçador.

Só agora de manhã fazendo essa postagem veio um pensamento de mergulhar novamente na PMO. É incrível que quando vc estabelece um plano para fazer, esse prazer artificial surge de bandeja para jorrar todo seus benefícios no ralo.

Outra questão q devo me policiar: as tecnologias - instagram, youtube. Há muita distração e se não tiver cuidado, acabo caindo nas demais distrações.

Acredito que o ideal é entrar em determinados momentos específicos para ver um equilíbrio. 

Portanto, o desejo maior a partir de agora é fazer o meu dia o melhor possível - com boas atividades e realizações - e focar no que é realmente essencial.

Logo mais trarei relatos diários assim que possível. 

Um forte abraço, meus boinadores. tmj

E aí, meu irmão Jean Jacques Rousseau!

Mano, o vício é traiçoeiro demais. Queremos fazer uma coisa, a nossa mente consciente diz uma coisa, mas ao mesmo tempo a mente viciada diz para fazer justamente o que não queremos. Paulo de Tarso resumiu muito bem essa dicotomia: "não faço o bem que eu quero, mas o mal que eu não quero esse eu faço".

É profundo. Mas ao mesmo tempo vejo que precisamos reconhecer a força avassaladora desse vício que, se não nos guiarmos para barrá-lo, ele vencerá de nós por mais que não queiramos. 

Mas você conseguirá, meu amigo. Eu infelizmente resetei 4 vezes esse mês, depois de uma marca que eu estava me sentindo super bem. Vacilei. Mas é caindo e buscando fazer melhor sempre. 

Torço por vc, meu irmão! Segue firme sempre. Abraço e fica na paz!!

_______________________________________
Acessar meu diário

https://umavidaemliberdade.blogspot.com/

"Scientia potentia est"



luta diária, Kobscop e Igoranb gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

22/8/2024, 09:45
Kobscop escreveu:Segue firme boinador. Evite os gatilhos.

Torcendo por você!

Salve, meu amigo Kobs! 

Obrigado pelo apoio de sempre, irmão. Evitarei os gatilhos na medida do possivel.

Abração!


Gardenzio escreveu:
RousseauStrong escreveu:A vontade de recair e as tentações querem me derrubar de novo.

Confesso que nesses dias recentes havia recaído bastante nos desejos do vício. Porém, no domingo passado, uma paz tomou conta de mim quando pedir perdão a Deus pelas falhas, afim de me livrar desse mal. E de alguma forma, isso me acalmou e me deu uma certa clareza. No entanto, de lá pra cá vem surgindo algumas consequências normais pós-recaída: insegurança, medo, excesso de pensamentos, ansiedade... coisas em que devo trabalhar a partir de agora. 

E além disso tudo: efeito caçador.

Só agora de manhã fazendo essa postagem veio um pensamento de mergulhar novamente na PMO. É incrível que quando vc estabelece um plano para fazer, esse prazer artificial surge de bandeja para jorrar todo seus benefícios no ralo.

Outra questão q devo me policiar: as tecnologias - instagram, youtube. Há muita distração e se não tiver cuidado, acabo caindo nas demais distrações.

Acredito que o ideal é entrar em determinados momentos específicos para ver um equilíbrio. 

Portanto, o desejo maior a partir de agora é fazer o meu dia o melhor possível - com boas atividades e realizações - e focar no que é realmente essencial.

Logo mais trarei relatos diários assim que possível. 

Um forte abraço, meus boinadores. tmj

E aí, meu irmão Jean Jacques Rousseau!

Mano, o vício é traiçoeiro demais. Queremos fazer uma coisa, a nossa mente consciente diz uma coisa, mas ao mesmo tempo a mente viciada diz para fazer justamente o que não queremos. Paulo de Tarso resumiu muito bem essa dicotomia: "não faço o bem que eu quero, mas o mal que eu não quero esse eu faço".

É profundo. Mas ao mesmo tempo vejo que precisamos reconhecer a força avassaladora desse vício que, se não nos guiarmos para barrá-lo, ele vencerá de nós por mais que não queiramos. 

Mas você conseguirá, meu amigo. Eu infelizmente resetei 4 vezes esse mês, depois de uma marca que eu estava me sentindo super bem. Vacilei. Mas é caindo e buscando fazer melhor sempre. 

Torço por vc, meu irmão! Segue firme sempre. Abraço e fica na paz!!

E ai, meu nobre Stallone.

Cara, nem me fale... sem falar que o cérebro te induz a cair justamente quando as coisas estão ruins, ai q o vicio surge como uma fuga de escape, para oferecer um prazer curto e imediato afim de livrar da emoção negativa. 

Se não fosse a misericórdia divina de Cristo, quem seríamos nós?! Uma das frases que Paulo mencionou nas escrituras q me lembro até hj é: "quem é sujo que se limpe, e quem é limpo não se suje". Mesmo sendo dificil devemos está limpo, pq nos tempos de hj não é fácil, só a Graça de Cristo pra nos ajudar!

No entanto, nada é impossível para aqueles que creem.

Estou na torcida também por voce meu nobre Stallone. Juntos seguiremos ao pódio!

Obrigado pelo apoio, irmão.

tmj

Gardenzio, Kobscop e Igoranb gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

22/8/2024, 09:59
Saudações, meus boinadores. 

Devo dizer que ontem foi um dia complicado, um sentimento ruim tomava conta de mim e a PMO surgiu como uma fuga para esses problema. Haja vista que dava para lidar com esse sentimento fazendo outra atividade e não caindo propriamente nos desejos do vício, e isso só reafirma que preciso entrar no Fórum mais vezes e estar em contato com os amigos aqui. Principalmente nos dias em que vier essas emoções ruins. 

No mais, hoje acordei bem disposto, com um desejo de fazer diferente. 

Um forte abraço a todos, meus camaradas. 

Estamos juntos!

Kaneki, Kobscop e Igoranb gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7956
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

23/8/2024, 10:20
Verdade amigo, colocar a culpa no vício é muito importante, não podemos esquecer de tudo de ruim q ele trás para nossas vidas, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.



Meta (gatilhos) - 7 dias

Kobscop gosta desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

25/8/2024, 08:27
Kaneki escreveu:Verdade amigo, colocar a culpa no vício é muito importante, não podemos esquecer de tudo de ruim q ele trás para nossas vidas, abçs.

Saudações, amigo Kaneki.

Esse vício é traiçoeiro! Te induz com: "vai faz isso, n é nada demais" e de repente, voce cai no veneno do vicio.

Por isso devemos substituir por outras atividades imediatamente.

Abração, meu rei.

tmj

Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

26/8/2024, 07:45
® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Image29

Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2483
Data de inscrição : 16/11/2021

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

26/8/2024, 17:17
Segue firme irmão.

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo
Recorde: 750 dias
Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7956
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

27/8/2024, 10:36
Aprender é algo bom, mas poder colocar em prática é melhor ainda, torcendo por vc abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.



Meta (gatilhos) - 7 dias

Kobscop gosta desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2483
Data de inscrição : 16/11/2021

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

27/8/2024, 11:51
Como andam as coisas boinador?

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo
Recorde: 750 dias
RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

29/8/2024, 06:57
Kobscop escreveu:Segue firme irmão.

Torcendo por você!

Valeu pelo apoio, meu amigo.

Tmj

Kobscop gosta desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

29/8/2024, 07:01
Respondendo as mensagens dos amigos:

Kaneki: sem dúvidas, irmão. Colocar o aprendizado em prática trás bons resultados! 

Valeu pela presença#tmjj

Kobscop: vou relatar agora, irmão. Valeu pelo apoio, meu boinador.

#tmj

Kaneki e Kobscop gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

29/8/2024, 08:21
Meus camaradas, saudações.

Ultimamente esses dias estão bastante difíceis para gerar uma produtividade de minha parte, pois a distração das redes sociais, relaxamento e algumas preocupações vem aparecendo de maneira constante. 

É algo que preciso trabalhar...

Nas semanas passadas tinha feito um bloco de agenda digital onde ia cumprindo cada tarefa, e isso foi bem legal. Percebi que preciso retomar essa agenda porque vai me ajudar a ser produtivo. A agenda é baseada nos livros de produtividade: Mini Hábitos - Stephen Guise. 


E uma coisa que irei combater nesse dia é evitar as  redes sociais, somente entrar em um horário específico, principalmente conteúdos sobre política q mais chamam atenção. 

Um forte abraço, meus amigos!

Kaneki, Kobscop e Lemuell777 gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

30/8/2024, 09:57
Saudações meus boinadores, amigos e visitantes.

Bom.. vou resumir em poucas palavras oque está acontecendo comigo: recaídas constantes tanto na MO, quanto na P. 

Usando a agenda digital percebi que nos meses anteriores obtive um resultado incrível, pois maioria das atividades estavam um checklist verde de cumprido com sucesso, enquanto o deste mês, estão pendentes ou apagadas! Lamentável.

O motivo das recaídas em si foram devidos a sentimentos de preocupações: ansiedade, medo do futuro etc..

Além disso, por não ter conseguido um resultado que eu esperava em uma prova que fiz (acredito q esse foi o maior motivo de eu ter jorrado minhas dopaminas nos prazeres supérfluos). Era algo simples q podia ser resolvido dando uma simples pausa ou indo pedalar de bike pelo centro da cidade, q vacilo. 

Arrow Em minhas recaídas anteriores não pedir perdão a Deus (pois sei o quão é importante humilhar-se após cair neste veneno espiritual)
Arrow Não concluir os 2 livros que estou lendo (deixando a procrastinação tomar conta) 
Arrow Não cumprir a checklist semanal de atividades promovidas logo no inicio da semana.
Arrow Não ligava o computador para participar do Fórum (nem que seja uma postagem por dia) 
Arrow Negligenciava as atividades físicas. 
Arrow Procrastinar se tornou um hábito novamente...
Arrow Passei grande parte do meu tempo navegando de forma a esmo nas redes-sociais: Facebook, Instagram, Youtuber. (preocupado com política e coisas afins) 

Outra questão.. eu tenho uma companheira muito linda e algumas roupas dela acaba me chamando atenção (gerando estímulos) e, muitas vezes, os contatos físicos acaba sendo um fator impulsionador para o vicio. Já conversei com ela a respeito, e vai tentar buscar uma alternativa viável. 

Além disso, uma questão q devo combater é: saber governar tanto minha mente, quanto a cabeça debaixo. 

"Um verdadeiro capitão sabe conduzir muito bem seu barco e sua mente no momento da tempestade" Essa frase resume tudo. Pois o que adianta você não saber manusear seus próprios desejos e vontades? Nos primeiros dias pode ser muito dificil, mas com uma serie de ferramentas na mão tudo se torna fácil.

E uma reflexão interessante: 

-> dopado pelo vicio e navegando a esmo nas redes-sociais: 

- O que estou construindo no meu dia?  Question
- O que estou construindo na minha semana?  Question
- O que estou construindo no meu mês?  Question

Essa pergunta deve ser feita todos os dias - antes e dormir e ao acordar - pois trará uma reflexão imediata se estamos indo para direção correta.

Pois como diz a frase do livro: não basta apenas fazer uma grande atividade, mas sim alcançar grandes resultados com minimo esforço. 


Na medida do possível tentarei fazer pelo meno uma postagem por dia e ir aumentando gradualmente. (mantendo um controle).

Abração, meus amigos!

Kaneki, Gardenzio, Ayrton Senna e Kobscop gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

31/8/2024, 07:38
Saudações, meus guerreiros.

Como vocês estão? Por aqui tudo tranquilo, Graças a Deus.

Hoje acordei com algumas ereções matinais e me levantei da cama relativamente cedo. Confesso q ao acordar fui direto no celular, mas não fiquei navegando de forma a esmo, fui direto para um vídeo do Copini onde ele fala que somos manipulados a gastar nosso tempo com coisas desnecessárias. É como se o sistema quisesse nos fazer de ratos de laboratório, para gastar nossa energia vidrados em uma tela do celular.

É importante nós termos tais atividades logo no inicio da manhã, seja ela: 

- Atividade física.
- Postar no Fórum.
- Fazer uma pequena oração.
- Ler algumas páginas de um livro.
- Começar estudando algum conteúdo.
- Assistir um vídeo motivacional. 
etc..

Você sabe quais são as atividades que te geram impulso para começar o dia. Essas são as minhas e sei que existem mais. E voce me pergunta, mas por que isso boinador? Porque não é viável cara, acordar de manhã e ficar navegando coisas desnecessárias! Ao se levantar na cama voce acorda com sua pilha de energia totalmente carregada!

Não a desperdice com coisas fúteis!

Abração, meus boinadores! tmj

Kaneki, Gardenzio, Kobscop e Lemuell777 gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7956
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

31/8/2024, 17:55
Que bacana seu texto amigo, até anotei algumas coisas aqui pois tbm uso um checklist e as vezes quando começa dar ruim é por eu estar distanciando disso, bora pra frente abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.



Meta (gatilhos) - 7 dias

Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

2/9/2024, 07:49
Kaneki escreveu:Que bacana seu texto amigo, até anotei algumas coisas aqui pois tbm uso um checklist e as vezes quando começa dar ruim é por eu estar distanciando disso, bora pra frente abçs.

É interessante nós trazermos essas analises a colocar um checklist em ação, porque isso nos ajudará a ter um dia produtivo! Além disso, cara, o cérebro procura diversos distratores para tirar o foco do que é fundamental.

Por isso é sempre bom estar alerta msm, meu boinador

tmj kaneki

Kaneki, Gardenzio e Kobscop gostam desta mensagem

avatar
Kobscop
Moderador
Moderador
Mensagens : 2483
Data de inscrição : 16/11/2021

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

2/9/2024, 11:18
Excelente reflexão boinador.

Segue firme irmão.

Torcendo por você!

_______________________________________
Meu diário: https://www.comoparar.com/t12793-diario-kobscop
Minha história de sucesso: https://www.comoparar.com/t12926-historia-de-sucesso-kobscop
Minha história de sucesso 1 ano: https://www.comoparar.com/t13251-um-ano-limpo
Recorde: 750 dias

Gardenzio gosta desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

4/9/2024, 10:51
Kobscop escreveu:Excelente reflexão boinador.

Segue firme irmão.

Torcendo por você!

E aí, meu rei.

Seguimos firmes na batalha!

Abração.

Gardenzio gosta desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

7/9/2024, 09:02
Saudações, meus amigos.

Uma postagem curta e rápida sobre meu percurso:

Ultimamente veio muitas variações de humor, daquelas em que sinto um peso por dentro, oque é bem complicada de se lidar. Além do mais, minha companheira na carencia insistindo para me ver mais vezes (principalmente nos dias em q estou mais ocupado). 

Enfim, esfriei a cabeça e me acalmei um pouco. No dia seguinte, voltamos a normalidade, no entanto, algo ainda me pertubava q só agora, nesta manhã, q voltou a normalidade.

E o mais contemplativo é q não usei a PMO para aliviar esse sentimento 'ruim' e nem me estimulei com fantasias. Analisei o sentimento em si e vi que esta associado ao medo do futuro, comparação e frustração por causa do passado.

Conversando bem com minha companheira aliviamos nossos problemas e aflições por meio do dialogo. Ontem, apesar de não irmos a igreja, fizemos um belo lanche e ficamos juntos um pouco. 

Ao longo da conversa, dialoguei a respeito de algumas atividades que faz um tempo q não faço. Atividades essas que me fazia aproveitar o dia e postar aqui no meu diário afim de analisar o percurso.

E afinal, q atividades são essas?

- Acordar cedo por volta das 5h30.
- Fazer atividades físicas (andar de bike no máximo 1h30/dia).
- Fazer uma oração diária (nem que seja 5 min/dia)
- Combater as fantasias e desejos carnais.
- Combater os contatos físicos com a boinadora. 

As duas últimas estão conectadas com as de cima, uma vez que elas faz gastar muita energia, oque exigirá uma atenção máxima!

No mais, quanto mais prestativo e atencioso for: se auto-analisando, com disposição e tendo uma frequência de postagem aqui no fórum (sem ser no automático) evoluirei 1% a mais a cada dia.

Kaneki, Gardenzio, General e Xiku_Guarana gostam desta mensagem

Kaneki
Kaneki
Moderador
Moderador
Mensagens : 7956
Data de inscrição : 27/10/2015
Idade : 28
Localização : MG

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

7/9/2024, 14:00
Que bacana amigo, tbm venho me auto avaliando em alguns momentos, pensando se estou sendo prestativo, se estou me mantendo muito irritado e isolado... e por ai vai. Tem coisas que nos deixam mais longe do vício, principalmente, não ficar sozinho, rumo À vitória, abçs.

_______________________________________
MEU DIÁRIO: https://www.comoparar.com/t13297-jornada-para-a-vitoria.



Meta (gatilhos) - 7 dias
Xiku_Guarana
Xiku_Guarana
Mensagens : 57
Data de inscrição : 15/09/2024

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

15/9/2024, 01:37
RousseauStrong escreveu:Saudações, meus amigos.

Uma postagem curta e rápida sobre meu percurso:

Ultimamente veio muitas variações de humor, daquelas em que sinto um peso por dentro, oque é bem complicada de se lidar. Além do mais, minha companheira na carencia insistindo para me ver mais vezes (principalmente nos dias em q estou mais ocupado). 

Enfim, esfriei a cabeça e me acalmei um pouco. No dia seguinte, voltamos a normalidade, no entanto, algo ainda me pertubava q só agora, nesta manhã, q voltou a normalidade.

E o mais contemplativo é q não usei a PMO para aliviar esse sentimento 'ruim' e nem me estimulei com fantasias. Analisei o sentimento em si e vi que esta associado ao medo do futuro, comparação e frustração por causa do passado.

Conversando bem com minha companheira aliviamos nossos problemas e aflições por meio do dialogo. Ontem, apesar de não irmos a igreja, fizemos um belo lanche e ficamos juntos um pouco. 

Ao longo da conversa, dialoguei a respeito de algumas atividades que faz um tempo q não faço. Atividades essas que me fazia aproveitar o dia e postar aqui no meu diário afim de analisar o percurso.

E afinal, q atividades são essas?

- Acordar cedo por volta das 5h30.
- Fazer atividades físicas (andar de bike no máximo 1h30/dia).
- Fazer uma oração diária (nem que seja 5 min/dia)
- Combater as fantasias e desejos carnais.
- Combater os contatos físicos com a boinadora. 

As duas últimas estão conectadas com as de cima, uma vez que elas faz gastar muita energia, oque exigirá uma atenção máxima!

No mais, quanto mais prestativo e atencioso for: se auto-analisando, com disposição e tendo uma frequência de postagem aqui no fórum (sem ser no automático) evoluirei 1% a mais a cada dia.

Como está grande mestre boinador?

É uma grande surpresa te encontrar nesse canto da internet. Acho que tu é o único adolescente da nossa época (2019) que ainda está ativo.

Ainda me lembro da nossa grande batalha a respeito dos vídeos motivacionais. Você achava que eles eram úteis e eu acreditava que eles eram uma grande balela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como nós éramos inocentes, não?

Fiquei extremamente feliz em saber que segue firme na luta contra o ciclo PMO (pornografia, masturbação e orgasmo).

Espero que tenha conquistado tudo que sonhou. Você realmente merece tudo bem bom.

Estarei acompanhando a sua história daqui pra frente, então, por favor, não desapareça e retorne 5 anos depois como eu.

Um forte abraço do guaxinim mais punheteiro da floresta.
RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

15/9/2024, 06:44
Kaneki escreveu:Que bacana amigo, tbm venho me auto avaliando em alguns momentos, pensando se estou sendo prestativo, se estou me mantendo muito irritado e isolado... e por ai vai. Tem coisas que nos deixam mais longe do vício, principalmente, não ficar sozinho, rumo À vitória, abçs.

Salve, Kaneki.

O ficar sozinho realmente é algo que deve ser focado, pois minhas últimas falhas foram quando eu estive só na sala da minha casa. Só depois que reafirmou na minha cabeça a importância de estar ocupado, de ter uma atividade para fazer.

E claro, quando tiver a oportunidade de ficar sozinho, sair de casa para fazer uma atividade física. 

Além de ser uma estrategia boa para combater os impulsos, te ajudará a praticar um exercício físico.

Valeu pela participação, meu amigo! Um abraço. 


Xiku_Guarana escreveu:
RousseauStrong escreveu:Saudações, meus amigos.

Uma postagem curta e rápida sobre meu percurso:

Ultimamente veio muitas variações de humor, daquelas em que sinto um peso por dentro, oque é bem complicada de se lidar. Além do mais, minha companheira na carencia insistindo para me ver mais vezes (principalmente nos dias em q estou mais ocupado). 

Enfim, esfriei a cabeça e me acalmei um pouco. No dia seguinte, voltamos a normalidade, no entanto, algo ainda me pertubava q só agora, nesta manhã, q voltou a normalidade.

E o mais contemplativo é q não usei a PMO para aliviar esse sentimento 'ruim' e nem me estimulei com fantasias. Analisei o sentimento em si e vi que esta associado ao medo do futuro, comparação e frustração por causa do passado.

Conversando bem com minha companheira aliviamos nossos problemas e aflições por meio do dialogo. Ontem, apesar de não irmos a igreja, fizemos um belo lanche e ficamos juntos um pouco. 

Ao longo da conversa, dialoguei a respeito de algumas atividades que faz um tempo q não faço. Atividades essas que me fazia aproveitar o dia e postar aqui no meu diário afim de analisar o percurso.

E afinal, q atividades são essas?

- Acordar cedo por volta das 5h30.
- Fazer atividades físicas (andar de bike no máximo 1h30/dia).
- Fazer uma oração diária (nem que seja 5 min/dia)
- Combater as fantasias e desejos carnais.
- Combater os contatos físicos com a boinadora. 

As duas últimas estão conectadas com as de cima, uma vez que elas faz gastar muita energia, oque exigirá uma atenção máxima!

No mais, quanto mais prestativo e atencioso for: se auto-analisando, com disposição e tendo uma frequência de postagem aqui no fórum (sem ser no automático) evoluirei 1% a mais a cada dia.

Como está grande mestre boinador?

É uma grande surpresa te encontrar nesse canto da internet. Acho que tu é o único adolescente da nossa época (2019) que ainda está ativo.

Ainda me lembro da nossa grande batalha a respeito dos vídeos motivacionais. Você achava que eles eram úteis e eu acreditava que eles eram uma grande balela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como nós éramos inocentes, não?

Fiquei extremamente feliz em saber que segue firme na luta contra o ciclo PMO (pornografia, masturbação e orgasmo).

Espero que tenha conquistado tudo que sonhou. Você realmente merece tudo bem bom.

Estarei acompanhando a sua história daqui pra frente, então, por favor, não desapareça e retorne 5 anos depois como eu.

Um forte abraço do guaxinim mais punheteiro da floresta.

Cara, quanto tempo!! Vez ou outra perguntavam por voce aqui no Fórum: "mano, cade o Xiku??" "Foi para as cavernas e não voltou mais??" Kkk 

Só fez postar a História de Sucesso que vazou, meu amigo, o que foi isso meu nobre?! kkk Correu para as montanhas e não deixou mais cartas, meu boinador, só nos deixou com sua honrada história e vazou-se??? qq isso kkkk

No mais rs, satisfação em poder revê-lo, irmão! 

Na real, os vídeos motivacionais eles só serão úteis se você colocar sua disposição em prática. Nada adianta comprar um tênis para usar se você não faz atividade física ou comprar um enorme livro pra estudar sendo que vc não estuda, ou pior, n aprende nada.

Videos motivacionais e livros de auto-ajuda só terão resultados quando você sabe usá-los (colocando em prática), os executando. Há pessoas que de fato não precisa de nada disso pq já tem um hábito sólido das suas atividades e, por isso, não ver a necessidade de usá-los. (que possa ser o seu caso).

Então, meu boinador, o foco é você promover um hábito das atividades e mantê-las constantes, mas se queres conhecimento de como pode avançar e manter tal atividade gradual, um conhecimento por livros ou impulsionando por videos motivacionais pode ser uma boa, não é mesmo?! xD

Ahhh cara!! tempo passa rápido, vez ou outra éramos adolescentes. Olha agora, somos homens relativamente adultos (ainda me considero jovem kk)

Ainda sigo na luta, meu amigo!

Desejo o mesmo meu amigo, obrigado por todo apoio e consideração! Espero saber que você conseguiu almejar seus preciosos objetivos. Você é um rapaz dedicado e esforçado. 

Na hora, meu rei! Então, vamos juntos na luta. Como você está em relação a PMO, tá lutando também ou Graças a Deus tá livre?

Abração, meu amigo Xiku!

tmj

Kaneki, Gardenzio e Xiku_Guarana gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

15/9/2024, 08:18
Saudações, meus amigos.

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Bom.. trazendo um relato para vocês; cometi alguns lapsos. Mas bola pra frente!! Não é motivo para parar ou baixar a cabeça. Mas sim para sentar a bunda na cadeira, analisar bem e não cometer mais. Pois bem, e o que tá acontecendo ultimamente boinador?

FÓRUM: quando estou postando aqui normalmente, surge um pensamento: "Ahh, agora quando você for postar, coloque uma mensagem grande e detalhada no diário dos seus amigos" ->  isso acaba sendo um fator prepoderante para não postar. (por incrivel q pareça)

Tinha colocado na cabeça que postar somente uma frase já seria o ideal, pois o cérebro veria como algo simples de se fazer e por isso, não haveria motivos para não deixar p/ depois. 

Conversando com o Xiku percebemos que o tempo passa rápido! 5 anos?! Mas pensamento bem, 5 anos pode ser considerado 1 ano, uma semana, um dia, uma hora, até mesmo alguns minutos. Mas por que pensas assim, caro boinador? Porque tudo que fazemos agora influencia no futuro. A pequena coisa que você faz pode se tornar algo grande em pouco tempo. Pense nisso!

Agora voltando aos hábitos:

- Uma vez que você promove um hábito de fazer tais atividades e isso se torna um normal. Parece que surge um avalanche inteiro para vc derrubar todas suas atividades produtivas e voltar para seu ciclo de procrastinação ou para zona de conforto. É fácil você iniciar o hábito e começá-lo, dificil é mantê-lo constante (oque não é algo impossível) Aliás, quais são os devidos fatores que estão me fazendo lascar meus hábitos: 

Arrow Perfeccionismo
Arrow Mexer no celular sem objetivos (navegando de forma a esmo)
Arrow Não mexer no celular por algumas horas quando estiver focado
Arrow Ao instalar os dedos remover pensamentos intrusivos, bem como as fantasias.
Arrow Saber lidar com as emoções diárias
Arrow Pensamentos como: auto-julgamento, comparação com o passado, medo do futuro, críticas afins, rejeição, mal olhares, fofocas.

Exclamation Acumulo de experiências: pensamentos, sentimentos, emoções. Se você chega aos 90 dias, você acumulou muita coisa e precisa manuseá-las de alguma forma, pois o cérebro procura PMO para descarregar essa carga, cuidado!

Exclamation Só quer postar mensagem grande e detalhada quando recai. o: agora vou mudar! Mas quando chega a 60 dias de reboot, relaxa... "ah ja cumpri uma parcela do método, não preciso mais ficar postando" -> engano seu, meu amigo!

No mais, agradeço o apoio de todos os companheiros de batalha!

Abração.
Xiku_Guarana
Xiku_Guarana
Mensagens : 57
Data de inscrição : 15/09/2024

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

15/9/2024, 11:19
RousseauStrong escreveu:Saudações, meus amigos.

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Bom.. trazendo um relato para vocês; cometi alguns lapsos. Mas bola pra frente!! Não é motivo para parar ou baixar a cabeça. Mas sim para sentar a bunda na cadeira, analisar bem e não cometer mais. Pois bem, e o que tá acontecendo ultimamente boinador?

FÓRUM: quando estou postando aqui normalmente, surge um pensamento: "Ahh, agora quando você for postar, coloque uma mensagem grande e detalhada no diário dos seus amigos" ->  isso acaba sendo um fator prepoderante para não postar. (por incrivel q pareça)

Tinha colocado na cabeça que postar somente uma frase já seria o ideal, pois o cérebro veria como algo simples de se fazer e por isso, não haveria motivos para não deixar p/ depois. 

Conversando com o Xiku percebemos que o tempo passa rápido! 5 anos?! Mas pensamento bem, 5 anos pode ser considerado 1 ano, uma semana, um dia, uma hora, até mesmo alguns minutos. Mas por que pensas assim, caro boinador? Porque tudo que fazemos agora influencia no futuro. A pequena coisa que você faz pode se tornar algo grande em pouco tempo. Pense nisso!

Agora voltando aos hábitos:

- Uma vez que você promove um hábito de fazer tais atividades e isso se torna um normal. Parece que surge um avalanche inteiro para vc derrubar todas suas atividades produtivas e voltar para seu ciclo de procrastinação ou para zona de conforto. É fácil você iniciar o hábito e começá-lo, dificil é mantê-lo constante (oque não é algo impossível) Aliás, quais são os devidos fatores que estão me fazendo lascar meus hábitos: 

Arrow Perfeccionismo
Arrow Mexer no celular sem objetivos (navegando de forma a esmo)
Arrow Não mexer no celular por algumas horas quando estiver focado
Arrow Ao instalar os dedos remover pensamentos intrusivos, bem como as fantasias.
Arrow Saber lidar com as emoções diárias
Arrow Pensamentos como: auto-julgamento, comparação com o passado, medo do futuro, críticas afins, rejeição, mal olhares, fofocas.

Exclamation Acumulo de experiências: pensamentos, sentimentos, emoções. Se você chega aos 90 dias, você acumulou muita coisa e precisa manuseá-las de alguma forma, pois o cérebro procura PMO para descarregar essa carga, cuidado!

Exclamation Só quer postar mensagem grande e detalhada quando recai. o: agora vou mudar! Mas quando chega a 60 dias de reboot, relaxa... "ah ja cumpri uma parcela do método, não preciso mais ficar postando" -> engano seu, meu amigo!

No mais, agradeço o apoio de todos os companheiros de batalha!

Abração.

Depois de postar a minha história de sucesso, eu não saí apenas do fórum, mas da internet como um todo. Eu apaguei as minhas redes sociais e busquei ficar o mínimo possível no celular. Naquela época eu queria uma vida com pouco contato com o digital, pois, durante a minha adolescência, o mundo virtual só me trouxe dor de cabeça, como o vício em pornografia por exemplo.

Assim, eu vivi uma vida mais "tradicional". Eu li vários livros, pratiquei exercícios diariamente e estava focado em construir uma nova vida. Mesmo longe do fórum eu me mantive no reboot. Passei muito tempo longe da pornografia e da masturbação. Isso me fez muito bem. Mas o tempo passou e, consequentemente, o velho eu quis retornar e eu acabei cedendo. Durante a pandemia (2020 principalmente), a minha vida social praticamente acabou. Eu fiquei dentro de casa quase todos os dias o dia inteiro e voltei a ter uma vida digital ativa. Como consequência eu tive recaídas com vídeos pornográficos.

De lá pra cá, em relação a PMO ficou assim: algumas semanas ou até mesmo meses longe dessa porcaria, mas eventualmente uma várias recaídas. Minha última recaída foi ontem e para mim é hora de dar um basta nisso tudo, por isso eu tomei a decisão de voltar para o fórum. Quando eu estava aqui, a luta era um pouco mais fácil porque era lembrado constantemente, pelos relatos da galera, o quão danoso é o vício em pornografia. Isso muito me motivava a continuar lutando.

Nesse período de 5 anos longe daqui também tive várias coisas boas: terminei a faculdade, trabalhei em algumas empresas (umas boas outras nem tão boas assim), fiz novos amigos, namorei, comecei a ir pra academia e amadureci bastante. Enfim, foi um bom período apesar das recaídas. A única coisa que me entristece é que ainda não fiquei rico kkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu realmente quero me manter ativo por aqui e ajudar os novos usuários, compartilhando o que aprendi e ao mesmo tempo aprendendo com as experiências dos outros.

Fico feliz em saber que ainda se lembra de mim e que continua focado em viver uma vida livre do ciclo PMO. O aprendizado que teve por aqui realmente se integrou naquilo que é e, com certeza, vai trazer bons frutos.

Eu li o seu último relato e você tem razão quando diz que iniciar um novo hábito é fácil, o difícil é mantê-lo, pois, no fundo, você quer permanecer na sua zona de conforto. É o que eu disse na minha história de sucesso: o fator que faz você se manter no reboot é a disciplina e isso nada mais é do que fazer o que precisa ser feito independentemente do que esteja sentido.

Você realmente não precisa postar um textão toda vez que vem no fórum. O mais importante é manter a consciência sobre os teus hábitos e mudar aqueles que estão te prejudicando.

Um forte abraço irmão de guerra.

Gardenzio, Lemuell777 e Xiku_Guarana gostam desta mensagem

RousseauStrong
RousseauStrong
Mensagens : 3013
Data de inscrição : 16/08/2017
Localização : United Federative

® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR. - Página 5 Empty Re: ® EM BUSCA DE UM SONHO - DIÁRIO DE UM BOINADOR.

16/9/2024, 09:01
Xiku_Guarana escreveu:
RousseauStrong escreveu:Saudações, meus amigos.

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Bom.. trazendo um relato para vocês; cometi alguns lapsos. Mas bola pra frente!! Não é motivo para parar ou baixar a cabeça. Mas sim para sentar a bunda na cadeira, analisar bem e não cometer mais. Pois bem, e o que tá acontecendo ultimamente boinador?

FÓRUM: quando estou postando aqui normalmente, surge um pensamento: "Ahh, agora quando você for postar, coloque uma mensagem grande e detalhada no diário dos seus amigos" ->  isso acaba sendo um fator prepoderante para não postar. (por incrivel q pareça)

Tinha colocado na cabeça que postar somente uma frase já seria o ideal, pois o cérebro veria como algo simples de se fazer e por isso, não haveria motivos para não deixar p/ depois. 

Conversando com o Xiku percebemos que o tempo passa rápido! 5 anos?! Mas pensamento bem, 5 anos pode ser considerado 1 ano, uma semana, um dia, uma hora, até mesmo alguns minutos. Mas por que pensas assim, caro boinador? Porque tudo que fazemos agora influencia no futuro. A pequena coisa que você faz pode se tornar algo grande em pouco tempo. Pense nisso!

Agora voltando aos hábitos:

- Uma vez que você promove um hábito de fazer tais atividades e isso se torna um normal. Parece que surge um avalanche inteiro para vc derrubar todas suas atividades produtivas e voltar para seu ciclo de procrastinação ou para zona de conforto. É fácil você iniciar o hábito e começá-lo, dificil é mantê-lo constante (oque não é algo impossível) Aliás, quais são os devidos fatores que estão me fazendo lascar meus hábitos: 

Arrow Perfeccionismo
Arrow Mexer no celular sem objetivos (navegando de forma a esmo)
Arrow Não mexer no celular por algumas horas quando estiver focado
Arrow Ao instalar os dedos remover pensamentos intrusivos, bem como as fantasias.
Arrow Saber lidar com as emoções diárias
Arrow Pensamentos como: auto-julgamento, comparação com o passado, medo do futuro, críticas afins, rejeição, mal olhares, fofocas.

Exclamation Acumulo de experiências: pensamentos, sentimentos, emoções. Se você chega aos 90 dias, você acumulou muita coisa e precisa manuseá-las de alguma forma, pois o cérebro procura PMO para descarregar essa carga, cuidado!

Exclamation Só quer postar mensagem grande e detalhada quando recai. o: agora vou mudar! Mas quando chega a 60 dias de reboot, relaxa... "ah ja cumpri uma parcela do método, não preciso mais ficar postando" -> engano seu, meu amigo!

No mais, agradeço o apoio de todos os companheiros de batalha!

Abração.

Depois de postar a minha história de sucesso, eu não saí apenas do fórum, mas da internet como um todo. Eu apaguei as minhas redes sociais e busquei ficar o mínimo possível no celular. Naquela época eu queria uma vida com pouco contato com o digital, pois, durante a minha adolescência, o mundo virtual só me trouxe dor de cabeça, como o vício em pornografia por exemplo.

Assim, eu vivi uma vida mais "tradicional". Eu li vários livros, pratiquei exercícios diariamente e estava focado em construir uma nova vida. Mesmo longe do fórum eu me mantive no reboot. Passei muito tempo longe da pornografia e da masturbação. Isso me fez muito bem. Mas o tempo passou e, consequentemente, o velho eu quis retornar e eu acabei cedendo. Durante a pandemia (2020 principalmente), a minha vida social praticamente acabou. Eu fiquei dentro de casa quase todos os dias o dia inteiro e voltei a ter uma vida digital ativa. Como consequência eu tive recaídas com vídeos pornográficos.

De lá pra cá, em relação a PMO ficou assim: algumas semanas ou até mesmo meses longe dessa porcaria, mas eventualmente uma várias recaídas. Minha última recaída foi ontem e para mim é hora de dar um basta nisso tudo, por isso eu tomei a decisão de voltar para o fórum. Quando eu estava aqui, a luta era um pouco mais fácil porque era lembrado constantemente, pelos relatos da galera, o quão danoso é o vício em pornografia. Isso muito me motivava a continuar lutando.

Nesse período de 5 anos longe daqui também tive várias coisas boas: terminei a faculdade, trabalhei em algumas empresas (umas boas outras nem tão boas assim), fiz novos amigos, namorei, comecei a ir pra academia e amadureci bastante. Enfim, foi um bom período apesar das recaídas. A única coisa que me entristece é que ainda não fiquei rico kkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu realmente quero me manter ativo por aqui e ajudar os novos usuários, compartilhando o que aprendi e ao mesmo tempo aprendendo com as experiências dos outros.

Fico feliz em saber que ainda se lembra de mim e que continua focado em viver uma vida livre do ciclo PMO. O aprendizado que teve por aqui realmente se integrou naquilo que é e, com certeza, vai trazer bons frutos.

Eu li o seu último relato e você tem razão quando diz que iniciar um novo hábito é fácil, o difícil é mantê-lo, pois, no fundo, você quer permanecer na sua zona de conforto. É o que eu disse na minha história de sucesso: o fator que faz você se manter no reboot é a disciplina e isso nada mais é do que fazer o que precisa ser feito independentemente do que esteja sentido.

Você realmente não precisa postar um textão toda vez que vem no fórum. O mais importante é manter a consciência sobre os teus hábitos e mudar aqueles que estão te prejudicando.

Um forte abraço irmão de guerra.


Meu amigo, meus reconhecimentos por passar um bom período longe das rede-sociais e, principalmente, afastado da PMO.

Hoje virou até um "tabu" passar 3, 6, 9 meses longe das rede-sociais. Oque parece algo "impossivel" se torna fácil na medida em que colocamos em prática, e digo mais... a melhor solução hoje é "desvirtualizar" nosso cérebro das podridões que vemos nas altas tecnologias, pois o usuário acha que só mexendo no Instagram, Facebook se livrará completamente da PMO, muito pelo contrário, o tanto que essas redes estão propagando gatilhos sexuais a todo custo nem dar pra imaginar.

E, cara, sobre esse jejum de dopamina que você fez - pretendo voltar com ele. Tinha feito um logo no inicio de 2021, passei poucos dias mas, para mim pareceu 1 ano. Você sente a sensação de aproveita melhor o tempo, as experiências, sensações etc..

Acredito que toda essa experiência que vc teve distante da tecnologia trouxe uma memória significativa e de modo algum você se arrepende.

Agora pergunto: você se arrepende de ter gastado tempo nas rede-sociais ou até mesmo na PMO? Nem precisa responder...

Existem coisas q devemos retirar de nossas vidas e direcionar nossas vontades para oque é realmente essencial.

No mais, meu amigo! Desejo todo sucesso na caminhada. Fico feliz que retornou aqui para gente bater um papo de reflexão, rs. 

Um grande abraço.

Gardenzio e Xiku_Guarana gostam desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos